Sobre a artista……
Mira Schendel (1919-1988) é uma das artistas mais importantes do século 20, com uma produção que abrange pinturas, desenhos, esculturas, monotipias e instalações. Sua formação em filosofia na Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, teve uma influência profunda e multifacetada em sua obra, marcada por uma profunda investigação sobre a linguagem, o espaço e o tempo, explorando temas como a transparência, o vazio e a relação entre o visível e o invisível. Essa busca por transcender o efêmero e dar sentido ao transitório revela preocupações existenciais e metafísicas profundas.
Nascida em Zurique, Suíça, e radicada no Brasil desde 1949, Mira Schendel rapidamente se tornou uma figura central na cena artística brasileira. Incentivada pelas reações positivas à sua primeira exposição individual em Porto Alegre, Mira envia trabalhos para o júri de seleção da 1a Bienal de São Paulo (1951), para a qual é selecionada, participando com uma pintura. Na década de 1960, ao ser presenteada por Mário Schenberg com uma grande quantidade de papel de arroz japonês, Mira começa a realizar trabalhos que desenvolvem o sentido do vazio e da espacialidade em sua obra. Entre seus principais conjuntos de trabalhos estão as monotipias, os Objetos Gráficos, os Toquinhos e as Mandalas, que exploram a relação entre o corpo, a linguagem e o espaço.
Ao longo de sua carreira, recebeu aclamação crítica de importantes vozes do mundo da arte. O físico e crítico Mário Schenberg descreveu sua obra como “uma caligrafia surpreendente pela concisão e eficácia comunicativa”. A historiadora da arte Aracy Amaral destacou a “especulação visual, lógica, intuitiva” presente em seus trabalhos.
Sua obra dialoga com movimentos como o Concretismo e o Neoconcretismo, mas mantém uma singularidade que a coloca além de qualquer classificação. Como escreveu o poeta Haroldo de Campos em 1966, a arte de Mira é “uma arte de vazios, onde a extrema redundância começa a gerar informação original; uma arte de palavras, onde o signo gráfico veste e desveste, vela e desvela”.
A extensa obra de Mira, que a eleva a uma das principais artistas brasileiras, ocupa os principais museus e instituições artísticas. Entre eles, Museum of Modern Art – MoMA, em Nova York, Tate Modern, em Londres, The Art Institute of Chicago, The Museum of Fine Arts, em Houston; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, Cisneros Fontanals Art Foundation, em Miami, entre outros. No Brasil, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Moderna – MAM e o Museu de Arte Contemporânea da USP – MAC USP, em São Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio; entre outros.
Representação……
A Gomide&Co tem o prazer de anunciar a representação do Mira Schendel Estate, marcando o retorno da obra da artista ao cenário nacional após uma década sem representação local. Considerada uma das figuras mais importantes da arte moderna e contemporânea, Mira Schendel (1919-1988), reconhecida por sua linguagem inovadora e experimental, deixou um legado único, que transcende fronteiras e continua a influenciar gerações de artistas e colecionadores.
A parceria entre a Gomide&Co e o Mira Schendel Estate reflete o compromisso da galeria em promover e preservar a obra de artistas que moldaram a história da arte brasileira e internacional. “Representar com exclusividade no país uma artista da grandeza de Mira Schendel é uma honra e uma responsabilidade enorme”, afirma Thiago Gomide, co-fundador da Gomide&Co. “Mira é uma artista sui generis, que criou um corpo de trabalho único e solitário, sem paralelos na arte brasileira ou internacional. Sua obra é vasta e diversa, explorando múltiplas mídias, com uma forte relação com a linguagem, a poesia, a religião e questões metafísicas. Seu trabalho é fundamental para a compreensão da arte moderna e contemporânea, e estamos comprometidos em ampliar o alcance e o entendimento desse trabalho no Brasil e no mundo para que ela continue a inspirar e provocar reflexões”, conclui.
Exposiçoes ……
A Gomide&Co assume a representação do Mira Schendel Estate após um período durante o qual a artista era representada internacionalmente com exclusividade pela galeria Hauser & Wirth. A família Schendel decidiu retomar a representação no Brasil para fortalecer a presença da artista no cenário local e internacional. “A parceria com a Gomide&Co representa um novo e empolgante capítulo para o legado de Mira. A galeria compartilha nossa visão de preservar e expandir o reconhecimento de sua obra, e acreditamos na sua seriedade e competência para essa empreitada”, afirma Max Schendel, neto da artista e co-administrador do Estate junto com sua mãe Ada.
A representação inclui planos para exposições, publicações e projetos especiais que visam ampliar o acesso e a compreensão da obra de Mira Schendel, tanto no Brasil quanto no exterior. A Gomide&Co está desenvolvendo uma estratégia abrangente para promover a obra da artista, com alcance nacional e internacional, incluindo exposições individuais, com uma mostra inaugural prevista para 2026 na galeria em São Paulo, participações em feiras de arte internacionais, como a intensão de apresentar um solo da artista na TEFAF (The European Fine Art Foundation), de Nova York, em maio próximo, além de colaborações com museus, instituições e fundações para levar sua obra a novos públicos. Entre outros projetos, a galeria planeja uma publicação sobre a artista, em parceria com especialistas e curadores, para documentar e contextualizar sua vasta produção.
Familia Schendell…..
A Gomide&Co e a família Schendel compartilham, ainda, do desejo comum de buscar o reconhecimento e a valorização das obras em papel para que o público, os colecionadores e os amantes da arte de Mira Schendel compreendam que a maior parte de sua obra – e aquela que a artista mais prezava – é a produção nesse suporte. Para Thiago Gomide, “um dos grandes legados de Mira foi seu entendimento quanto à dimensão e a potência do papel, seja ele o tipo que for, e utilizado nas mais diversas técnicas” destaca. “A grande obra da Mira é o papel. Ela usou, dobrou, amassou, colou, pigmentou, criou com papel”, ressalta.
“Isso é o que queremos difundir, principalmente, porque há um equívoco em dizer que a pintura pode se conservar melhor” destaca Max. “Existem papeis de Mira da década de 50 que estão intactos, impecáveis”, acrescenta. Para ele, o que se espera da Gomide&Co é intensificar, cada vez mais, o reconhecimento da artista e fazer com que sua obra – mesmo sendo mundialmente reconhecida – chegue aonde nunca encontrou espaço, de forma coerente, consistente e organizada. “Estamos falando de uma senhora europeia que nunca se encaixou em nenhum lugar do mundo. Mira continua avant-garde”.
Sobre a Gomide&Co……
Fundada em 2013 em São Paulo, a Gomide&Co conquistou uma posição de destaque nacional e internacional, com participação nas mais prestigiadas feiras de arte, nos mercados primários e secundário e uma programação conceituada de exposições rigorosamente construídas.
Entrelaçando diferentes gerações e abordagens, a Gomide&Co representa desde artistas já estabelecidos quanto nomes recentes que vêm se consolidando em trajetórias institucionais e comerciais. Entre eles: Lenora de Barros, Marcelo Cipis, Maria Lira, Tiago Mestre, Julia Isidrez, Megumi Yuasa, os espólios de Francisco Brennand e León Ferrari, entre outros. No mercado secundário, artistas como Joseph Beuys, Martin Kippenberger, Antoni Tàpies, Lorenzato e Marcel Broodthaers, que foram exibidos em exposições antológicas, refletindo a preocupação curatorial da galeria em reunir obras históricas e fundamentais para o entendimento e a valorização de suas práticas.
Desde seu início, a Gomide&Co acredita na colaboração com galerias e instituições, com o objetivo de se expandir para novos lugares, levando a arte e seus artistas representados.
Contatos……
Thays Salva-[email protected] –+55 11 97963-9109
a4&holofote comunicação
+5511 3897-4120
Bernadete Druzian | [email protected] | +55 11 99930-5293
Mai Carvalho | [email protected] | +55 11 99934-7866