Plantas Para Aquário: Tipos, Como Escolher e Dicas Especiais
Flores e PlantasAs plantas para aquário trazem beleza, ajudam na limpeza da água e harmonizam a relação dos peixes e demais seres vivos do ambiente. No mercado é possível encontrar diferentes modelos de plantas naturais e artificiais para aquário, seja para tanque grande ou pequeno.
Mas, afinal, como escolher as plantas ideais para um aquário? Pois é, essa é uma pergunta frequente realizada por aqueles que desejam se aventurar na prática de aquarismo. Logo, para tirar essa e outras dúvidas preparamos esse post. Confira agora diversas dicas e inúmeros projetos incríveis de decoração com aquário!
Veja Também:
Planta aquática para aquário
A planta aquática natural é uma excelente opção para ser colocada no aquário. Sua presença além de compor lindos cenários, serve de esconderijo para os peixes, a ajuda a manter as condições químicas da água. No entanto, as plantas para aquário devem ser escolhidas com atenção, para que o tanque não fique sufocado, prejudicando assim a vida marinha.
Como escolher a planta aquática para aquário ideal?
Antes de realizar a compra da planta aquática para aquário é importante que você avalie a necessidades dos peixes que irão habitar o espaço, o cenário estético que se deseja criar, bem como, o tamanho do seu tanque para que as plantas não fiquem sufocadas ao longo do seu crescimento.
No mercado é possível encontrar plantas maiores que são recomendadas para tanques grandes, assim como, plantas pequenas e as versões anãs, que crescem apenas alguns centímetros por ano, consideradas ideais para tanques com espaços limitados.
Quais os benefícios da planta aquática natural para o aquário?
- Aeração: durante a fotossíntese as plantas aquáticas liberam oxigênio na água, beneficiando os peixes;
- Filtros naturais: as plantas para aquário agem como verdadeiros filtros naturais, retirando parte do material orgânico gerado por parte dos peixes e sobras de alimento;
- Fonte alimentar: apesar de muitos peixes não se alimentarem de plantas, alguns são onívoros e o substrato para plantas aquário acaba fazendo parte da sua dieta alimentar;
- Inibe o crescimento de algas: quanto maior a presença de plantas no aquário, maior o consumo de nutrientes e menor a chance do nascimento de algas na água;
- Reduz a agressividade dos peixes: seja para demarcar território ou firmar sua liderança junto ao grupo, muitos peixes acabam se agredindo. Logo, a presença de plantas para aquário por limitar a visão dos agressores, os mesmo diminuem essa prática;
- Apelo estético agradável: a presença de plantas no aquário torna o tanque muito mais bonito e natural, principalmente quando elas são utilizados em conjunto com rochas e troncos.
Plantas aquáticas para aquário de água doce
No planeta é possível encontrar uma rica e diversa vegetação aquática. São muitas as espécies existentes que cumprem funções específicas para proporcionar o equilíbrio da vida marinha. No entanto, nem todas essas espécies podem ser cultivadas dentro de espaços limitados, como um aquário. Normalmente, as plantas aquáticas para água doce são classificadas em 6 grupos, sendo elas:
- Plantas rasteiras “carpete”: são plantas que proporcionam um aspecto de tapete natural no fundo do aquário;
- Plantas flutuantes: são plantas que permanecem na superfície da água. Aguapé, alface d’ água e vitória-régia são algumas desses espécies que além de trazerem beleza ao aquário, são responsáveis por absorver parte da matéria orgânica presente na água;
- Plantas de caule: são plantas de aquário que se caracterizam pelos caules finos dos quais nascem pequenas folhas;
- Musgos: com crescimento moderado, os mugos são resistentes e se adaptam a lugares com pouca incidência solar;
- Bulbos: se tratam dos talos que crescem de bulbos subterrâneos. Resistentes, os bulbos requerem poucos cuidados, no entanto, algumas espécies crescem bastante com o passar do tempo;
- Rizomas “plantas para aquário comuns”: são plantas de fácil manutenção, com tamanho pequeno ou médio e crescimento moderado.
Conheça 5 tipos de plantas aquáticas para aquário de água doce
Cada espécie de planta aquática requer um tipo de trabalho, dedicação, manutenção e investimento. Avaliar o tipo de substrato, temperatura da água, disponibilidade de luz e quantidade de oxigênio na água é alguns dos fatores que devem ser avaliados, pois influenciam diretamente na vida marinha.
Por esse motivo, se você é um principiante nessa área, a dica aqui é optar por plantas simples e de fácil manuseio. Para te auxiliar ainda mais nesse processo de escolha, separamos abaixo 5 espécies de plantas aquáticas para aquário de água doce:
Amazonense (Echinodorus bleheri)
A planta para aquário Amazonense é originária da América do Sul, principalmente da região da Amazônia. Sua espécie é resistente, se adapta a disponibilidade moderada de luz natural e cresce muito bem em substrato simples. Contudo, é importante ficar atento quanto a multiplicação de algas no aquário. Nessa direção, recomenda-se incluir ajudam a manter o aquário limpo (ex: comedor de alga chinês).
Alface D´Água (Pistia stratiotes)
O alface d´água é uma planta aquática flutuante resistente que pode se adaptar a diferentes ecossistemas. Sua reprodução é acelerada, principalmente em ambientes com águas ricas em macro e micro nutrientes, tornando uma desvantagem, pois o descuido com a manutenção transforma essa planta em uma praga no aquário.
Anubias
As Anubias são plantas aquáticas de tamanho compacto que requerem cuidados simples. As versões anãs dessa espécie podem alcançar entre 5 cm e 10 cm de altura dentro dos aquários. O crescimento das Anubias é lento e seu desenvolvimento saudável acontece em ambientes com temperatura entre 22°C e 25°C.
Amânia rosada (Ammannia gracilis)
A amânia rosada é originária do continente africano. Sua espécie apresenta uma tonalidade laranja-avermelhada que traz beleza e charme ao tanque. No entanto, para que suas folhas conquistem essas cores é necessário que a planta recebe uma luminosidade intensa.
Musgo de Java (Vesicularia dubyana)
Plantas artificiais para aquário
Mas, afinal, é possível montar um aquário com peixes saudáveis e água sem a presença de plantas aquáticas naturais? É possível, sim! Muitas pessoas por pressa em colocar os peixes no tanque recém formado, por falta de conhecimento sobre a biologia dos aquários, ou ate mesmo por uma escolha pessoal acabam incluindo plantas artificiais para aquário.
Em lojas especializadas de aquarismo no assunto é possível encontrar diferentes tipos de plantas para aquário artificiais, assim como, ornamentos que decoram delicadamente os tanques, como navios, conchas, vasinhos e pedras coloridas.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!