Reforma de Apê de 36 m² Une as Funções de Moradia e Home Office
Relato de ProjetoOs apartamentos pequenos já são uma realidade na vida de muitos brasileiros. Mas, saiba que a metragem reduzida não é um obstáculo para garantir conforto, praticidade e funcionalidade, quando o projeto do imóvel é feito por profissionais capacitados.
A reforma no apê de 36 m² assinada por Pati Cillo, da Pati Cillo Arquitetura, é um exemplo desta realidade. O imóvel em questão devia atender as expectativas da moradora, que sonhava em ter um espaço prático e funcional, unindo as funções de moradia e home office.
Logo, de maneira a atender as demandas apresentadas pela cliente, a arquiteta Pati Cillo procurou aproveitar ao máximo as áreas compactas do apartamento. Confira cada detalhe e se inspire!
Veja Também:
Pisos e paredes trazem um toque rústico para a decoração
O ponto de partida do projeto foi o piso de madeira, com desenho marcante, que percorre o cômodo da sala e quarto. Por sua vez, com o piso definido, a arquiteta passou a definir as paredes do cômodo, com destaque para a parede do living que trouxe a rusticidade do tijolo aparente.
A parede de tijolinho permitiu inclusive criar nichos para expor os objetos de decoração da moradora. Sendo que, ao fundo, a parede de tijolinho ainda revela a pintura em tom azul, ao qual desperta uma toque ousado e descontraído no espaço.
Móveis e objetos decorativos que transbordam personalidade
Os objetos decorativos da moradora, trazidos de viagens como fotos e gravuras repletas de estilo e personalidade, se conectaram muito bem com a escolha dos tecidos do ambiente. Para trazer mais colorido, a arquitetura apostou no uso de cadeiras de lona verde para a mesa de jantar, acabamento este que se harmoniza com as pastilhas de vidro que fazem parte da decoração da cozinha.
Na sala de estar, tanto no sofá como na poltrona, foram usados tecidos estampados coloridos escolhidos na Villa Nova Tecidos. Já os móveis foram comprados na loja Fernando Jaeger.
Cozinha prática com design funcional
A cozinha do apartamento recebeu um revestimento de piso em porcelanato preto fosco, como forma de manter o espaço mais uniforme, já que a pastilha de vidro verde da parede e o piso de madeira da sala formam muitos desenhos.
A mesa de jantar de madeira também se destaca, uma vez que sua estrutura além de servir de apoio para a prática de refeições, ela também é usada como área de trabalho. Não é à toa que a Pati Cillo apostou no uso de um gaveteiro sob a mesa.
Ideias criativas para aproveitar o pouco espaço do quarto
Para otimizar o espaço disponível e valorizar a estética do quarto, foi instalada uma cabeceira sob medida com nichos que servem de apoio lateral para a cama, substituindo o famoso criado-mudo. Além disso, uma luminária direcionável foi instalada no painel, otimizando espaço nos pontos de apoio.
Como forma de aproveitar a parede acima da cama, foi instalado um nicho para auxiliar na organização de livros e itens pessoais.
Em frente à cama de casal, um armário com portas em verde armazena as peças de roupas, sapatos e jogos de cama, mesa e banho da moradora, enquanto os nichos vazados na parede ajudam na organização de acessórios e eletrônicos.
Banheiro aconchegante com nuances de verde
O banheiro do apê também conta com os mesmos revestimentos da cozinha (pastilha de vidro na parede e piso de porcelanato preto fosco), favorecendo a criação de uma unidade visual entre os espaços, já que o banheiro da moradora também funciona como lavabo quando ela recebe a visita de amigos e familiares.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!