Vaso de Orquídea: +50 Ideias para Cultivar suas Flores
Flores e PlantasAs orquídeas são as melhores flores para cultivar dentro de casa. São elegantes e super resistentes. Mas um detalhe que é muito importante para fazer a flor durar ainda mais na sua decoração é a escolha do vaso de orquídea.
O material do vaso afeta diretamente o desenvolvimento da flor. Por isso, é importante conhecer os efeitos de cada um deles para comprar o melhor vaso para orquídea natural. Confira!
Veja Também:
Qual o vaso ideal para orquídea?
Essa resposta depende da sua necessidade. Alguns vasos retém água e minerais por mais tempo, o que diminui a quantidade de regas na semana. Enquanto outros são o oposto.
Você pode usar diferentes tipos de vaso para orquídea natural, mas precisa ficar atenta a diversos detalhes para não deixar que as raízes da planta apodrecerem.
A orquídea é uma flor que adora umidade, mas assim como a maioria das plantas, pode morrer com o excesso de água. Ela precisa absorver nutrientes na medida certa!
Uma dica para acertar na escolha do seu vaso ideal para orquídea é comprar um substrato que faça o contrário do seu vaso.
Por exemplo: para vasos que retém umidade, compre um substrato com boa drenagem. E no vaso com boa drenagem, prefira um substrato com boa retenção. Fácil, né?
Agora conheça os diferentes materiais de vaso para orquídea natural e escolha o mais adequado para seu ambiente.
Vaso para colocar orquídea de plástico
Já reparou que as plantas sempre vêm dentro de um vasinho de plástico? Eles são simples e eficientes.
A maior vantagem do vaso para colocar orquídea de plástico é o valor. Entre as opções que vamos citar aqui, ele é de longe o mais barato. O material também é excelente para reter os sais minerais e facilita o replantio da flor.
No entanto, o vaso para colocar orquídea de plástico é muito leve, e você precisa colocar um substrato pesado para equilibrar a planta. O vaso também retém umidade, então prefira os modelos que tenham furos.
Vaso de barro para orquídea
O vaso de barro para orquídea é excelente para cultivar as flores dentro de casa. Porém, ao comprar, prefira os vasos que tenham furos na lateral. Como o barro armazena um pouco de água nas paredes do vaso, os furos facilitam a troca de água entre o substrato e o ambiente.
Ao usar o vaso de barro para orquídea, use substratos com baixa retenção de água. Isso facilita na hora de cuidar da orquídea.
Vasos de madeira para orquídeas
Os vasos de madeira para orquídeas também são ótimas opções para ajudar no desenvolvimento das suas flores. Eles são muito usados para enfeitar ambientes rústicos ou ao ar livre.
Nós indicamos os vasos de madeira para orquídeas que possuem aberturas, então o ideal é comprar substratos que não passem por elas. Pode usar sem medo!
Vaso de vidro para orquídea
O vaso de vidro para orquídea é uma bela aquisição decorativa. Por ser um material transparente, a planta recebe ainda mais luz – o que é ótimo para seu desenvolvimento.
Porém, você precisará ficar atento a umidade da planta, pois o vaso de vidro para orquídea não possui furos.
Experimente pulverizar para não exagerar na quantidade de água toda vez que for regar sua flor.
Vaso de cerâmica para orquídea
O vaso de cerâmica para orquídea é um dos mais bonitos, mas nem sempre é a melhor opção para cultivar as flores. A maioria é revestida com tinta, o que isola a água e acumula muitos sais minerais.
Para não errar na escolha do vaso de cerâmica para orquídea, procure por modelos vazados nas laterais. Assim a planta desenvolve lindamente.
Vasos para orquídeas de parede
Também é possível investir nos vasos para orquídeas de parede, principalmente se você não tem muito espaço para cultivar flores e plantas em casa.
É comum encontrar vasos para orquídea de parede feitos de fibra de coco, porém, não recomendamos o uso do material. A cola utilizada no vaso pode causar doenças nas raízes da flor. Então evite esse material.
Dê preferência aos vasos de parede feitos de cerâmica, barro ou madeira.
Tamanho do vaso
O tamanho do vaso também influencia no desenvolvimento da orquídea. Em vasos muito grandes, a planta demora mais tempo para secar, enquanto em vasos rasos a secagem é bem mais rápida.
A dica é evitar os vasos muito largos, pois ele pode acumular umidade nas raízes e desenvolver doenças. O tamanho de vaso ideal para orquídea é um pouco maior que a flor, para possibilitar o crescimento dela, mas nada muito maior.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!