É difícil não se apaixonar pela folhagem exuberante e tropical da Aglaonema. Por essa razão, se você deseja trazer mais frescor para o seu ambiente ou está a procura de um vaso de plantas para presentear alguém especial a Aglaonema certamente é uma excelente opção.
Conheça de perto as curiosidades e características que tornam a Aglaonema uma planta perfeita para ambientes internos. Se inspire nas imagens compartilhadas e deixe essa linda espécie invadir sua decoração!
Veja também:
Aglaonema: curiosidades e características da planta
A Aglaonema, também conhecida como Café-de-salão ou Falso-café-de-salão, apresenta textura herbácea e é considerada uma planta de pequeno porte, visto que a altura da Aglaonema varia entre 20 a 150 cm.
Sua folhagem majestosa e tropical, normalmente verdes, podem ser encontradas com tonalidades e padrões de manchas diversos como rosa e vermelho. Além disso, suas folhas auxiliam na purificação do ar, filtrando as toxinas e benzenos presentes no ambiente.
A resistência da Aglaonema também é de encher os olhos, uma vez que a planta se adapta facilmente ao clima com luz baixa, sombras e água moderada uma vez por semana. Não à toa: que a Aglaonema é muito usada para compor a decoração interna de casas, escritórios, restaurantes e shoppings.
Vale destacar, que a Aglaonema apesar de resiliente, para se manter forte e saudável, necessita de boa ventilação, deve ser preservada do frio e das geadas, bem como, protegida de ambientes secos ou com a presença de ar condicionado.
Conheça os diferentes tipos de Aglaonema que podem ser encontrados na natureza
A Aglaonema pode ser cultivada em vasos, canteiros de jardim e junto de outras flores. Na natureza, como já mencionado, suas folhas majestosas podem ser encontradas em tonalidades e padrões de manchas diversos como rosa, vermelho e o tradicional verde com manchas brancas.
Aglaonema com folhagem verde e manchas brancas
Para uma decoração cheia de frescor e muito verde opte pela Aglaonema com folhagem verde e manchas brancas. Elas também são perfeitas para compor a décor de ambientes internos que seguem uma pegada mais clean ou minimalista. Então, se você é adepto a algum desses estilo, reserve um espaço sobre a mesa de centro ou rack e cultive elas na sala de estar.
Aglaonema rosa
Para uma decoração mais delicada e romântica a Aglaonema rosa é a melhor alternativa. E lembre-se as manchas de suas folhagens são diferentes de um cultivo ao outro, variando desde traços pontuais até uma verdadeira explosão de rosa por toda a folha como é o caso da imagem abaixo.
Aglaonema vermelha
Agora, se você está a procura de uma planta mais descontraída e quente a Aglaonema vermelha é a melhor opção. Afinal, suas folhas marcantes deixam qualquer espaço cheio de energia. A Aglaonema vermelha também pode ser usada na decoração natalina. Posicione-as sobre a mesa de jantar, mesa de centro, rack ou aparador e surpreenda seus familiar e amigos durante a celebração.
Como cultivar a planta Aglaonema?
A Aglaonema é de fácil cultivo tornando-se uma ótima opção para jardineiros iniciantes. Nesse contexto, a planta pode se adaptar a diferentes lugares e ser cultivada em vasos, floreiras e canteiros, sejam eles grandes ou pequenos.
Como fazer muda de Aglaonema: passo a passo
- Para fazer mudas da Aglaonema utiliza-se da técnica de divisão de touceiras, também conhecida como técnica de separamos de rizomas subterrâneos;
- Retire a planta do vaso ou jardim e coloque-a sobre a mesa;
- Com auxílio de uma tesoura de poda separe os filhotes de Aglaonema que surgem junto da planta matriz;
- Pegue a muda e plante-a em vaso;
- Regar e deixar em cultivo à sombra.
Como cuidar da planta Aglaonema?
Apesar de se tratar de uma espécie resistente, é preciso ficar atento quanto algumas dicas de cultivo para que a planta Aglaonema cresça sempre forte e saudável. Nessas condições separamos abaixo algumas dicas especiais que certamente irão te ajudar nos cuidados com a Aglaonema.
4 Dicas importante para manter sua Aglaonema sempre saudável:
- Rega: de 2 a 3 vezes por semana, ou seja, é importante manter o substrato úmido, mas não encharcado, ok? Além disso, recomenda-se pulverizar um pouco de água nas folhas para que as mesmas se mantenham hidratadas.
- Iluminação: a planta Aglaonema não tolera exposição direta ao sol, então mantenha em locais com sombra.
- Poda: sempre que necessário realize a poda e retire as folhas secas para que a Aglaonema cresça forte;
- Elimine as pragas: a infestação de cochonilha é muito comum nesse tipo de planta e caso isso ocorra a dica é utilizar uma calda de fumo para tratar os efeitos do ataque.
E aí, gostou das dicas? Então, agora que você já conhece as características da Aglaonema não deixe de cultivá-la dentro de casa. Aproveite e se inspire em mais algumas imagens que separamos especialmente para você na galeria abaixo. Até a próxima!