Decoração para quarto com home office integrado
Home OfficeEmbora não seja o ideal, trabalhar no local onde se dorme, às vezes é um imperativo da vida moderna. E como conciliar a decoração para quarto, um ambiente de vivência mais íntima e às vezes mais sonhadora, com as necessidades de um “home office”? Uma pergunta não muito fácil de ser respondida. Equacionar funcionalidades muito diferentes impõem ao projetista algumas habilidades. E sensibilidade para que as duas funções se mesclem com harmonia.
Confira exemplos para home office na decoração para quarto
Uma alternativa bem bacana é colocar toques de natureza no quarto do casal que vai virar escritório. Um painel com plantas, o uso de cores alegres vão ajudar a descontrair o ambiente e torna-lo mais aconchegante. Nem sempre é possível usar plantas de verdade, então pense na solução de usar temas florais nos revestimentos. Papel de parede ou mesmo um painel forrado com tecido podem fazer toda a diferença na decoração para quarto.
Outro recurso bem bacana e que funciona super bem na decoração para quarto mais compridos, é usar a bancada atrás da cama. Ela assume a dupla função de mesa e cabeceira, além de separar visualmente o local de trabalho. É uma das soluções que classifico de coringa.
Se existir um espaço ao lado que possa ser unido à decoração para quarto, outra solução muito boa pode ser abrir paredes, como nesse cantinho da leitura da imagem acima. Mas atente que é necessária a participação de um profissional habilitado para averiguar a viabilidade dessa derrubada. Não se esqueça de consultar a Norma 16.280 da ABNT antes de qualquer reforma para evitar problemas futuros.
Outra solução bem criativa é assumir a bancada como parte do mobiliário e dar destaque. Ou seja, se não dá para lutar contra, vamos nos unir a eles. Eles no caso, o trabalho. Notem que esse assumir significa tirar partido, pensar o quarto do casal como um híbrido de lazer e trabalho. A bancada passa a fazer parte do desenho de maneira marcante. Cores e adereços mais ousados complementam um visual mais contemporâneo.
A proposta é ter um ambiente bacana, mas não quer ousar muito? Tudo bem. Lembre-se de setorizar o ambiente de trabalho, arrumando um espaço para a mesa ou bancada no quarto do casal. Usar cores mais tradicionais, mas não se esquecer de dar um toque de cor em um elemento que marque presença. Viram o efeito do quadro colorido? Ele é um ponto visual marcante e quebra o ar mais conservador do ambiente. Viram como dá para fazer dois ambientes aparentemente contraditórios sem perder a beleza e a funcionalidade? Trabalhar com harmonia sem descaracterizar o quarto do casal como local de descanso e privacidade.
Elenara Stein Leitão é colaboradora do Viva Decora e é arquiteta, mestre em Engenharia de Produção e blogueira desde 2004. Compartilha no seu blog Arquitetando Ideias conceitos de Arquitetura com um toque sustentável e humano.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!