Escritório de Jovens Advogados: O Relato de Projeto da MIS Arquitetura
Relato de ProjetoProjetado pelo escritório MIS Arquitetura para jovens advogados, este escritório de 36 m² prioriza a interação e, por isso, uma única mesa em balanço com quatro postos individuais foi centralizada no espaço laboral. A peça foi desenhada pelos sócios Marcel Casamassa e Silvia Almeida e desenvolvida exclusivamente para o projeto. “A necessidade de interação nos processos com o envolvimento da equipe de trabalho proporcionou o desenho desta mesa única. A junção da madeira com o toque de linho das persianas tem a finalidade de oferecer aos colaboradores conforto e segurança nos momentos de consulta, análise e redação dos seus processos”, complementa o arquiteto Marcel Casamassa.
A grande mesa de trabalho ainda conta com gavetas com sistema fecho-toque e rebaixos no tampo para serem utilizados como porta-canetas, cartões e clips, trazendo leveza e funcionalidade. Entre uma bancada e outra, chama a atenção o elemento divisor que, além de garantir certa privacidade, funciona como porta-recados e cartões de visita, substituindo o tradicional quadro de avisos. Também desenhado pelos profissionais do escritório, é estruturado em tubos de PVC revestidos por couro sintético.
No mesmo espaço, a generosa estante de madeira Imbuia que abriga a biblioteca foi projetada com portas em muxarabi que correm por toda a extensão do móvel e camuflam alguns equipamentos. Estilizando e trazendo dinamismo ao décor, o trabalho artesanal, típico da arquitetura árabe e muito usado no Brasil Colonial, foi eleito para permitir a ventilação das peças e livros armazenados. Por outro lado, em dois tons de cinza alternados, o carpete que reveste o piso de ponta a ponta aquece o ambiente em dias frios.
Para garantir o foco e o relaxamento na tomada de decisões importantes, a sala de reuniões foi ambientada com a união entre materiais como madeira (que traduz conforto) e mármore (que demonstra a solidez da equipe). “A estrutura extremamente equilibrada visa ao ganho significativo de produtividade em um ambiente motivador, aconchegante e elegante”, define a arquiteta Silvia Almeida.
No projeto de marcenaria (ID Móveis), alguns aparatos facilitam a organização e trazem ainda mais praticidade, a exemplo dos nichos que acomodam os itens de papelaria e os ganchos para pendurar bolsas, mochilas e casacos. Com as iniciais dos sobrenomes dos sócios, o logo recebeu recorte iluminado com LEDs que refletem sobre a mesa de Mármore Travertino Nacional (MontBlanc).
Detalhes que não podiam passar despercebidos se destacam no confortável lavabo, que recebeu, sobre os tons neutros, um aplique 3D modular na parede (MosArt), feito de bambu recortado autocolante. O mesmo aplique – neste caso, em tom escuro – foi usado para adornar a sala de reuniões e, em maior dimensão, forma uma diferente e majestosa intervenção artística.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!