Dipladênia: Como Cuidar, Características e Dicas Valiosas para Plantar
Flores e PlantasEstá procurando por uma planta para decorar portões, muros e pergolados? A dipladênia é a opção perfeita para adicionar um toque de cor na decoração com muito charme.
Originária da América do Sul, a dipladênia é uma flor que desabrocha no verão e gosta do calor. Seu aroma é delicado e suave, mas o que realmente chama atenção é o seu formato de trombeta em variações de tons de branco, amarelo e vermelho.
Assim como outras espécies de flores coloridas, é preciso saber como cuidar de dipladenia e pegar as melhores dicas para plantar em vasos ou no pergolado de madeira do jardim. Continue lendo nossas dicas para pegar todas essas informações e se inspirar com a beleza da flor dipladenia.
Veja também:
- +27 Plantas Com Flores Para Cultivar, Alegrar e Colorir a Decoração
- Vaso Pequeno: +56 Ideias para Plantar Flores, Hortaliças e Decorar sua Casa
- Flor de Cerejeira: Significado, Lendas e +35 Ideias para Usar na Decoração
- Parede de Flores: Como Fazer, +53 Ideias Encantadoras
- Dama da Noite: Significado, Como Cuidar e Plantar Essa Flor Encantadora
Como cuidar de dipladênia
Confira abaixo como cuidar de dipladenia para cultivar na decoração de casa. Anote todas as dicas para garantir que sua planta dipladenia seja bonita e perfumada!
Local
A flor dipladenia precisa receber bastante luz indireta, pois os raios diretos podem queimar na superfície.
Caso queira cultivar a dipladênia em vaso, posicione-o perto de onde entra muita luz ao longo do dia, mas evite a corrente de ar, onde pode ocorrer mudanças bruscas de temperatura – especialmente longe do ar condicionado.
Regas
No verão, quando a terra seca mais rápido, é importante regar a planta dipladênia pelo menos 3 vezes por semana. Nas outras estações você pode intercalar a rega de 7 a 10 dias.
Contudo, tenha cuidado para não exagerar no excesso de água. Antes de regar, verifique se o solo ainda está úmido. Você pode espetar um palito de madeira na terra e, caso o palito saia seco, é sinal de que está na hora de regar a planta dipladênia novamente.
Adubo
A dipladenia não requer uma adubação frequente, por conta disso, você pode usar fertilizantes de lenta absorção uma ou duas vezes por mês.
Substrato
O melhor substrato para usar na dipladenia em vaso é a combinação de turfa preta, que é um material fóssil originado da decomposição de restos vegetais com fibra de coco ou areia de rio, divididos em partes iguais.
Poda
O final do inverno ou início da primavera são as melhores épocas do ano para podar a trepadeira dipladênia, pois assim fortalece para florescer no verão.
Porém, sempre que notar que os caules da trepadeira dipladênia estão crescendo demais ou enfraquecidos, remova as flores murchas para dar lugar a novas pétalas.
A dipladênia é tóxica?
Sim, a dipladenia é uma planta tóxica. No entanto, segundo a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldado contra Animais (ASPCA), esse tipo de planta não é altamente tóxico. Ou seja, caso seu pet acabe ingerindo algumas folhas da trepadeira dipladênia, a planta poderá fazer mal ao animal, mas não o levará a óbito.
O consumo de poucas quantidades pode causar desconfortos abdominais, vômito e diarreia. Em crianças e animais esses sintomas são mais fortes, então é melhor deixar a dipladenia em vaso longe deles.
Cores de flor dipladênia
Existem várias cores diferentes de flor dipladenia para usar na decoração de casa ou para decorar pergolados. Entre as mais bonitas, podemos destacar:
Dipladênia amarela
Assim como outras flores amarelas, ter uma dipladenia amarela na decoração de casa significa ter prosperidade e alegria. É uma cor que deixa qualquer jardim mais alegre e iluminado.
Dipladênia vermelha
Outra cor marcante para usar em vasos ou plantar no jardim é a dipladenia vermelha. Experimente formar arcos ou usá-las nos muros de casa para que a tonalidade vibrante se destaque no projeto.
Dipladênia branca
Para decorações mais charmosas e delicadas, invista na dipladenia branca, que transmite delicadeza e pureza nas decorações.
O que acha da planta dipladenia? Usaria no seu jardim? Conta aqui nos comentários!
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!