Saiba Por Que Ter Uma Casa Inteligente Com o Uso da Tecnologia
TendênciasVivendo lá nos anos 1950, você poderia imaginar que hoje é possível ligar e controlar a temperatura do seu ar-condicionado antes mesmo de chegar em casa? Pois é, muita coisa evoluiu e hoje o conceito de casa inteligente já é uma realidade acessível aos lares.
Isso é possível graças à evolução da tecnologia, principalmente com o surgimento da Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT), que conectam objetos à internet e permitem o acesso e o controle remotos em nossos computadores e smartphones.
Também conhecida como automação residencial ou smart home, quando uma casa é verdadeiramente inteligente significa que todos os dispositivos tecnológicos resultam em três pilares:
- Economia;
- Conforto;
- Segurança.
O custo-benefício precisa entrar nessa conta. Felizmente, a evolução da tecnologia fez com que surgissem no mercado opções acessíveis para todos os gostos e bolsos – e sem esquecer dos outros dois pilares.
1. A casa inteligente torna a sua vida confortável e mais leve
Voltando ao exemplo do ar-condicionado, imagine você chegar em casa depois de um dia ensolarado e agitado de trabalho, e, ao abrir a porta, entrarem um ambiente de temperatura agradável?
Mais do que isso: ao abrir a porta, você nem precisa encontrar o interruptor para acender as lâmpadas. A sua casa inteligente sabe que você chegou e já programou o acendimento automático.
Dispositivos que tornam a sua casa inteligente permitem que você agende tarefas rotineiras, conforme a suas necessidades, oferecendo mais conforto ao seu dia a dia.
Confira outros exemplos do que a tecnologia pode fazer pela sua praticidade:
- Controlar todos os dispositivos inteligentes conectados;
- Acionar a sua agenda de compromissos por meio de comando de voz;
- Colocar interfones com câmeras para você liberar a entrada das visitas sem precisar abrir o portão manualmente;
Instalar roteadores para garantir a qualidade da internet em toda a casa – o que é perfeito para quem trabalha em home office e também em momentos de lazer com a família.
2. A casa inteligente oferece mais segurança ao seu imóvel
Já precisou avisar toda a vizinhança antes de fazer uma viagem, pedindo para que ela fique de olho em sua casa? Se você investir em soluções inteligentes, não precisa contar com tanto suporte da vizinhança, pois pode fazer o monitoramento remoto via APP.
Afinal, são diversas opções de dispositivos que podem fazer parte de uma casa inteligente, tais como estes dois exemplos:
- Câmeras de segurança com monitoramento via dispositivos móveis;
- Fechaduras digitais, que vêm com sistema de alarme antiarrombamento, em caso de tentativa de abertura ou violação da senha.
3. A casa inteligente ajuda a integrar e otimizar diversas tarefas
A casa inteligente também é aquela que deixa você mais produtivo e com um tempo de mais qualidade – afinal, ela automatiza tarefas que antes eram feitas manualmente.
Imagine só:
- As luzes se acendendo assim que você abrir a porta – luzes essas que podem ser ajustadas para oferecerem diferentes cenários, como, por exemplo, proporcionar uma luz quente de intensidade mais baixa para você relaxar.
- Um sistema de alto falante inteligente no qual você pode acionar através de comando de voz o acesso à sua agenda de tarefas do dia, além de poder fazer pesquisas por voz sem acionar o seu smartphone.
- Aliás, até mesmo a fechadura digital ajuda a evitar o fatídico “esquecimento de chaves”, pois pode ser acessada via senha, biometria ou até mesmo por aplicativo celular. Ela elimina, também, a preocupação de ter trancado a porta ao sair, já que o travamento é automático (olha novamente o pilar da segurança se fazendo presente nos dispositivos da casa inteligente).
4. Uma casa inteligente ajuda você a economizar
Com a automação residencial, você economiza tempo – ao poder controlar a sua casa à distância – e também dinheiro, principalmente relacionado ao gasto energético.
Na prática, por exemplo, você pode substituir o seu interruptor tradicional por um modelo smart. Além de programar a iluminação da sua casa (acende e apaga a luz via APP), você reduz o consumo de energia, gastando menos e ainda contribuindo com o meio ambiente.
E por falar em meio ambiente, se você pretende investir em energia solar para economizar ainda mais, saiba que o sistema permite que você acompanhe a produção e o consumo de forma remota, fazendo com que melhores decisões sejam tomadas quanto à atitudes mais econômicas em épocas de grande consumo elétrico.
E então? Como seria a casa inteligente ideal para você? Você já utiliza algum sistema de automação residencial ou gostaria de investir nessa tecnologia? Conte para a gente nos comentários!
Aproveite e confira as soluções tecnológicas de carregamento rápido para os seus dispositivos móveis – algo fundamental em tempos tão digitais.
Até a próxima!
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!