Cortinas para sala, como escolher o melhor modelo
Sala de JantarQuer saber qual é a melhor cortina para sala? Para cada necessidade existe uma solução. Quer manter a privacidade sem perder a vista linda? Ou você prefere a escuridão total nas suas sessões de cinema? Não importam quais sejam os pré-requisitos, sempre existe uma opção ideal. Seja ela uma cortina linda e tradicional, seja uma persiana prática e leve, que além de super usuais, complementam a decoração. Não bastassem esses efeitos e sensações, as cortinas, sejam elas cortinas para quarto ou para sala, e as persianas também proporcionam mais privacidade ao seu espaço.
Veja aqui um post mais atualizado: 86 Cortinas para Sala que Deixam o Ambiente Lindo
Tipos de persianas
A variedade de persianas cresce muito no mercado por conta da praticidade. Elas são fáceis de limpar e manipular. Combiná-las na decoração, seja qual for o estilo dela, é uma tarefa fácil. A escolha não depende só do tipo de ambiente, mas também do objetivo desejado: escurecimento, privacidade ou filtragem dos raios solares.
Tipos de cortinas para sala para você escolher
Poliéster, viscose, linho, acrílico, seda, lã ou algodão. Não importa de qual material sejam, as cortinas de tecido dão um charme a mais aos ambientes. No momento da escolha do tecido, leve em consideração a durabilidade dele quando a exposição ao sol for direta. Poliéster, acrílico, viscose e linho duram mais do que a seda, a lã ou o algodão.
Cortinas ou persianas?
A escolha é sempre pessoal, já que a função das duas é a mesma, mas os efeitos decorativos são totalmente diferentes. As cortinas são tradicionais e dão um valor especial à decoração, tendo muitas variações de design e cores. Além de precisarem de aspiração quinzenalmente, devem ser lavadas anualmente. Elas também sofrem com a ação dos raios solares e isso é perceptível quando as vemos desbotando e queimando, principalmente as de cores fortes.
As persianas, hoje disponíveis em diversos materiais, também são fáceis de combinar e limpar. Seus materiais foram desenvolvidos para repelir o pó e resistir aos raios solares sem deformá-los. A maioria dos modelos permite regulagens de entrada de luz. Além de eficazes, elas não impedem a vista e, para deixá-las com um toque aconchegante, basta acrescentar xales e sobreposições ou outros tipo de cortina de tecido.
Ana Paula Aranha é colaboradora da Revista Viva Decora e diretora da Casa & Designs.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!