Apartamento Colorido: O Relato de Projeto de Adriana Fontana
Relato de ProjetoNa hora de construir ou reformar uma casa, uma das etapas que mais gostamos é a escolha das cores, já que são elas que ditam a harmonia do projeto e ainda dão vida e personalidade. Mesclar tons e fazer brincadeiras com eles é muito importante para que os ambientes não fiquem monótonos e sem graça. Mas é importante prestar atenção no círculo cromático para não pesar e não deixar o espaço carregado e repleto de exageros. Por isso, é sempre importante contar com o auxílio de um profissional, ele irá lhe dar dicas de como combinar cores quentes e frias, sempre respeitando os gostos pessoais dos moradores. Mas, uma dica preciosa é escolher cores neutras para compor o fundo e duas ou três para serem os destaques.
Um exemplo é o apartamento de 130m² na Lapa – SP. A família adora receber os amigos, com isso precisavam de espaços integrados e repleto de cor. Amarelo, verde, laranja e roxo foram escolhidas para a paleta do apartamento colorido, cinza e a madeira foram eleitas para compor o fundo neutro dos espaços, para trazer equilíbrio. Para o quarto do casal e das crianças, os tons escolhidos foram mais neutros com pequenos detalhes de cor, para que o momento do sono não seja atrapalhado por cores vibrantes.
Para ganhar mais espaço, a área social foi integrada a varanda, que se tornou um generoso living. Ali, o amarelo foi usada como base e o azul como contraponto presente no móvel e no painel da TV feitos sob medida (Duratex) com pintura laqueada (Sayerlack).
Na varanda, foi criado um estar com um décor que mescla cores com estampas geométricas, como é possível observar no tapete e no quadro (Moldura Minuto). Ao centro as mesas Trevo, Folha e as poltronas Nô garantem uma atmosfera contemporânea (todas do Fernando Jaeger). O espaço destinado à área gourmet ganhou uma mesa de madeira resistente e aconchegante que fazem um contraponto com a cor azul turquesa dos estofados das cadeiras, armários e ladrilhos Heritage Mix (Porto Design) e para completar, os tijolinhos.
Outro destaque do projeto é a cozinha nos tons laranja presente na bancada da cozinha (Sayerlack) e nos armários as portas de vidro são na cor azul-turquesa. Mas seguindo a mesma ideia de fundo neutro a parede da bancada e o pequeno espaço para refeições ganharam tons sóbrios. Uma ideia interessante dessa cozinha é a parede de recados, instalado entre o gabinete superior e o inferior, a aplicação de chapa de laminado melamínico (Formica) preto que funciona como lousa, lúdico e muito útil.
Adriana Fontana é designer de interiores formada pela Faculdade de Belas Artes. Atua nos segmentos residenciais, comerciais, também já assinou diversos projetos de apartamentos decorados.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!