O Wood Frame é um sistema construtivo que utiliza perfis de madeira para criar obras rápidas e sustentáveis.
Muito utilizado nos EUA e em alguns países da Europa, o Wood Frame ainda não é comum no Brasil. Existem alguns motivos que explicam essa situação, você sabe quais são eles?
No post de hoje, vamos explicar com detalhes o que é esse sistema construtivo, como ele é feito e porque o Wood Frame ainda não emplacou no Brasil. Boa leitura!
O que é Wood Frame?
Wood Frame é uma técnica construtiva que utiliza perfis de madeira e placas estruturais para criar casas e edificações de até 5 pavimentos. A madeira utilizada é de reflorestamento, o que torna o sistema sustentável.
O termo Wood Frame vem do inglês, traduzindo significa estrutura de madeira.
Essa técnica construtiva faz parte do Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), que também conta com o Steel Frame.
Os dois fazem uso de perfis leves e são extremamente flexíveis, permitindo qualquer tipo de acabamento interior ou exterior.
O Wood Frame surgiu na América do Norte no século XIX, mais especificamente nos EUA.
O Wood Frame também é aplicado com frequência no Canadá, na Europa e alguns países da América do Sul, como Chile e Venezuela.
Veja também: 6 Tipos de Forro Que Você Precisa Conhecer Antes de Iniciar uma Obra
Como é a presença do Wood Frame no Brasil?
No Brasil, o Wood Frame ainda não é muito utilizado e existem alguns motivos que explicam esse fato.
Primeiramente, aqui a madeira é considerada um material secundário na construção civil, já que existe uma grande tradição no uso da alvenaria.
Além disso, muitas pessoas consideram que o Wood Frame contribui com desmatamento das árvores nativas brasileiras. Mas vale destacar que as madeiras utilizadas no Wood Frame (pinus e eucalipto) são abundantes e crescem com velocidade.
Outra explicação é a falta de uma normatização oficial referente à construção de Wood Frame no Brasil, o que limita a criação de projetos.
Mesmo com essas limitações, em algumas regiões do sul a construção com Wood Frame já é uma realidade.
Há até mesmo a expectativa da construção de condomínios de alto padrão com Wood Frame nos próximos anos.
Veja também: Carlos Motta – o designer que usa a madeira sem agredir a natureza
Quais são as características do Wood Frame?
A madeira utilizada no Wood Frame é de reflorestamento e precisa estar seca e sem imperfeições (nós e resíduos).
O material mais usado pelos americanos e indicado para projetos de Wood Frame é o Pinus, mas também utiliza-se o eucalipto.
A parte estrutural (montantes e travessas) é composta por madeira maciça, enquanto as chapas de revestimento são de OSB (Oriented Strand Board).
Para o dimensionamento das peças estruturais individuais, recomenda-se seguir as orientações da NBR 7190/1997 (Projeto de estruturas de madeira).
Os painéis de Wood Frame são feitos em fábrica já com todas as medidas corretas e transportadas para o local da obra para a montagem.
A primeira etapa de uma construção feita com Wood Frame é a instalação da estrutura de madeira, que será responsável por toda sustentação da obra.
Em seguida, é feito o preenchimento das paredes com mantas que funcionam como isolante térmico e, por fim, inicia-se a cobertura e vedação do projeto.
Uma parede de uma casa de Wood Frame é feita por camadas. No meio fica a estrutura de madeira e, em seguida, são colocadas as placas de madeira OSB em conjunto com uma placa cimentícia e o gesso acartonado.
São feitas aberturas para incluir as instalações hidráulicas e hidrelétricas.
O acabamento da parte externa vai depender do revestimento escolhido pelo cliente.
Dentro da parede de Wood Frame é necessário fazer um preenchimento para garantir o conforto térmico. Entre as opções de material estão mantas de lã de vidro ou rocha.
Nas áreas expostas à água (banheiro e cozinha) são utilizadas placas cimentícias com selador acrílico anti-fungo e pintura de resina acrílica pura. Sobre elas podem ser incluídas placas de gesso acartonado e os revestimentos, como azulejo.
Veja também: Encante-se com a marcenaria criativa e descubra onde fazer cursos
Wood Frame: Vantagens e Desvantagens
Vantagens
Sustentabilidade
O setor de construção civil é um dos que mais geram resíduos sólidos no meio ambiente. São alguns exemplos as sobras de argamassa, concreto e areia que não podem ser reaproveitadas.
A poluição causada pela queima de tijolos também é outro problema gerado por conta do uso de materiais convencionais em obras.
Diante desse contexto, umas das principais vantagens de uma obra de Wood Frame é a redução de resíduos gerados para o meio ambiente. Além disso, a madeira é o único material de construção renovável.
Veja também: Tudo o que você precisa saber para criar uma casa sustentável!
Prazo de entrega rápido
Assim como toda obra de construção a seco, o prazo de entrega de uma casa de Wood Frame costuma ser bem rápido (por volta de 2 meses de acordo com o projeto).
Essa é uma vantagem para empreendedores que precisam da obra pronta para comércio ou outro tipo de negócio.
Veja também: O Que é Enxaimel? Encante-se com Obras de Encher os Olhos!
Conforto térmico e acústico
Tanto em regiões mais frias como mais quentes do Brasil, casas de Wood Frame trazem uma sensação agradável para os moradores. A madeira absorve até 40 vezes menos calor do que a alvenaria de tijolos.
Aplicação de diversos revestimentos
A estrutura de Wood Frame permite o uso de vários tipos de revestimentos, como tinta, azulejo, cerâmica, porcelanato, entre outros. Para áreas molhadas recomenda-se o uso do drywall sob o revestimento (falaremos mais sobre o assunto ao longo do texto).
Veja também: Casa Estilo Americano – Desvende os Segredos e Veja 35 Exemplos Incríveis!
Desvantagens
Necessidade de mão de obra super especializada
Por ser um sistema construtivo pouco utilizado no Brasil, o Wood Frame exige uma mão de obra especializada.
Essa necessidade não vem apenas da importância de contar com profissionais experientes, mas também da precisão de ferramentas e materiais específicos.
Dessa forma, o início da execução do projeto pode demorar.
Limite de até 5 pavimentos
Construções de Wood Frame podem ter, no máximo, 5 andares. Essa exigência não permite que construções desse tipo sejam realizadas em grandes empreendimentos.
Veja também: O Que é OSB? Inspire-se com +13 Ideias Versáteis e Criativas
Como usar drywall em construções de Wood Frame
O drywall é um dos materiais mais utilizados para o fechamento de obras de Wood Frame, principalmente em áreas molhadas como banheiro e cozinha.
Nessas situações, recomenda-se o uso do drywall com placa RU (Resistente à umidade) ou “placa verde”. Ela protege a infraestrutura do Wood Frame contra respingos, escorrimento de água e vapor condensado.
15 casas sensacionais feitas com Wood Frame
Agora que você já sabe o que é Wood Frame e como o drywall é utilizado nesse sistema construtivo, veja 15 exemplos incríveis!
Gostou de conhecer mais sobre o Wood Frame? Compartilhe com a gente nos comentários qual casa você gostou mais 🙂