Caso Real: Onda Carioca – projeto, criação e criatividade
Relato de ProjetoO arquiteto israelense Nir Sivan contou para o Viva Decora um pouco de sua experiência ao projetar “Onda Carioca”, seu primeiro projeto no Brasil. Inspirado nas paisagens do Rio de Janeiro, o projeto tem uma proposta inovadora, formato ousado e muita tecnologia. O arquiteto começa contando por que escolheu uma onda para criar o conceito do projeto.
“Pessoas, felicidade, dança, MPB, vestido das mulheres movendo ao vento do mar, todos são, e por muitos anos foram minha inspiração para vir e criar no Brasil. Quando recebi o convite para realizar um projeto aqui fiquei emocionado. Comecei a trabalhar no plano diretor em meu escritório em Roma, mas foi quando eu vim para o Rio, que a forma atual foi definida. A inspiração veio enquanto eu estava sentado em uma das muitas praias famosas tomando uma bebida local gelada. Me lembro de desenhar no meu caderno de desenho simples, 5, 6 linhas, mas elas capturaram tudo: A calma, o movimento, o som, o “Carioca”. O projeto Onda Carioca, é mais do que uma forma é um espírito de uma cultura.
Na verdade eu começo 2015 passando todo o mês de janeiro no Brasil começando novos projetos.
Fui informado que meu projeto é considerado a primeira arquitetura de forma livre na América do Sul. A abordagem do projeto incluiu escultura e métodos de design que foram desenvolvidos usando ferramentas da indústria automotiva, e instrumentos paramétricos avançados para garantir o controle apertado da geometria muito particular.
Nós desenvolvemos este processo único, envolvendo a indústria automotiva, como acreditamos que nos dá total liberdade para criar ao ser coerente em todos os aspectos, conceito, estrutura e forma sábia.
A superfície é composta de aço triangular e “gridshell” de vidro, que é uma técnica que, tanto quanto estou informado, nunca foi utilizada no Brasil. Por esta razão, todo o processo de fabricação foi feito na Europa e na Ásia, controlado por mim, em seguida, enviado para serem montados no Rio.
Na verdade, a forma é completamente livre. É muito importante para mim ser coerente na minha criação e, por essa razão, eu queria que a superfície se mantivesse. Isso é graças aos meus parceiros “mão direita” engenheiros (Knipper Helbig) que eu era capaz de ser livre para criar e conseguir isso. Quanto aos projetos de outros arquitetos, posso dizer que leva uma criação experiente e uma forte crença para gerar projetos especiais. Com certeza há um espaço para isso na arquitetura brasileira e eu, pessoalmente, estou ansioso para ver mais disso.
Quanto à sustentabilidade, escolhemos todas as luminárias com baixo consumo ou LED. Os acessórios são instalados nos elementos naturais que envolve e compõem o projeto: as piscinas, a areia natural em torno da Onda e da calçada portuguesa que a envolve no andar superior.
Fora isso, como eu faço em muitos dos meus projetos, eu deixei eles mesmos projetando a luz do sol natural. Me lembro da sensação de estar sob uma onda, ou dentro de um “olho” de uma onda enquanto surfava, o sol acima transversal do lado superior da onda, acima de você, e do projeto é modelada abaixo de seus pés ou para o fundo.
Quando você anda sob a Onda durante o dia, é capaz de você sentir a forma da curva dupla da superfície acima de você, observando as sombras dos triângulos moverem juntos, assim como são projetados no piso inferior.
Primeiramente eu vejo benefícios sociais como a construtora europeia que eu trouxe para este projeto (Seele) comigo criando e instruindo uma equipe local para trabalhar na montagem e revestimento dessa estrutura greedsheel. Uma profissão que não existia antes no Brasil.
Artisticamente, esta arquitetura esculpida é para demonstrar que a criatividade e design estão agregando valor ao seu contexto, gerando emoções, sensações e sentimentos.
E, finalmente, na perspectiva dos Jogos Olímpicos, a maioria dos que estão na Barra de Tijuca ao lado do projeto, o projeto vai mostrar como “estado da arte tecnológica ” moderna são usados, interpretados e aprimorados no Brasil, tornando-se parte da língua local.
As fases do projeto foram cerca de quatro meses de planejamento, quatro meses fabricando na República Checa e na Ásia (com a minha supervisão), o transporte por via marítima, em seguida, quatro meses de instalação e outros 3 para completar as áreas adjacentes. Todos juntos organizados em cerca de 1 ano de trabalho.
Criando um único design valioso que dialoga com seu entorno, e fazer parte de seu futuro é definitivamente uma tarefa desafiadora. Ao mesmo tempo, como em todos os projetos, os desafios são inspiradores quando você tem a liberdade de agir. Tem sido uma experiência maravilhosa e estou ansioso para o meu próximo desafio no Brasil.”
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