Urbanização é quando a população urbana cresce mais do que a população rural, tanto em número de pessoas como em extensão. Trata-se de um fenômeno causado pelo êxodo rural, que consiste na migração dos moradores do campo para a cidade.
A urbanização foi um processo natural do mundo, que aconteceu primeiramente na Europa devido à Revolução Industrial.
Esse processo influenciou diretamente o desenvolvimento da arquitetura e até hoje é assunto obrigatório quando queremos entender a forma de habitar grandes e pequenas cidades.
O processo de urbanização no Brasil foi muito acelerado, o que trouxe graves problemas que estão presentes nas cidades até hoje.
Quer entender melhor como tudo aconteceu? No post de hoje, vamos contar a história da urbanização no Brasil e no mundo. Acompanhe!
Veja também: Cidades Inteligentes – A Tecnologia Como Solução de Problemas Urbanos!
O que é urbanização?
Urbanização é quando a população urbana cresce mais do que a população rural, tanto em número de pessoas como em extensão. Trata-se de um fenômeno causado pelo êxodo rural, que consiste na migração dos moradores do campo para a cidade.
Veja também: Conheça o Prédio Mais Alto do Brasil e se Inspire na sua Arquitetura
Antes de falarmos do processo de urbanização brasileira, vamos explicar rapidamente quando esse conceito surgiu.
Com a Revolução Industrial (1760 – 1840), as áreas urbanas começaram a oferecer muitos empregos para a população, fato que estimulou a saída da área rural.
Além disso, com a criação das máquinas à vapor e outras tecnologias, houve uma diminuição dos empregos no campo.
Diante desse contexto, muitos moradores não tinham opção a não ser procurar novas oportunidades na cidade, dando o ponta pé inicial na urbanização.
O processo de urbanização ocorreu primeiramente nos países que hoje são classificados como desenvolvidos (Inglaterra, Alemanha, Japão, Estados Unidos).
Com a urbanização, vemos surgir os primeiros conjuntos habitacionais, processo que trouxe muitas mudanças para a arquitetura do século XX.
Quer entender mais como foi esse período? Confira também: Conjunto Habitacional – Entenda Sua Origem e Por Que Influenciou a Arquitetura Moderna
Quais são as causas da urbanização?
A urbanização é marcada pela mecanização do campo e pelo processo de industrialização das cidades, que gera mais empregos na área urbana. Diante desse contexto, a principal causa da urbanização é a saída da população rural do campo rumo às cidades em busca de melhores condições de vida.
Resumo: causas do processo de urbanização
- Revolução Industrial
- processo de Industrialização
- criação de empregos na cidade
- mecanização do campo
Quais são as causas da urbanização no Brasil?
O processo de urbanização no Brasil começou no início do século XX, a partir da década de 30.
Foi nesse período que houve um crescimento da industrialização do país, que levou ao deslocamento da população rural para a área urbana.
Para entendermos melhor o processo de urbanização no Brasil, vamos analisar rapidamente onde era a concentração das cidades brasileiras desde o século XVI.
Inicialmente, as cidades brasileiras ficaram concentradas na área litorânea devido ao extrativismo e, anos depois, à produção de açúcar.
Nesse período pré-urbanização, o interior do Brasil ainda era vazio. A primeira cidade do país foi São Vicente, no litoral de SP.
Mas a partir do século XVII, houve a descoberta do Ouro e o crescimento da pecuária no país, o que fez com que as cidades do campo começassem a crescer.
Pulando para o início do século XX, o café torna-se o principal produto brasileiro e primeiro item exportado para fora do país. A produção do grão começou a acontecer no Vale do Paraíba (Rio de Janeiro), caminhou para o Oeste Paulista e foi até o Noroeste do Paraná.
O café trouxe muito lucro para essas regiões, principalmente no eixo Rio-São Paulo. Foi nesse período que começaram a surgir os centros urbanos, com novas estruturas (como linhas férreas e portos), novas atividades, serviços e grande concentração de renda.
Veja também: Ama arquitetura inglesa? Confira a história da Estação da Luz!
A arquitetura no Sudeste cresceu muito nesse período, se beneficiando da concentração de renda e investimentos em negócios. Podemos citar como obra icônica desse período o Edifício Martinelli, inaugurado em 1929, que durante muitos anos foi o edifício mais alto da América Latina.
Na década de 50, com o acelerado crescimento imobiliário de São Paulo, foi encomendado um dos projetos mais famosos de Oscar Niemeyer, o Edifício Copan.
Sendo assim, podemos afirmar que a urbanização brasileira nesse período foi concentrada no Sudeste, e até hoje essa região acumula a maior concentração de renda do Brasil.
De acordo com levantamento realizado pelo IBGE, 28% das áreas urbanizadas do país estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Vale destacar que a fundação de Brasília, em abril de 1960, representou um grande marco para a urbanização do Brasil.
Até então, a região centro-oeste era vazia, e a atual capital do país fez com que houvesse uma ligação com Sudeste, expandido a urbanização brasileira para outras regiões do Brasil.
Quais foram as consequências da rápida urbanização brasileira?
O processo de urbanização no Brasil foi concentrado na região Sudeste. As cidades passaram a receber muitas pessoas e cresceram de forma acelerada e exagerada, situação que trouxe muitos problemas.
A estrutura dos grandes centros urbanos brasileiros não comportam a quantidade de pessoas que vivem nele, e uma das principais consequências desse cenário é o crescimento de áreas não planejadas como favelas e ocupações irregulares.
Esses locais quase sempre sofrem com a falta de saneamento básico, asfalto, iluminação pública eficiente e transporte de qualidade.
Outro grande problema causado pelo processo de urbanização desorganizado são as ilhas de calor.
Ilhas de calor urbano (ICU) é o nome dado às cidades com elevado grau de urbanização que têm a temperatura maior do que as regiões rurais próximas.
Esse fenômeno acontece devido à concentração de asfalto, ruas, avenidas e concreto (prédios, casas e outras construções).
Há excesso de chuva nas ilhas de calor, o que causa o aumento de enchentes e grandes catástrofes nos centros urbanos.
Veja outros problemas causados pelo processo desorganizado de urbanização:
Resumo das consequências da rápida urbanização brasileira
- problemas de mobilidade urbana
- crescimento de áreas periféricas
- precarização dos serviços
- aumento do lixo urbano
- enchentes
- surgimento de ilhas de calor
Na sua opinião, como esses problemas da urbanização acelerada do Brasil poderiam ser resolvidos? Compartilhe com a gente nos comentários!