Piso de cimento queimado como revestimento
Construção e ReformaO piso de cimento queimado está, cada vez mais, conquistando adeptos nas casas brasileiras, por ser uma opção rústica, elegante e também barata. Além disso, combina muito com outros materiais, desde cerâmicas até madeiras. Não é frio e impessoal, como muitos pensam. Basta saber combiná-los com os outros materiais do projeto de decoração, pois tem grande versatilidade.
Confira as vantagens do piso de cimento queimado
O piso de cimento queimado é uma mistura de cimento, areia e água. O nome não tem nenhuma relação com o fogo. O contato com o pó do cimento sobre a argamassa ainda mole é o que queima a argamassa. A argamassa deve ser aplicada com uma espessura média de 30 mm sobre o contra piso ou sobre um lastro de concreto áspero. Se a base estiver lisa, podemos fazer um chapisco para aumentar a aderência do cimento queimado. Após a aplicação da argamassa, devemos conseguir o máximo nivelamento do piso, preferencialmente com régua metálica. Ela deve ser desempenada, espalhando o pó, e deixando o conjunto bem lisinho. Daí a origem do nome. Se pararmos o processo antes, esse piso vira o famoso cimentado, que reveste boa parte das calçadas das nossas cidades. Quando “queimamos” o cimento, diferenciamos o piso de cimento queimado de um simples piso cimentado.
Preste atenção nessa dica para piso de cimento queimado
No momento de dar uma cor ao piso de cimento queimado, o colocador deve ter o cuidado de usar a mesma marca e lote de cimento em um ambiente, para manter a tonalidade uniforme. Após secar, está pronto o cimento queimado, com um aspecto bem liso e queimado, e é só aplicar cera ou resina. É chamado de monolítico por não ter rejunte (é uma grande peça única), deixando o ambiente visualmente maior e é importante que a mão de obra seja especializada para executá-lo, já que o resultado vai depender unicamente da qualidade do serviço. Antes de contratar um profissional, procure verificar alguns pisos executados por ele, e observe se ele se preocupou com o correto nivelamento, ou se o piso apresenta trincas normais, ou inadmissíveis. Dica: Juntas de dilatação de plástico, madeira, pedra ou metal devem ser utilizadas a cada dois metros. E, na prática cada junta nada mais é do que uma trinca proposital criada pelo colocador para que o meio dos pisos fique intacto ou o mais perto disso.
O piso de cimento queimado é usado para revestir pisos e paredes, até mesmo em bancadas. A sua limpeza é bem fácil, pois tem superfície lisa e evita o acúmulo de sujeira. No entanto, por ser muito liso, não é indicado como revestimento para banheiro ou piscinas, pois pode reagir com sabão, sabonetes ou shampoos. E também não é muito indicado para quartos, pois podem ficar muito frios durante o inverno. Muitas pessoas usam este tipo de piso porque querem mesmo este visual inacabado. Se for um piso bem executado, possuirá grande resistência à abrasão, à água e será difícil de ser quebrado. Porém, se é aplicado em áreas externas, sofre muita dilatação devido à exposição ao sol, e, neste caso, tem grande tendência a fissuras, trincas e manchas. A opção, aqui, é que tenha maior espessura e com junta de dilatação para que sofra menos deformação.
Veja também> Piso laminado: Vantagens e Desvantagens
Dependendo do contexto e de sua coloração, o piso em cimento queimado ganha tons modernos, rústicos ou sóbrios. Aditivos e corantes podem ser misturados na argamassa de cimento e areia para que o piso adquira mais resistência e as trincas sejam evitadas. O cimento queimado pode ser feito em variedade de cores, geralmente tendendo para os tons pastel, ou aproximando-se bastante da cor branca, se for executado com cimento branco e se um pó de mármore for aplicado na argamassa.
Para se inspirar ainda mais, acesse o Viva Decora, um portal de decoração, que te ajuda a descobrir e guardar fotos de inspirações de ambientes decorados. Escrito por Gerson Fernandes Brancalião.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!