Apaixonados por plantas advertem: o cultivo de Alocasia em casa pode causar dependência emocional. Afinal, é difícil não se encantar pela beleza exuberante e majestosa que suas folhas podem proporcionar a decoração do ambiente.
Nesse contexto, se assim como nós você também está curioso para conhecer de perto as características da Alocasia, vem com a gente. Neste post, nós da Viva Decora preparamos um conteúdo verdinho repleto de dicas de jardinagem. Confira e traga a natureza para dentro de casa!
Veja Também:
Alocasia: Características e Curiosidades da planta
Pertencente a família Araceae, a Alocasia é uma planta classificada como herbácea e perene, cujos rizomas podem chegar à altura de 1 metro e o diâmetro pode chegar até 0,65 m. Na natureza é possível encontrar em regiões tropicais úmidas do Brasil e sudeste asiático aproximadamente 70 espécies diferentes de Alocasias.
As folhas marcantes e repletas de textura da Alocasia podem assumir diferentes formatos, cores e tamanhos, variando portanto de uma espécie para outra.
A versatilidade da Alocasia permite que a planta seja cultivada tanto em áreas externas como dentro de vasos de plantas em ambientes internos. Sala de estar, sala de jantar, banheiro e varanda são alguns dos cômodos que recebem graciosamente essa plantinha. Contudo, por se tratar de uma planta tóxica seu cultivo em ambientes internos deve se manter longe do alcance de crianças e animais domésticos.
Conheça os diferentes tipos de Alocasia
As Alocasias, de maneira geral, são plantas versáteis que podem ser cultivadas em diferentes locais da casa. Áreas externas e ambientes internos ficam repletos de estilo e personalidade na presença dessas plantinhas. Logo, dentre a diversidade de opções existentes na natureza, separamos abaixo 6 tipos de Alocasia diferentes para você conhecer mais de perto.
Alocasia Amazônica
A Alocasia Amazônica também conhecida como Alocasia Polly tem como marca registrada suas folhas grandes em formato de coração. Para seu completo desenvolvimento a planta deve ser cultivada em local de meia-sombra e receber regas sempre que a terra estiver seca. Por se tratar de uma planta venenosa seu cultivo deve ser feito em prateleiras altas e fora do alcance de crianças e animais.
Ela fica linda na decoração de casa com cacto e samambaia!
Alocasia Black Velvet
A fabulosa Alocasia Black Velvet apresenta folhagem bem escura, quase preta. O charme e a personalidade dessa espécie é marcada pelo seu aspecto aveludado. Vale comentar, que essa planta também é tóxica se ingerida.
Alocasia Cuprea
A beleza impactante da Alocasia Cuprea se dá pela suas folhas com cor acobreada. Misteriosa e ao mesmo tempo charmosa, a Alocasia Cuprea gosta de umidade e regas constantes. No entanto, essa espécie também é tóxica e merece certos cuidados durante o cultivo.
Alocasia Cucullata
Com folhas verdes em tom bem vivo, a Alocasia Cucullata certamente irá brilhar em qualquer decoração. Essa planta se desenvolve muito bem em ambientes internos, desde que posicionada próxima à janela, porém protegida dos raios solares. Vale comentar, que a Alocasia Cucullata também se trata de uma espécie tóxica, por isso mantenha seu cultivo longe de animais e crianças.
Alocasia Sanderiana
Marcada por folhas grandes e nervuras brancas, a Alocasia Sanderiana não passa despercebida no ambiente. Diferentemente das demais, essa espécie aguenta temperaturas mais frias, até 5°C. Também é tóxica se ingerida.
Alocasia Zebrina
A Alocasia Zebrina é uma das plantas preferidas do público uma vez que seu caule zebrado confere uma beleza diferente ao ambiente. Rega moderada e luz indireta são fatores necessários que proporcionam o crescimento saudável dessa planta ornamental.
Como cuidar de uma planta Alocasia?
A Alocasia apesar de ser uma planta muito resistente demanda de alguns cuidados específicos para suas folhagem continuem crescendo de forma constante e saudável. Para te auxiliar nessa etapa de cultivo e manutenção da sua plantinha, separamos algumas algumas dicas que ao serem colocadas em prática vão manter sua Alocasia viva por muitos anos.
- As Alocasias adoram a luz natural indireta, portanto, em ambientes internos procure deixá-las próximas às janelas do imóvel;
- Os raios solares quando em contato direto com suas folhas acaba queimando-as;
- Evite colocar suas Alocasias em ambientes com muita corrente de ar;
- As Alocasias gostam bastante de ambientes úmidos, por isso procure borrifar um pouco de água em suas folhas é uma ótima ideai;
- Com um pano úmido retire o pó acumulado sobre as folhas, pois isso evita o entupimento dos seus poros;
- A maioria das espécies de Alocasia são tóxicas quando ingeridas. Por isso, na presença de criança e animais domésticos realize o seu cultivo em locais altos da casa.