Como decorar minha sala com o meu estilo e gostos
Sala de EstarConsiderando o modo de morar atual, todos os espaços de uma residência têm a sua importância e uso garantidos. Entretanto, a sala de estar continua sendo o cartão de visitas de qualquer casa. Espaço nobre, que logo “salta aos olhos” de quem chega, a sala certamente merece uma decoração planejada, que alie funcionalidade e estética da forma mais harmônica possível.
Confira formas de como decorar minha sala
Quando o espaço é pequeno, um bom planejamento que envolva mobiliário e peças decorativas se faz necessário para evitar surpresas desagradáveis, como a poltrona que não coube ou a mesa de centro que comprometeu seriamente a circulação. Medir o ambiente e os móveis que você já tem e pretende aproveitar, com certeza é um bom começo. Fazer um desenho (planta baixa), com todas as peças de mobiliário que integrarão esse espaço, ajudará você a concretizar as suas ideias e a fazer mudanças de layout mais conscientes.
Atente-se à proporcionalidade de tamanho entre as peças e domine a tentação de colocar tudo aquilo que você acha bonito ou vê em revistas de decoração. Lembre-se: quanto menos móveis na sala, mais leve o ambiente ficará e, consequentemente, parecerá maior. A circulação é outro aspecto fundamental a se considerar. Deve-se manter um espaço mínimo de 60 cm para que transitar na sua sala não implique em esforço ou na possibilidade de ferir-se esbarrando nos móveis.
Próximo passo: adote um estilo. Principalmente no caso de ambientes pequenos, opte por uma referência clean, como o estilo moderno e o minimalista, por exemplo. O fato de terem linhas retas e menos informação irá colaborar com a sensação de estar em um ambiente maior e mais limpo visualmente. Misturar estilos também é uma possibilidade, principalmente se a sua sala é grande. Aí vale usar aquele móvel que pertenceu à sua avó e que estabelecerá um contraponto harmonioso em uma decoração mais clean.
Garimpar peças antigas em feiras e antiquários também é uma saída para quem deseja imprimir personalidade à decoração. Tão importante quanto os itens acima, deixar um ambiente com a cara do dono da casa também é um desafio. Invista nas relíquias de família e nos objetos de estima, como os trazidos de viagem, por exemplo. Quadros de fotos, porta-retratos e obras de arte também merecem ser explorados. Só cuide para que o resultado final expresse bom gosto e equilíbrio.
Por último, na hora de escolher as cores, é importante sempre ter em mente que as claras garantem sensação de amplitude e não comprometem o restante da decoração. Uma cor neutra pode perfeitamente ser combinada com outras cores neutras ou com uma paleta mais vibrante. Se você gosta de cores vivas, reserve-as para os detalhes como almofadas e adornos, ou aplique em uma só peça, como uma poltrona ou sofá pequeno. O resultado tende a ser muito bom, apenas certifique-se de que a peça de cor vibrante estabeleça uma comunicação com outros itens.
Carla Evangelista é colaboradora do Viva Decora e Designer da Lumiére Designers
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!