Se hoje ao chegarmos em casa deitamos em um confortável sofá com chaise e ligamos nossa Smart TV para ver alguma série o Netflix, houve um tempo em que a maior diversão da casa era ver a novela das 9 em uma tv de tubo ou, para as crianças, tentar passar uma fase do Mário ou Sonic no videogame antes do jantar que servido naqueles pratos de vidro marrom.
Falando em jantar, a cozinha também era diferente, o micro-ondas era coisa fina e o crochê era peça fundamental em toda casa de respeito. Além desses, muitos outros objetos de decoração – que hoje não existem mais – já fizeram a alegria dos moradores. Quer saber quais são e matar a saudade? Nós contamos!
1.Crochê
Ainda é um mistério, mas estudiosos dizem que existia uma regra implícita para a decoração das casas dos anos 90 que dizia que tudo que pudesse ser feito de crochê, seria feito de crochê. Por isso não era incomum você entrar em uma casa e ver tapetes, capas de eletrodomésticos, almofadas e jogos de banheiro feitos dessa arte considerada por muitos – não pela gente – de gosto duvidoso.
2.Jarra de abacaxi
Clássica, conceitual e com cheiro de Kisuco ou TANG (para quem era mais afortunado) as jarras de suco em formato de abacaxi fizeram parte de quase todas as casas dos anos 90, responsáveis por manter o refresco do dia a dia geladinho, já que tomar refrigerante era só no fim de semana!
3.Estante com espaço para TV e vídeo cassete
Se hoje 90% das casas possuem em suas salas de estar e salas de TV um hack para permitir acomodar nossas televisões gigantes. Há duas décadas e meia atrás o que mais se via nas casas eram estantes que a gente escolhia de acordo com as polegadas da nossa tv de tubo.
Ah, e tinha que ter espaço para o vídeo cassete, afinal a lei do fim de semana era alugar fita na locadora mais próxima (e esquecer de rebobinar para entregar na segunda).
4.Telefone com fio
Outro objeto que se tornou quase um item de decoração eram os telefones com fio. Esse tipo de aparelho geralmente possuía uma cópia colorida que ficava em algum quarto e precisava ser vigiada para ninguém escutar suas conversas.
5.Cortina de pia
Se a sua casa não tinha um gabinete embaixo da pia, ela com certeza tinha uma cortininha de linho vazada. Assim como o crochê, esse tipo de adorno para a cozinha era quase regra da classe média brasileira que, aparentemente, achava que esses adornos fofos.
6.Quintal com piso de retalhos
Se você não tinha esse tipo de piso na sua própria casa, certamente já viu esse tipo de piso de retalhos no quintal de algum amigo ou familiar. Feito com pedacinhos de piso vermelho tijolo – como se fosse um grande mosaico – esse tipo de chão era parte integrante das áreas externas das casas e ainda vive na memória fotográfica de muita gente.
7.Pompom de cortina
Item que divide opiniões, os pompons de cortina eram figurinha carimbada ne decoração dos anos 90 e faziam a alegria das donas de casa e dos seus animais de estimação (afinal não há gato que resista a um brinquedinho). Apesar do sucesso, no entanto, essa peculiaridade foi praticamente extinta das cortinas nos anos seguintes.
8.Jogo de pratos de vidro marrom
Sem a existência das grandes lojas de decoração, os jogos de prato das casas na última década do século XX eram mais simples e especiais. De vidro marrom (com variações transparente e azul) os pratos, pires e xícaras davam um sabor especial a comida e ao café. Pelo menos era essa a impressão que a gente tinha.
9.Cozinha com azulejo florido
Também seguindo a linha “cozinha fofa”, não era incomum encontrar esses ambientes decorados com azulejos desenhados com flores e ornamentos. O mais interessante disso, era que esses azulejos combinavam com os conjuntos de crochê que estavam praticamente em todo lugar. Era como se fosse um crochê na parede!
10.Filtro de Barro
Água fresquinha e com um gostinho diferente (de infância) só com filtro de barro. Apesar de muita gente ainda usar o filtro de barro nos dias de hoje, na década de 90 esse tipo de recurso estava presente em 10 entre 10 casas brasileiras, e todas com capinha de crochê colorida por cima!