Os clientes, na faixa dos 30 anos, gostariam de um projeto que otimizasse os espaços, mas que ao mesmo tempo, pudessem receber os amigos e a família sem contratempos. Ao visitar o apartamento de casal, notamos que eles tinham uma sala muito grande e retangular, e a TV ficava muito distante e a porta do lavabo dava bem no meio da sala. A sala de jantar era muito estreita, então eles queriam ter um buffet para guardar louçaria, já que a cozinha aberta não possibilitava ter tantos armários.
A moradora, que trabalha com moda, tinha um acervo muito grande de roupas e poucos armários no quarto. Eles queriam muito uma varanda com espaço para receber os amigos para churrascos ou jantares informais, mas não abriam mão de um canto para relaxarem e curtirem o ar livre – queriam um pouco de verde na varanda. Outro pedido foi um piso ‘quente’ para andar descalço pela casa.
O quarto ganhou um closet fechado e mais armários. Pensamos muito em uma solução de marcenaria que promovesse uma unidade visual ao ambiente, e desenhamos um painel (execução pela Marcenaria Carvalho) que envelopou a sala e que assim, escondesse um móvel de louças de apoio ao jantar e a porta do lavabo. Este painel ganhou uma textura de ripado para trazer uma bossa ao ambiente, além de esconder todos os puxadores. A madeira dos painéis em carvalho americano foi cuidadosamente escolhida para bater com a madeira do piso, o tauari, e com o laminado amadeirado do revestimento do frontão da cozinha.
Para não trazer outro painel de TV de madeira, optamos por colocar um revestimento (Linha Brique – Passeio Revestimentos) que trouxesse uma textura interessante, mas que ao mesmo tempo não competisse com a madeira dos painéis e do piso. Optamos por este por se tratar de uma linha bem moderna, e também porque tem bastante textura. Nós pintamos de branco para que ficasse mais neutro.
Nosso cuidado foi em dosar de maneira certa a madeira em suas diferentes formas, para dar o aconchego ao espaço solicitado pelos moradores, mas que não pesasse visualmente. Na varanda, para caber tudo (mesa de 6 lugares, ilha de apoio e futon), nós criamos um elemento vazado na parede para abrigar as plantas e trazer o verde solicitado por eles.
Durante o processo, fizemos algumas adaptações no projeto para conseguir atender ao budget final do cliente. Resolvemos reaproveitar a bancada e o revestimento da churrasqueira entregue pela construtora, e fizemos a ilha no mesmo granito (Dallas). Neste ambiente, mais informal, optamos por trabalhar com uma mesa pronta, de mercado, e adaptar os itens de marcenaria sob medida com a mesma madeira (pinus).
Quando temos clientes que confiam no nosso trabalho, esta confiança e energia se transferem para o projeto. Este foi o caso deste projeto. Os clientes são nossos amigos pessoais e desde o principio, nos deram as mãos e confiaram no nosso trabalho. Pudemos colocar em prática todas as ideias bacanas que tivemos, apenas lapidando-as para que o apartamento tivesse a cara e refletisse a personalidade deles.