O acabamento em gesso muito usual nas construções atuais, também é amplamente utilizado em reformas de casas e apartamentos antigos, sejam em pequenos detalhes ou até mesmo no teto de gesso. A razão para tanto sucesso é que o acabamento em gesso é econômico e versátil. Entre as várias utilidades do gesso, está o nivelamento de paredes, a construção de parede de gesso e o acabamento perfeito em tetos, como a sanca.
Quem ainda não se rendeu aos milagres do acabamento em gesso, vai se impressionar com os resultados incríveis produzidos por este material. Mesmo as paredes com curvas, podem receber placas de gesso e até uma parede sem reboco fica perfeita com o acabamento em gesso. Mas tal acabamento não é meramente uma placa lisa, ele possui diferentes estilos, podendo inclusive ser personalizado com o desenho de sua escolha.
Na imagem do projeto acima, o rebaixamento de gesso complementa a decoração clean da sala de estar ampla do apartamento.
Vantagens da utilização do acabamento em gesso
As placas acartonadas, também conhecidas como drywall, são mais leves que a alvenaria. Assim, para reformas em prédios e sobrados, essas placas de gesso são ideais para dividir os ambientes. O acabamento em gesso também é benéfico, pois garante aplicação direta de tecidos, couros e demais revestimentos delicados.
Para garantir qualidade acústica, o ideal é utilizar duas placas de gesso e entre elas inserir uma folha de lã de vidro ou de rocha. Também é necessário que a divisória se estenda até o teto. Para o forro do teto, o acabamento em gesso pode ser feito com recuos laterais, utilizando placas de drywall nas sancas de gesso e inserindo a iluminação dentro delas.
Cuidados essenciais com os acabamentos em gesso
As placas acartonadas são até 50% mais caras que o acabamento em gesso comum. Todavia, estas são mais fáceis de instalar, fazem menos sujeira, dificilmente vão mofar e estabilizam a temperatura.
Convém observar as especificações do produto instalado, pois as placas de gesso normalmente suportam até 10 kg. Assim, tenha cuidado com os objetos que serão pendurados na parede e no teto. Caso haja a necessidade de utilizar um objeto com peso superior, é possível recorrer ao auxilio de acessórios próprios para reforçar as placas.
Confira esse vídeo, feito pela Paloma Cipriano, que explica um passo a passo de como fazer um acabamento em gesso!