Quarto de meninos: como transformá-lo para adolescentes
Quarto infantilÉ muito comum alguns proprietários procurarem ajuda para modernizar o quarto de crianças, que já não ligam mais para temas infantis há algum tempo e transformar para adolescentes. Para exemplificar um caso real, apresentaremos um projeto que as arquitetas Daniella Stecconi e Simone Fogassa desenvolveram para o quarto de dois adolescentes. Além da decoração antiga, com temas infantis, o quarto de meninos abrigava camas pequenas e um criado-mudo sem função, pois a sua altura não era nada funcional para as crianças.
Confira uma solução para adaptar um quarto de meninos
A escolha foi trabalhar com uma cor mais marcante, o azul, para contrapor às cores pastéis que eram usadas, até então. Como o local era dividido entre os dois irmãos, planejar e criar prateleiras bem grandes é ótimo para servirem de apoio a diferentes gostos. A decoração com lego foi substituída por livros ou outras coleções, mais joviais e não foi preciso realizar uma mudança drástica na decoração deste quarto de meninos.
O criado-mudo, que não tinha grande utilidade neste quarto de meninos, foi repaginado e ganhou nova função no novo ambiente. Com uma gaveta para cada um deles, esses móveis passaram a separar as camas. O criado-mudo possui ainda rodinhas e pode ser facilmente removido, para dar lugar à bicama, localizada em uma das camas. A outra cama possui gavetas para guardar roupas de cama e de banho, o que ajuda na organização e na otimização deste quarto de meninos.
Outra grande preocupação dos proprietários era em relação às camas, que ficavam encostadas na parede e dificultavam a limpeza do quarto dos meninos, apesar deles gostarem dessa posição. Pensando em ampliar a praticidade da família, as paredes foram revestidas com fórmica, garantindo a fácil limpeza e a decoração do espaço.
A cortina antiga e pesada foi trocada por uma persiana que veste a janela e garante uma iluminação natural ao quarto dos meninos, e ainda reduz a intensidade luminosa nos horários de maior incidência solar. A persiana também ganhou uma altura adequada, não sobrepondo móveis, além de ser um item decorativo mais moderno e que assenta menos poeira.
Como resultado, este quarto de meninos ganhou uma atmosfera mais jovem e atualizada. O projeto reforça que pequenas intervenções, como nova pintura e instalação de novos acessórios e móveis, pode repaginar um ambiente e torná-lo ainda mais agradável.
Daniella Stecconi e Simone Fogassa são colaboradoras do Viva Decora e sócias da Decor In, um escritório de decoração especializado em projetos residenciais
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!