Nascido na Coreia do Sul, mais especificamente na cidade de Seul, Toyo Ito se mudou para o Japão ainda criança e lá viu seu sonho de ser arquiteto se tornar realidade.
Conhecido principalmente pelo seu trabalho inovador, Toyo Ito se caracteriza por fazer um uso diferenciado de materiais tradicionais, dando um nova roupagem ao seu uso habitual.
Após o Japão ser impactado pelo terremoto e o tsunami, em 2011, o arquiteto foi um dos principais nomes escolhidos para a criação do Home For All, um projeto pensado para abrigar as vítimas de maneira confortável e segura.
Saiba mais sobre o legado desse renomado arquiteto e suas obras de sucesso em todo o mundo.
Quer conhecer os profissionais nacionais? Veja mais sobre arquitetos brasileiros:
Biografia de Toyo Ito
Tokyo Ito nasceu em Seul, na Coreia do Sul, no dia 1 de junho de 1941, e se mudou para o Japão quando tinha apenas dois anos de idade. Aos 12 anos, após o falecimento de seu pai, Ito passou a trabalhar na empresa da família, produzindo miso (uma massa para sopa bastante tradicional no país).
Sua trajetória como profissional de arquitetura começou no início da década de 60, quando se matriculou na Universidade de Tóquio e começou a se dedicar integralmente aos estudos de arquitetura.
Seu primeiro contato com o mercado da arquitetura foi em 1965, no escritório Kiyonori Kikutake Architect and Associates. Seis anos depois, teve a oportunidade de abrir seu próprio negócio em Tóquio, um estúdio chamado URBOT – Urban Robot, alterando seu nome para Toyo Ito & Associates, em 1972.
Atualmente, além de estar à frente de seu negócio, Toyo Ito também reserva um tempo para se dedicar ao ensino universitário, capacitando novos arquitetos a terem um futuro brilhante na profissão.
Com uma carreira de mais de quatro décadas, a trajetória de Toyo Ito é marcada principalmente pela responsabilidade social, já que se preocupa com o futuro dos jovens e preza por um ensino igualitário e de qualidade.
Você está se iniciando da arquitetura ou pretende fazer uma faculdade nessa área? Confira em nosso blog:
Obras de Toyo Ito
Caracterizada principalmente pelo grande poder de inovação no uso dos materiais, o portfólio de Toyo Ito conta com diversos trabalhos reconhecimentos mundialmente.
Tais peculiaridades podem ser vistas em dois significativos projetos do artista: em Bruges, na criação de um pavilhão temporário, em 2002; e em Tóquio, dois anos depois, no edifício Tod’s, no qual a fachada do prédio também é utilizada como estrutura da obra.
Projetos como a Torre dos Ventos, de Yokohama, e o Dome de Odate, no Japão são alguns exemplos de trabalhos em que as novas tecnologias foram bastante utilizadas.
A maioria de seus primeiros trabalhos foram voltados para a criação de projetos de residências, principalmente no Japão e em seu arredores. Nesse início de carreira, destaque para a Aluminum House, uma casa de madeira revestida inteiramente de alumínio, no ano de 1971.
Em 1976, a criação da casa White U. Feita especialmente para a sua irmã, foi o projeto responsável por torná-lo conhecido no mundo da arquitetura.
Ao longo de toda a sua trajetória, Toyo Ito sempre procurou criar projetos habitacionais que representassem a vida urbana de seu país, fazendo o uso de materiais industriais como concreto, alumínio, tecidos, tubos, entre outros.
A biblioteca da Universidade Tama Art, em Tóquio, é outra obra de sucesso que merece ser citada. Inaugurada no ano de 2007, o projeto conta com dois andares desenhados com infinitos arcos, resultando em um espaço conceitual e poético ao mesmo tempo.
Esta sua capacidade de inovar sem impactar o ambiente pode ser traduzida em mais uma de suas célebres frases:
A arquitetura não é muito mais do que uma árvore. As árvores crescem de acordo com seus arredores. Mas alguns arquitetos sem consideração para o meio ambiente, criam uma ordem particular. Eu não, porque acho que cumprimos o nosso trabalho somente quando resolvemos o meio ambiente.
Um exemplo dessa preocupação se concretizou em 2009, quando o arquitetou chamou a atenção do mundo todo com a construção do Estádio de Energia Solar, em Taiwan:
- Primeiro: é aberto, como se fosse um parque.
- Segundo: tem uma arquitetura fluida, nesse caso, uma estrutura helicoidal.
- Terceiro: usa o máximo de energia natural.
O estádio teve o custo total de 150 milhões de dólares, e conta com 8.844 painéis solares e capacidade para 55 mil pessoas.
Outro destaque em seu portfólio é a construção de um museu no Japão, em Imabari na ilha de Omishina, com o objetivo de apresentar seus trabalhos arquitetônicos. Feito em alumínio, o espaço foi criado principalmente para incentivar os novos estudantes de arquitetura, a quem aconselha:
Jamais pense como arquiteto. Sempre pense como um ser humano comum. Não se enquadre em um tipo fixo de arquitetura, isso limitará sua imaginação.
O Home For All também é outra das obras de Toyo Ito que mostram muito de seu talento e inventividade. Com a participação de outros profissionais, a obra é um compilado de espaços construídos para acomodar vítimas do tsunami e do terremoto que devastaram o Japão, em 2011.
Segundo o arquiteto, as acomodações criadas para abrigar os sobreviventes eram inapropriadas, principalmente por conta de seu espaço compacto e falta de privacidade:
Esse tipo de projeto evoca as origens da arquitetura, exigindo criações mínimas. Um arquiteto é alguém que pode fazer tais espaços serem mais humanos, providos de um pouco mais de beleza e de conforto.
Veja também: Conheça a incrível arquitetura minimalista da Japan House
Premiações de Toyo Ito
Entre as premiações que Toyo Ito recebeu ao longo de sua carreira, destaque para:
- Título de acadêmico da Academia Internacional de Arquitetura (IAA), em 2000;
- Leão de Ouro pela Trajetória Profissional – Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2002;
- “World Architecture Awards 2002”: Melhor Edifício da Ásia Oriental;
- Medalha de ouro no RIBA – Royal Gold Medal, em 2006;
- Prêmio Pritzker, em virtude de seu trabalho considerado “atemporal”, em 2013.
Se você quiser conhecer a biografia de outros arquitetos de renome internacional, dê uma olhada nestes artigos:
Toyo Ito surpreendeu a todos com suas obras, não é mesmo? Você também pode encantar seu cliente com um projeto incrível! Receba nosso material e confira dicas que vão dar um UP na sua carreira:
Não há comentários em "Conheça a criatividade de Toyo Ito no uso dos materiais em suas obras"