Como Pintar MDF: Passo a Passo para Reformar seus Móveis
Artesanato e DIYSe você está querendo trazer um pouco mais de cor para dentro da sua casa, mas tem medo de pintar e acabar estragando seus móveis este post é para você! Pois hoje você vai aprender como pintar MDF com dicas de faça você mesmo.
A ideia hoje é dar uma repaginada naquele móvel como criado mudo e mesa que são comprados em lojas populares e e que geralmente não são feitos em madeira real, geralmente são de compensado ou MDF revestidos com aquele acabamento laminado bem brilhante ou fórmica, e quer melhor maneira de repaginar esses móveis do que aprendendo como pintar MDF? É fácil, rápido e você nem vai precisar investir tanto dinheiro assim na hora de como pintar mdf.
Veja também:
Tipos de tinta para pintar MDF
Antes de começar o passo a passo de como pintar MDF, você precisa conhecer as opções de tinta para pintar mdf disponíveis e as vantagens de cada uma tinta para madeira. Confira abaixo:
- Tinta spray: O spray é a mais prática na hora de fazer acabamentos de como pintar mdf. Você nem precisa do pincel;
- Tinta Látex PVA: Este tipo de tinta para como pintar mdf possui acabamento fosco e precisa ser aplicada com pincel e rolo.
- Tinta Acrílica: além do lindo acabamento brilhante, este tipo de como pintar mdf é resistente à água.
Ah, e se você quiser um acabamento brilhante a mais, é só usar verniz para finalizar o passo a passo de como pintar mdf. Fica lindo!
Como pintar MDF: Lista de materiais
- Lixa;
- Pano seco;
- Tinta para fazer a base;
- Tinta: Acrílica ou Spray;
- Rolo de pintura;
- Pincéis.
Veja dicas de como pintar MDF
Uma das maiores dúvidas de como pintar MDF é como o móvel deve ser preparado e o primeiro passo em todos os tutoriais que você vai encontrar sobre como pintar mdf, compensado ou outros móveis sempre vai ser lixe muito. Se na madeira mais rústica dos paletes e caixotes de feira, a lixa serve para tirar as farpas e deixar a superfície lisa, você deve estar se perguntando “Porque lixar um móvel que já é liso?”
É que no caso específico desses móveis, a parte lisa de verniz ou do revestimento vai atrapalhar na fixação da tinta nova que você for usar na hora de como pintar mdf. Lixe até quando achar que não precisa lixar mais, não se esqueça de nenhum canto, e lembre-se de que por mais que esta fase seja chata, é ela que vai garantir um resultado final digno de loja cara. O brilho todo deve sumir, só pare na hora que a peça estiver bem fosca, limpe o móvel com um pano seco pra tirar todos os vestígios de pó que ficaram para depois prosseguir como pintar mdf.
Se sua ideia é ter uma pintura perfeita e duradora ao aprender como pintar mdf, vale investir uns reais a mais em uma base para a pintura, de modo geral esta tinta faz com que a cor final fique mais uniforme, ajuda a diminuir a quantidade de mãos necessárias para conseguir um resultado bacana e previne futuros descascamentos no seu móvel. Você não precisa seguir o passo a passo de como pintar mdf tão cedo.
Uma dica importante ao como pintar mdf é usar a tinta de base da mesma marca da sua tinta colorida, pense que a empresa na hora de fabrica-las, pensou nas duas sendo usadas juntas, resultado tende a ser melhor do que misturar marcas diferentes. Assim, siga as instruções da embalagem, principalmente no quesito de tempo de espera na hora de secar ao seguir o passo a passo de como pintar mdf.
A próxima fase de como pintar MDF é a de arregaçar as mangas e sujar as mãos de tinta! O tipo de tinta pode variar de acordo com o lugar onde a sua peça vai ficar. Se for para ambiente externo, a tinta deve ser esmalte sintético a base de óleo (com rolinho ou tinta em spray). Mas se a ideia é deixar a peça dentro de casa, as opções ampliam um pouco, e você pode escolher entre a tinta acrílica (a famosa tinta de parede mesmo), além do já citado esmalte sintético ou spray ao seguir como pintar mdf.
A dica geral de como pintar MDF para qualquer tipo de peça é uma só, não pule etapas, as vezes vai ser importante dar duas ou três mãos de tinta para que a cobertura fique boa, não se apresse, siga as instruções do fabricante e deixe a tinta secar entre uma e outra mão.
A tinta spray é uma opção muito boa de como pintar MDF se você souber usar, para peças pequenas ou com muitos detalhes de entalhe e recorte, pode ser a melhor escolha. Mas você precisa ter um espaço aberto e ventilado para executar a tarefa, além de ter coberto tudo muito bem com jornal se não quiser ter a casa toda manchada.
Ao optar pela tinta acrílica ou o esmalte na hora de como pintar mdf, vale comprar aquela embalagem menor de teste de tinta mesmo, caso o seu móvel seja pequeno. Em todos os casos, uma camada de verniz para madeira no final de como pintar mdf vai garantir vida longa à peça. Nada de preguiça. Ok?
Passo a passo: como pintar MDF
- Antes de começar como pintar mdf passe a lixa cuidadosamente sobre o objeto;
- Em seguida passe um pano seco sobre a superfície para remover o pó;
- Para uma pintura mais duradoura e consistente, o ideal é passar uma tinta base;
- Escolha a tinta de sua cor preferida e passe ao menos duas demãos na hora de como pintar mdf;
- O segredo de como pintar MDF é fazer os processos devagar e não pular etapas;
- Em alguns casos é preciso mais de duas demãos de tinta e aguardar secar antes de continuar.
Como pintar MDF cru
Depois de tantas dicas, pode ser que você possua alguma peça de MDF cru em casa. Se esse for o seu caso você deve estar se perguntar: como pintar MDF cru? Na verdade não tem muito segredo e não é muito diferente de como pintar MDF ensinado acima.
Você vai precisar de uma lixa de granulação fina para lixar toda a peça de MDF cru, ao seguir o passo a passo de como pintar mdf, depois com o auxilio de um aspirador de pó ou de um pincel, retire todo o pó que ficou na peça. O segundo passo de como pintar MDF cru é passar o selador para madeira na peça e depois que estiver bem seco, pinte o MDF com a tinta de sua preferencia.
Móveis perfeitos para renovar
Fizemos uma lista com os melhores móveis para você lixar e renovar. Confira abaixo e comece a reforma na sua casa!
- Estante;
- Nicho;
- Prateleiras;
- Penteadeira;
- Rack;
- Aparador;
- Cômodas;
- Moldura.
Deixe um comentário
4 Comentários em "Como Pintar MDF: Passo a Passo para Reformar seus Móveis"
Olá eu tenho um quadro de fotos branco e gostaria de pintar ele de uma cor mais atual e estou com muita duvida … minha casa é mais na madeira e as ferragens são marrom escuro … me ajudem a escolher uma cor!!!
Amei as dicas!
Gostei das dicas agora vou começar a pintar
Tenho um armário de cozinha e gostaria de pintar, como devo proceder?