O zarcão é um dos melhores produtos para preservar superfícies metálicas de problemas de ferrugem e oxidação. Portões, esquadrias, grades, puxadores, dobradiças, corrimão e acabamento de móveis são alguns exemplos de peças em ferro e metal que certamente irão ficar mais protegidos com a aplicação do zarcão.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos falar sobre o que é zarcão, para que serve e como deve ser feita a sua aplicação em peças e demais estruturas metálicas. Confira!
O que é zarcão?
O zarcão, também conhecido como mínio, se trata de um composto químico chamado de tetróxido de chumbo.
Em sua forma básica e primária, o zarcão apresenta-se como um pó vermelho e insolúvel, muito usado na fabricação de vidros, baterias e diferentes tipos de tintas. Já na sua versão de tinta zarcão, o produto é usado como fundo protetor contra ferrugem e oxidação.
A tinta zarcão pode ser usada tanto em ambientes internos (fechaduras, dobradiças, corrimão…) como em ambientes externos de (portões, grades, acabamento de portas, janelas e esquadrias), comércio ou industria.
Qual a cor do zarcão?
Tradicionalmente, o zarcão apresenta uma cor alaranjada. No entanto, em sua forma básica, o zarcão se mostra como um pó vermelho-alaranjado que não se dissolve em água ou outros tipos de ácido.
Vale ainda comentar, que nos últimos anos o zarcão também assumiu outras tonalidades no mercado: como zarcão branco, zarcão cinza escuro e zarcão cinza médio.
Qual a diferença entre zarcão e primer?
O prime é um produto que confere maior espalhabilidade à tinta, melhor rendimento e potencializa a sua aderência a uma determinada superfície, enquanto que o zarcão tem a função de proteger uma determinada superfície metálica contra ações de ferrugem e oxidação antes de receber o acabamento em tinta.
Para que serve o zarcão?
O zarcão tem a função de proteger uma determinada superfície metálica (metais, ferro e alumínio) contra ações de ferrugem e oxidação. Essa proteção do zarcão é necessária, pois com o passar do tempo, a ação às intempéries (sol, chuva, vento, umidade, maresia…) pode desgastar essas peças e estruturas metálicas, principalmente quando elas estão expostas nas áreas externas.
Veja também: Corrimão de Inox: Veja Dicas Para Usar + 18 Exemplos Maravilhosos
Como preparar o zarcão antes da aplicação?
Geralmente, o produto mais utilizado para diluir o zarcão é a aguarrás. No entanto, cada marca tem um tipo de recomendação de quantas partes de aguarrás são necessárias para diluir uma determinada quantidade de zarcão que será utilizada. Vale ainda mencionar, que a diluição do zarcão preço também varia conforme o método de aplicação (pincel de tinta, rolo de tinta ou pistola de pintura).
Obs: não é recomendado diluir zarcão com thinner, gasolina ou outro tipo de solvente, pois isso pode alterar as suas propriedades químicas e alterar até mesmo a sua durabilidade e estética.
Como aplicar o zarcão nas ferragens novas e antigas?
A aplicação do produto zarcão preço pode ser feita tanto em ferragens antigas com ferrugem como em ferragens novas. Por isso, vamos compartilhar abaixo dois passos a passos sobre como aplicar corretamente o zarcão nas estruturas metálicas.
Como aplicar zarcão em ferragens antigas com ferrugem: Passo a Passo
- Proteja o chão com uma lona, papelão ou jornal para evitar respingos sobre o piso;
- Coloque os EPIs mencionados (máscara, luvas, avental e óculos de proteção);
- Utilize uma lixa de ferro para remover a ferrugem da superfície metálica até ela ficar sem nenhuma marca de desgaste ou oxidação;
- Remova todo o pó de ferro com a ajuda de uma pano úmido;
- Com o zarcão diluído na proporção correta, aplique uma camada uniforme em toda a peça com pincel, rolo ou pistola de pintura;
- Aguarde a secagem do produto zarcão;
- Aplica a segunda demão do produto zarcão e aguarde a secagem completa do material;
- Pronto! A superfície metálica já está pronta para receber um acabamento de tinta.
Como aplicar zarcão em ferragens novas: Passo a Passo
- Proteja o chão com uma lona, papelão ou jornal para evitar respingos sobre o piso;
- Coloque os EPIs mencionados (máscara, luvas, avental e óculos de proteção);
- Com o zarcão diluído na proporção correta, aplique uma camada uniforme em toda a peça com pincel, rolo ou pistola de pintura;
- Aguarde a secagem do produto zarcão;
- Aplica a segunda demão do produto zarcão e aguarde a secagem completa do material;
- Pronto! A superfície metálica já está pronta para receber um acabamento de tinta.
Cuidados na aplicação do zarcão
Por se tratar de um produto químico e potencialmente tóxico é importante que o profissional esteja utilizando os devidos EPIs como óculos de proteção, máscara, avental ou capa e luvas de segurança.
Agora que você já sabe o que é zarcão, como preparar e aplicar o produto em superfícies metálicas, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Reforma de Apartamento: 13 Passos Para Uma Obra Perfeita” e confira 13 passos essenciais para uma obra perfeita.