Zaha Hadid: Conheça a Trajetória da Rainha das Curvas na Arquitetura

Mulher e árabe naturalizada britânica, Zaha Hadid é um exemplo para todas as arquitetas que buscam um espaço no mercado.

Zaha Hadid nasceu na cidade de Bagdá, no Iraque, e tem seu nome reconhecido e aclamado mundialmente por conta de seu design não linear, desconstrutivista, acompanhado de curvas, formas e perspectivas, sempre se inspirando na natureza.

Ela foi a primeira mulher a receber o Pritzker, a maior premiação da arquitetura internacional, e também a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects.

Zaha Hadid: Heydar Aliyev Center

Zaha Hadid: Heydar Aliyev Center

Zaha Hadid faleceu precocemente, em 2016, aos 65 anos, e deixou um legado espetacular no mundo arquitetônico. Conheça suas obras e sua importante atuação na arquitetura moderna.

Veja também em nosso blog a história de outras arquitetas reconhecidas internacionalmente:

  • Lina Bo Bardi – biografia, curiosidades, as principais obras e o legado do MASP

Qual estilo arquitetônico de Zaha Hadid?

Zaha Hadid ficou reconhecida mundialmente por conta de seu design não linear, desconstrutivista, acompanhado de curvas, formas e perspectivas inspiradas na natureza.

Breve biografia de Zaha Hadid

Zaha Hadid nasceu no dia 31 de outubro de 1950, na cidade de Bagdá, no Iraque, e construiu um importante legado na arquitetura com grandes obras espalhadas pelo mundo, marcadas pelas curvas e traços orgânicos.

A primeira formação de Zaha Hadid foi a de matemática, na Universidade Americana de Beirute, no Líbano.

Porém, foi no ano de 1972, quando tinha 22 anos, que Zaha Hadid começou a entrar de cabeça no mundo da arquitetura, se matriculando na renomada Architectural Association School of Architecture’s, em Londres.

Lá, Zaha Hadid teve a oportunidade de conhecer dois professores com quem trabalhou posteriormente e foram fundamentais, principalmente para os primeiros passos da arquiteta na profissão: Rem Koolhaas e Elia Zenghelis.

Eles foram tão marcantes que, em seu discurso na premiação do Pritzker, em 2004, Zaha Hadid prestou homenagem aos dois profissionais:

o entendimento e o entusiasmo deles pela arquitetura acenderam minha ambição, e o encorajamento deles me ensinou a confiar até nas minhas intuições mais estranhas.

– Zaha Hadid

Parceria com seus mestres

Zaha Hadid trabalhou durante um período no conceituado estúdio de análise cultural e arquitetura, Office for Metropolitan Architecture, fundado por seus professores citados no discurso da premiação.

A parceria entre os três durou entre 1977 e 1981, e foi uma etapa bastante frutífera na formação de Zaha Hadid.

Entre os trabalhos desenvolvidos pelo trio, o destaque vai para o projeto de ampliação do Parlamento Holandês, no final da década de 70, elaborado com a combinação de ideias de cada um dos profissionais, mas que se integravam em sua totalidade.

Zaha Hadid: Ilustração do Parlamento Holandês

Zaha Hadid: Ilustração do Parlamento Holandês

Escritório próprio

Posteriormente ao trabalho com os arquitetos, Zaha Hadid fundou seu próprio escritório, nos anos 80, o Zaha Hadid Architects, o que fez com que seu nome se tornasse reconhecido mundialmente na área.

Mesmo com pouco tempo de formação profissional, Zaha Hadid venceu um concurso em Hong Kong, ao criar um projeto de construção de um clube de Kowloon, o The Peak. Apesar de ser um dos trabalhos mais significativos da carreira da arquiteta, o projeto nunca saiu do papel de fato.

Zaha Hadid: Pintura do The Peak

Zaha Hadid: Pintura do The Peak

Foi, enfim, no ano de 93, que o primeiro projeto elaborado por seu escritório foi construído. Zaha Hadid foi escolhida para projetar o prédio do corpo de bombeiros do campus de design Vitra, na Alemanha, após um incêndio devastar a edificação. Atualmente, a construção é usada para exibições temporárias e eventos.

Zaha Hadid: Vista aérea do Vitra Campus

Zaha Hadid: Vista aérea do Vitra Campus

Zaha Hadid: Fachada do Vitra Fire Station

Zaha Hadid: Fachada do Vitra Fire Station

Em 2004, Zaha Hadid se tornou a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker de Arquitetura, a maior referência internacional de premiação do meio.

Zaha Hadid também foi a primeira mulher a ser reconhecida pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos. No recebimento da medalha de ouro, Zaha Hadid falou uma das suas mais famosas frases em defesa das mulheres na arquitetura:

Hoje em dia vemos o tempo todo mais arquitetas estabelecidas. Mas isto não significa que seja fácil. Às vezes os desafios são imensos. Houve uma mudança tremenda nos últimos anos e vamos continuar com este progresso.

– Zaha Hadid

Por muitas vezes, os projetos de Zaha Hadid eram cercados de polêmicas por terem custos muito elevados.

Um exemplo disso foi o projeto futurístico que criou para a Olimpíada de 2020, em Tóquio: o projeto do estádio foi orçado em 2 bilhões de dólares.

No entanto, a organização do evento decidiu por um desenho mais simples.

Zaha Hadid: Estádio criado para as Olimpíadas de Tóquio 2020

Zaha Hadid: Estádio criado para as Olimpíadas de Tóquio 2020

Zaha Hadid faleceu no dia 31 de março de 2016, aos 65 anos, após sofrer um ataque cardíaco quando tratava de uma bronquite em um hospital em Miami.

Zaha Hadid: Obras em destaque

Com obras em diversos cantos do mundo, Zaha Hadid possui em seu portfólio diversos projetos de grande importância para a arquitetura, cada um com características únicas.

Um dos que tiveram mais destaque na mídia, no entanto, foi a construção do Centro Aquático de Londres, especialmente para as Olimpíadas de 2012. Para elaborar o projeto, Zaha Hadid se inspirou na fluidez da água, criando desenhos com sua principal marca registrada: as curvas.

Zaha Hadid: Centro Aquático de Londres

Zaha Hadid: Centro Aquático de Londres

O projeto foi concebido para atender até 17.500 pessoas durante o evento, criando arquibancadas temporárias, que foram substituídas por outras permanentes e, desde o ano de 2014, está aberto para um público de até 2.500 pessoas.

Zaha Hadid: Interior do Centro Aquático de Londres

Zaha Hadid: Interior do Centro Aquático de Londres

Conheça outras obras de destaque de Zaha Hadid:

  • Guangzhou Opera House: inaugurado em 2011, o projeto do teatro à beira do rio Guangdong, na China, teve a natureza como principal inspiração, como a maioria dos trabalhos de Zaha Hadid. Foi vencedor de um concurso em 2002, após concorrer com outros escritórios renomados.
Zaha Hadid: Guangzhou Ópera House visto à noite

Zaha Hadid: Guangzhou Ópera House visto à noite

Zaha Hadid: Interior do Guangzhou Ópera House

Zaha Hadid: Interior do Guangzhou Ópera House

  • Centro Rosenthal de Arte Contemporânea: localizado nos Estados Unidos, em Cincinnati, a obra original é datada de 1939. Zaha Hadid concorreu com cerca de 100 profissionais para elaborar o projeto de um novo prédio no local.
Zaha Hadid: Centro Rosenthal

Zaha Hadid: Centro Rosenthal

Zaha Hadid: Interior do Centro Rosenthal

Zaha Hadid: Interior do Centro Rosenthal

  • Museu Maxxi: Zaha Hadid teve o desafio de projetar o prédio do primeiro museu de arte contemporânea de Roma, em 1998. Para isso, a arquiteta optou pela construção de um espaço que pode ser utilizado de diferentes formas, dividindo o local entre arte e arquitetura.
Zaha Hadid: Museu Maxxi

Zaha Hadid: Museu Maxxi

Zaha Hadid: Interior do Museu Maxxi

Zaha Hadid: Interior do Museu Maxxi

  • Port House
Zaha Hadid: Port House

Zaha Hadid: Port House

  • Centro Científico Phaeno
Zaha Hadid: Centro Científico Phaeno

Zaha Hadid: Centro Científico Phaeno

Zaha Hadid: Interior do centro científico Phaeno

Zaha Hadid: Interior do centro científico Phaeno

Além de projetos arquitetônicos, Zaha Hadid também escreveu um livro sobre suas obras completas e outro assinado por seu escritório e intitulado: Redefinindo Arquitetura e Design.

Principais prêmios e homenagens à Zaha Hadid

Com seu trabalho reconhecido mundialmente, Zaha Hadid, além de receber o maior prêmio da arquitetura internacional, o Pritzker, em 2004, também recebeu diversas outras formas de reconhecimento.

Quatro anos depois, a arquiteta figurou na lista das 100 mulheres mais influentes do mundo publicada na revista Forbes, ocupando a 69ª posição.

Em 2012, Zaha Hadid foi eleita Dama da Ordem do Império Britânico, uma das mais significativas honras do Reino Unido, por conta de seu brilhante legado na arquitetura contemporânea.

Zaha Hadid ainda foi contemplada 19 vezes em diversas categorias do RIBA (Royal Institute of British Architects), um das premiações mais respeitadas da Europa.

Em 2017, o Google homenageou Zaha Hadid com um doodle em que ela aparece ao lado de uma das suas obras mais icônicas: o Centro Heydar Aliyev, em Baku, no Azerbaijão.

Zaha Hadid: homenagem do Google à arquiteta, em 2017 (foto: Casa Cláudia)

Zaha Hadid: homenagem do Google à arquiteta, em 2017 (foto: Casa Cláudia)

Praticamente todo ano, seu escritório recebeu um prêmio, comprovando a excelência de seu trabalho e sua forte influência mundial, mesmo após sua morte.

O papel das mulheres na arquitetura sempre foi uma preocupação de Zaha Hadid. Veja mais detalhes da carreira de outras arquitetas famosas e inspire-se em suas trajetórias!

Zaha Hadid surpreendeu a todos com suas obras, não é mesmo? Você também pode encantar seu cliente com um projeto incrível! Receba nosso material e confira dicas que vão dar um UP na sua carreira:

Comentários

Não há comentários em "Zaha Hadid: Conheça a Trajetória da Rainha das Curvas na Arquitetura"