Organização: animais no apartamento
OrganizaçãoTexto escrito por Márcia Mira, do blog Simples Assim
Ter um animal de estimação é o desejo de muitas pessoas, afinal, eles são adoráveis! Mas, se você mora em um apartamento, deve levar em conta alguns requisitos: a começar pelo tamanho do pet.
Se o espaço é limitado, opte por adquirir um gato ou cão de pequeno porte, pois será preciso disponibilizar os locais onde ele irá dormir, comer, brincar e fazer suas necessidades, tudo confortavelmente.
Imagem daqui.
Estabeleça a área onde ficará a água e a ração, no cantinho na cozinha, por exemplo, e também defina o local onde ele fará suas necessidades, de preferência longe da área da alimentação. Esse local geralmente é a lavanderia, já que o piso frio permite a constante higienização. Se ambos ficarem na lavanderia, procure ao menos deixar esses itens em lados opostos. Faça uma limpeza diária no local, inclusive lavando os potes de água e ração.
Em pet shops, você encontra uma boa variedade de produtos para higiene, como caixinha de areia, tapete higiênico etc. Ainda assim, a área deve ser limpa diariamente. Já no restante da casa, passe o aspirador nos tapetes, sofás e nos cômodos por onde o animal circula pelo menos três vezes na semana, evitando o acumulo de pelos.
Imagem daqui.
A caminha pode ser colocada na sala ou no quarto extra. Evite as camas de náilon e plástico flexível, pois podem ser tóxicas; e as de vime, pois o pet pode roê-la e engolir as farpas. As mais indicadas são as de fibra rígida, acompanhadas de uma almofada, colchonete ou manta de algodão. A cama deve proteger o animal do frio, calor e umidade. Se tiver espaço para uma casinha, evite as de madeira, pois podem auxiliar na proliferação de pulgas, além de reter umidade. As de fibra ou espuma rígida são as mais indicadas.
Para distrair seu cão, providencie brinquedos, ossinhos e mordedores mastigáveis, que ajudam a reduzir o stress, principalmente se o animal costuma ficar muito tempo sozinho. No caso do gato, curioso por natureza, bolinhas e novelos de lã são os brinquedos ideais, além de arranhadores, caixas e prateleiras, locais que ele adora explorar.
Por fim, providencie a segurança do seu animalzinho. Instale telas de proteção nas janelas e sacadas; verifique as instalações elétricas (fios soltos ou descascados) e realoque vasos ou objetos que possam ser derrubados facilmente. Medicamentos, produtos de limpeza e inseticidas devem ser guardados em armários fechados e nunca junto com a ração.
Certifique-se de que suas plantas não são tóxicas, pois geralmente filhotes adoram essa iguaria. E se você tem um cão, procure passear diariamente com ele para que ele possa correr e fazer as necessidades. Importante: não esqueça de levar um saquinho para recolher as fezes!
Imagem daqui.
Antes de trazer um animal de estimação para casa, pense e reflita: animais não são objetos que você descarta se enjoar ou concluir que ele dá muito trabalho. Ele mudará sua rotina. Analise os contras, mas tenha certeza de que os prós são compensadores: ele ocupará um espaço na sua casa e, principalmente, no seu coração!
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!