Guia de Estilos de Decoração – Contemporâneo
TendênciasEstilo Contemporâneo
Por Natália Ribas, Arquiteta e Designer de Interiores
A decoração contemporânea é um estilo de decoração mais limpo, funcional e simples. É um estilo que combina com a praticidade que as pessoas precisam hoje em dia. Nesse estilo, são utilizadas linhas retas, com poucos detalhes, e superfícies mais lisas. Como dizem, menos é mais!
A decoração contemporânea não apresenta muitos elementos. Geralmente, inclui mobiliário imponente, combinando materiais como: madeira, pedras (mármore e outras), metal prateado, aço, cimento e vidro. Superfícies completamente lisas são as principais protagonistas desse estilo. Os tapetes vêm para amenizar essa estrutura visual forte da mobília.
Quando se fala em objetos de decoração, no estilo contemporâneo, a opção é por poucos objetos, imponentes com bom gosto e qualidade. Objetos surgidos na segunda metade do século XX (por isso contemporâneo). Ocultar a fiação dos aparelhos eletrônicos ajuda a deixar o ambiente mais limpo e prático, a opção para isso é embutir os fios em racks ou painéis.
A paleta de cores utilizada é basicamente neutra, destacando-se o branco, cinza, preto, bege e marrom e suas tonalidades. A aplicação de detalhes em tons mais fortes como amarelo, laranja, vermelho e berinjela também é muito utilizada, seja nas paredes, nos móveis ou apenas nos detalhes, como objetos decorativos.
Esse estilo é conhecido como um estilo inovador, pois nele são utilizadas texturas, cores e bastante tecnologia. A automação de ambientes tem se tornado cada vez mais comum, por exemplo, a criação de “cenas” luminotécnicas presente nos projetos de decoração.
Algo muito marcante na decoração contemporânea, é a luminosidade. Para conseguir uma melhor iluminação artificial, podem ser usadas cortinas transparentes, com tecidos e cores leves. É muito característico desse estilo aproveitar bem a luz do sol durante o dia. Nas luminárias, predominam spots com pontos direcionáveis de luz para quadros e objetos decorativos.
Trabalhos em gesso também são muito comuns nesse estilo. Os espelhos, além de serem muito utilizados para dar a sensação de amplitude no ambiente, também refletem a luz e por isso também podem ser explorados no estilo contemporâneo.
A decoração contemporânea é “limpa”, mas não precisa ser fria. Os toques pessoais na decoração podem deixar a casa com “cara” de lar.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!