7a Abup Móveis: 13 Tendências de Decoração para 2017
TendênciasIniciada a temporada de feiras de decoração e design, é hora de ficar atento ao que está em alta e já sinaliza ser uma tendência! A Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes (Abup) apresentou, entre 5 a 8 de fevereiro, os lançamentos de expositores do setor moveleiro, em São Paulo. Voltado a lojistas e profissionais da área, reuniu variadas linhas de mobiliários e complementos de alta decoração para a casa.
Este preview sinaliza o desejo de mais natureza em esculturas de animais e frutas, pedras nobres, tropicalismo nas estampas e muita madeira. O artesanal também é destaque no crochê, nas costuras aparentes do matelassê e nas aplicações que personalizam almofadas. Cores cruas marcam presença e tranquilizam os ambientes, mostrando que o aconchego é prioridade. Além das novidades, tendências passadas ganham outro fôlego, como o estilo industrial e os irresistíveis anos 1950.
Confira uma seleção incrível de peças e faça suas apostas!
Tendência 1. Natureza
A natureza está por toda parte em estampas tropicais ou românticas. Folhagens, florais, cactos e frutas – especialmente o abacaxi! – são os favoritos.
Tendência 2. Madeira
Ela continua muito bem-vinda para aquecer a decoração. Para atualizá-la, a aposta é nos contrastes com materiais frios, como ferro, espelhos e detalhes em laca de alto brilho.
Tendência 3. Matelassê
Poltronas e sofás incorporam esse clássico da moda, que permite brincar com desenhos, formatos de costuras e cores de linhas. Puro conforto.
Tendência 4. Feito à mão
Tricô, crochê e outras técnicas não deixam dúvidas: o trabalho manual veio para ficar e deixa a casa mais acolhedora. Vasos em vidro ganham o toque dos trançados em corda e tramas mais encorpadas incrementam de pufes até peças menos convencionais, como luminárias.
Tendência 5. Almofadas com apliques
Cristais, tachas e rebites criam desenhos e novas texturas. Outra ideia em alta são as aplicações de tecidos cortados a laser.
Tendência 6. Esculturas de frutas e animais
Fauna e flora trazem alegria e um toque de natureza aos ambientes, em esculturas super coloridas. Prepare-se para ver muitos pássaros, alces e cavalos (sempre com um quê surrealista).
Tendência 7. Conforto ao ar livre
Para aproveitar as áreas externas, os designers criaram móveis que criam um ambiente completo de relaxamento, como os bangalôs. Namoradeiras e bancos não podem faltar e convidam a ficar mais tempo do lado de fora.
Tendência 8. Um retorno ao claro
A temporada pede tons mais tranquilos. A cartela reúne beges, off white e um toque de cinza, que ressaltam o desenho elegante dos móveis.
Tendência 9. A permanência das cores fortes
Para quem não abre mão de cores com personalidade e deseja fugir da monotonia, as opções são variadas, como tons de vinho, mostarda, azul klein e o Greenery, a cor do ano eleita pela Pantone. Cores lavadas e românticas, como rosas, goiaba, melancia e turquesa, adoçam a decoração.
Tendência 10. Retrô
Os anos 1940 e 1950 ganham uma leitura leve e contemporânea, preservando marcas registradas como desenhos angulosos, pés palito e sofás menores com formatos arredondados.
Tendência 11. Estilo industrial
Usos domésticos para antigas peças de fábricas, tubulações e até refugos de ferrovias reafirmam a vocação do estilo para o reaproveitamento ou upcycling. A madeira de demolição, o ferro e as cores sóbrias têm tudo a ver com o jeito urbano de morar. E fique de olho nos detalhes metalizados!
Tendência 12. Objetos inteligentes
Banquinhos viram apoios para o ambiente, mesas assumem diferentes funções e pufes podem ser deslocados facilmente para atender a várias necessidades. Afinal, espaços cada vez mais compactos exigem praticidade.
Tendência 13. Pedras exóticas e madrepérola
Para uma decoração mais nobre sem esforço, os objetos em madrepérola são boas ideias, assim como as pedras exóticas brasileiras. Sem contar o apelo natural, que é uma grande tendência para 2017.
Parceria: Luciana Andrade
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!