Proteas: Características, +26 Arranjos e Buquês Para Decorar e Usar
Flores e PlantasAs proteas são plantas com flores majestosas, imponentes e sua beleza singular e resistência vem conquistando cada vez mais o coração de paisagistas e decoradores. Sua inflorescência grande é formada por um conjunto de flores unidas em um lugar só, assim como o girassol. Só para você ter uma ideia uma única flor de protea é capaz de formar um lindo arranjo floral.
Logo, se você está curioso assim como nós para conhecer de perto as características das proteas, vem com a gente. Neste post, vamos compartilhar informações valiosas sobre as proteas, bem como, diferentes formas de usá-las na decoração de casa e festa. Confira e se inspire!
Veja Também:
Proteas: características e curiosidades da planta
A protea é uma planta que pertence à família Proteaceae e está presente em maior número na África e Austrália. Só para você ter uma ideia, o gênero proteas possui ao todo 107 espécies lindas com enorme potencial ornamental, devido suas grandes inflorescências e cores distintas. Uma única flor de proteas é capaz de formar um exuberante arranjo.
Para os botânicos, as proteáceas estão entre as plantas com flores mais antigas a habitarem a superfície da Terra. Dentre as diferentes espécies existentes na natureza pode-se dizer que a mais conhecida é a Protea cynaroides, nativa da África do Sul.
As proteas cynaroides possuem caule grosso, folhas verdes e brilhantes e dependendo da sua localidade e condições climáticas, as proteas planta adulta podem atingir até 2 metros de altura. Sua inflorescência é composta por um conjunto de flores unidas em um lugar só, assim como o girassol.
Sua estrutura também se assemelha a uma alcachofra, porém elas são não comestíveis. Já as cores das brácteas que formam essa robusta inflorescência variam de branco a vermelho intenso, contudo, as brácteas rosa-claro com brilho prateado são uma das mais apreciadas por paisagistas e decoradores.
Afinal, qual o significado da flor Protea? As proteas receberam esse nome em homenagem ao Deus grego Proteus, que tinha o poder da metamorfose. No Brasil as proteas não ocorrem de forma nativa, no entanto, algumas espécies de proteas são cultivadas principalmente na região do Nordeste.
Conheça 12 tipos de proteas que podem ser encontradas na natureza
- Proteas aristata
- Proteas cafra
- Proteas cynaroides
- Proteas compacta
- Proteas eximia
- Proteas laetans
- Proteas mundii
- Proteas neriifolia
- Proteas obtusifolia
- Proteas repens
- Proteas scolymocephala
- Proteas venusta
Quanto tempo dura a protea?
As proteas são plantas muito resistente e duradoura. No vaso decorativo com água, a protea pode permanecer intacta por até duas semanas. No entanto, assim que suas folhas começarem a escurecer a planta pode passar por um processo de secagem natural. Para isso, basta retirar a água do vaso e aguardar a mudança de coloração de suas folhas e flores. A protea flor desidratada mantém a sua estrutura e beleza.
Como cuidar flor protea?
Apesar das proteas serem muito resistentes e tolerantes, elas necessitam de alguns cuidados importantes para que as planta se desenvolvam bem. Confira abaixo algumas dicas de como cuidar de proteas no jardim e dentro de vasos.
Dicas de como cuidar de proteas quando cultivadas em área externa no jardim:
- O solo deve ser arenoso, com um pH ácido (entre 5.5/6.5) e bem drenado;
- No primeiro ano de plantação das proteas, elas necessitam de muita água para se desenvolverem bem, contudo, no segundo ano as regas podem ficar mais espaçadas (uma vez por semana);
- As proteas apreciam muito a luz solar, por isso quando mais sol recebem mais elas florescem;
- Para controlar as pragas é recomendado o uso de mulch orgânico – cobertura feita com resíduos orgânicos como folhas e palhas.
Dicas de como cuidar de proteas quando cultivadas em vasos decorativos:
- O solo do vaso deve ser ácido e bem drenado, ou seja, forre a parte debaixo do vaso com uma camada de argila expandida para facilitar a saída da água;
- Os vasos com proteas devem ficar em um local da casa que bata bastante luz natural, para que seu desenvolvimento possa acontecer de maneira saudável;
- No verão, as regas precisam ser mais frequentes (pelo menos uma vez por dia);
- No inverno, caso a temperatura fique abaixo dos zero graus é importante que você resguarde os vasos com as proteas.
Como fazer muda de Protea?
É possível multiplicar as proteas por meio de sementes ou por estacas.
Por sementes: basta enterrar as sementes das proteas em um vaso, borrifar água regularmente e manter o recipiente em local que receba muita iluminação natural. A germinação pode demorar até 3 meses.
Por estacas: corte estacas (galhos) semi-lenhosas com cerca de 20 cm de cumprimento (para potencializar o enraizamento retire as folhas presentes na estaca cortada. Mantenha as estacas imersas por 15 a 20 segundos em uma solução enraizadora. Depois coloque a planta em um vaso com substrato bem drenado e ácido. Deixe a planta em local que receba boa luminosidade.
Como usar proteas na decoração de casa?
As proteas são majestosas, imponentes e certamente irão transformar decoração da sua casa. Sua inflorescência grande e robusta pode decorar vasos decorativos e cachepôs de vidro. Uma única flor de protea é capaz de formar um lindo arranjo floral. No entanto, caso você queira formar um arranjo procure combinar proteas com outras plantas como rosas, lírio dobrado, lisianthus julietta, bem como, com folhas de eucalipto, folhas de camélia e folhas de helicônica.
As proteas podem ser usadas como arranjo floral para mesa de jantar, assim como, arranjo floral para mesas de centro, mesas laterais, mesas de cabeceira e painel de TV.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!