Casas Pré-Fabricadas: Conheça Vantagens e Desvantagens +55 Modelos
Modelos de casaQue tal construir sua casa em poucos meses e ter total controle sobre o orçamento, evitando aqueles gastos imprevistos? Com as casas pré-fabricadas, tudo isso é possível – e muito mais também!
Se comparadas às casas de construção convencional, as casas pré-fabricadas oferecem vantagens incríveis. Conheça um pouco mais sobre esse tipo de moradia e descubra como ela pode ser exatamente o que você procurava, mesmo se você não está afim de casas simples e modestas.
O que são casas pré-fabricadas?
Projetos de casas pré-fabricadas são nada mais nada menos que casas construídas a partir de peças ou módulos. Esses componentes são fabricados antes de serem levados para o canteiro de obras, ou seja, são pré-fabricados, daí o nome desse tipo de construção.
Ah, o que poucas pessoas sabem é que essas peças, além de serem usadas para construir casas pré-fabricadas, também podem ser utilizadas para fazer construções maiores, como prédios e hotéis.
Mas, voltando às casas pré-fabricadas, elas são uma alternativa às casas tradicionais e, claro, se diferenciam delas de diversas formas. A seguir, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens das casas pré-fabricadas.
Vantagens das casas pré-fabricadas
A construção de casas pré-fabricadas tem vários pontos positivos e, de certa forma, todos envolvem economia, seja de tempo, de dinheiro ou de recursos naturais.
Rapidez de entrega
Como as casas pré-fabricadas são feitas a partir de módulos que já vão prontos para o canteiro de obras, o tempo para entrega desse tipo de construção costuma ser menor do que o de construções convencionais.
Alguns modelos podem ficar completamente prontos em três meses. A estimativa é que o prazo para entrega das casas pré-fabricadas seja 40% menor que as tradicionais e essa rapidez é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens das casas pré-fabricadas, e ao contrario do que você possa imaginar, casas pré-fabricadas podem ter tanto uma estilo moderno quanto uma casa simples, isso vai depender do seu gosto de quanto pode investir no projeto.
Controle de gastos
Sabe como todo mundo fala que o orçamento de uma obra sempre vai estourar? Que é inevitável gastar mais porque vão surgindo imprevistos durante a construção? Bem com as casas pré-fabricadas isso não é verdade.
Mais uma vez o uso de peças pré-moldadas se mostra positivo, pois é justamente isso que garante às casas pré-fabricadas um maior controle sobre os gastos. O projeto costuma ser pré-definido e, mesmo mudando detalhes, ainda assim você saberá exatamente quanto vai gastar com antecedência.
Obra ecologicamente correta
Devido ao fato dos módulos usados nas casas pré-fabricadas serem produzidos praticamente em série, em um processo industrial, é possível otimizar esse processo. Isso leva a um menor consumo de materiais e energia e diminui a quantidade de resíduos, ou seja, de entulho produzido durante a obra.
Desvantagens das casas pré-fabricadas
É claro que nem tudo são flores quando falamos da construção de casas pré-fabricadas. Por mais que existam muitos positivos, existem também alguns negativos.
Gasto com transporte
Qual é o maior vilão no orçamento de quem quer fazer casas pré-fabricadas? O transporte dos módulos. Isso mesmo, possivelmente seu maior gasto ou um dos maiores vai ser o “frete”.
Nesse tipo de construção, a maior parte das peças chega de caminhão ao local da obra. Por isso, dê preferência a empresas que façam fabricação de peças para casas pré-fabricadas mais próximas ao seu terreno.
Menor possibilidade de personalização
Os projetos convencionais permitem total personalização da casa, é você quem define o que quer e o arquiteto transforma suas necessidades em um lar. No caso das casas pré-fabricadas, não é exatamente assim.
A maioria das casas pré-fabricadas é construída de acordo com um modelo, algo que pode ser escolhido em uma espécie de catálogo. Isso diminui a possibilidade de personalização do projeto.
Porém, como as casas pré-fabricadas são desenhadas para terrenos ideais, algumas características poderão ser adaptadas, como as vistas, os acessos e as dimensões. Mas tudo isso deve ser conversado e feito com o arquiteto ou engenheiro responsável.
Há também a possibilidade de fazer um projeto mais convencional usando elementos pré-fabricados. Isso permitirá que você tenha mais controle sobre a personalização do projeto.
Modelos de casas pré-fabricadas
Apesar de os modelos de casas pré-fabricadas não permitirem tanta personalização do projeto, existem vários modelos desse tipo de construção. E, com tanta diversidade, fica muito mais fácil achar um modelo que vá de encontro com as suas necessidades e expectativas.
Por exemplo, existem casas pré-fabricadas de madeira, casas pré-fabricadas de alvenaria, outras de aço, alguns exemplos de casa container, modelos térreos ou com mais andares… A variedade é realmente muita. Aqui vamos falar sobre as principais: de madeira e de alvenaria.
Casas pré-fabricadas de madeira
As casas de madeira pré-fabricadas são as mais comuns e mais conhecidas. Elas costumam ser associadas ao campo, mas também podem ser construídas – e ficam lindas – na cidade e mesmo no litoral.
Mesmo entre as casas pré-fabricadas de madeira há diversidade: a construção pode ser mista (usando alvenaria em algumas partes) ou totalmente de madeira.
E mesmo quando as casas pré-fabricadas são totalmente desse material ainda existem opções diferentes, podendo ser obras com paredes maciças de madeira, com troncos inteiros ou com revestimento de gesso acartonado, por exemplo.
Um ponto bem positivo das casas de madeira pré-fabricadas é o fato desse material ser um isolante térmico natural, o que garante conforto térmico em todas as estações.
Por outro lado, um ponto que pode ser considerado negativo nas casas pré-fabricadas de madeira são as manutenções. De tempos em tempos será necessário reaplicar o verniz na área externa e ajustar as portas e janelas de madeira que, com o tempo, podem dilatar e acabar “emperrando”.
Casas pré-fabricadas de alvenaria
Muitos não sabem, mas é possível, sim, fazer casas pré-fabricadas de alvenaria. Nesse caso, a construção é feita com chapas de concreto pré-moldadas.
E, por mais que seja mais simples do que a construção de casas convencionais, as casas pré-fabricadas de alvenaria (e todas as outras) também precisam que o terreno seja preparado e que sejam feitos pontos de esgoto, energia, água e gás.
Licenciamento e durabilidade das casas pré-fabricadas
Sejam as casas de madeira pré-fabricadas, as casas pré-fabricadas de alvenaria ou as de outros materiais, todas precisam passar pelos mesmos trâmites legais e conseguir as mesmas licenças que as casas convencionais.
E, quanto à vida útil das casas pré-fabricadas, se os materiais forem bons, elas podem durar até 60 anos. Por isso, tenha atenção à qualidade dos módulos, dos projetos e dos profissionais e/ou empresa que for contratar.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!