O martelo é uma das ferramentas mais antigas da humanidade. Registros arqueológicos comprovam que o objeto já era usado na idade pré-histórica para quebrar pedras e talhar objetos.
Seu design simples e eficiente tornam a ferramenta indispensável em qualquer tipo de obra, por isso é importante conhecer os tipos mais usados do mercado. Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar 6 tipos de martelo que fazem a diferença na construção civil. Boa leitura!
Para que serve o martelo?
A função principal do martelo é fixar pregos em superfícies, mas ele também pode ser usado para quebrar paredes, lapidar objetos, fazer reparos automotivos, assentar pisos e cerâmica, entre outras funções.
Para cada atividade existe um tipo específico de martelo, conforme veremos ao longo do texto.
Qual a diferença entre marreta e martelo?
A marreta é maior e mais pesada do que um martelo comum. Ela é usada para quebrar e demolir superfícies como paredes, por exemplo. Essa ferramenta é feita com uma cabeça de metal uniforme e um cabo longo, geralmente de madeira.
Veja também: Reforma de Apartamento – 13 Passos Para Uma Obra Perfeita
Quais são os diferentes tipos de martelo?
Existem diferentes tipos de martelo, cada um com materiais e funções específicas. Veja agora quais são os mais utilizados do mercado:
1. Martelo unha
Vamos começar nossa lista de tipos de martelos falando sobre o martelo unha, chamado também de martelo de orelha.
Trata-se de um dos mais populares do mercado, com certeza você já deve ter visto ou até mesmo usado um martelo desse tipo.
Sua cabeça é dividida em 2 partes: uma com “garras”, que serve para retirar pregos da superfície, e a outra achatada que tem como objetivo fixar objetos em paredes, madeira, etc. Em relação ao cabo, ele pode ser de madeira, aço ou até fibra de vidro.
Se você quer começar a montar uma caixa de ferramentas, sem dúvidas o martelo unha é uma das peças que não podem faltar!
2. Martelo de borracha
O martelo de borracha é usado em atividades que exigem cuidado na hora de martelar, como a aplicação de pisos e cerâmicas ou a montagem de um móvel de madeira, por exemplo.
Sua cabeça é produzida a partir de nylon ou borracha, materiais excelentes que ajudam a fixar objetos delicados em superfícies sem correr o risco de quebras ou avarias.
Veja também: Como Colocar Piso – Veja Como Instalar Laminado e Vinílico Sem Sufoco
3. Martelo de estofador
Quando falamos de pregos pequenos e finos, o martelo de estofador é o mais indicado. Devido ao seu tamanho, que é menor quando comparado a outros modelos, ele traz mais precisão para o furo e evita que o prego entorte.
Ele é bastante usado em estofados e, por isso, tem esse nome.
4. Martelo de bola
Esse martelo é usado para reparos automotivos, quando é necessário colocar e retirar rebites ou dar a metais flexíveis diferentes formatos, por exemplo.
Ele tem uma cabeça mais arredondada, permitindo que o seu usuário forme curvas nas superfícies com mais facilidade.
5. Martelo de pedreiro
Vamos falar sobre o martelo de pedreiro? Ele é semelhante a uma talhadeira e é indicado principalmente para trabalhos com tijolo de alvenaria.
Ele tem um lado da cabeça bem mais fino quando comparado a outros modelos, que serve para cortar partes de um tijolo sem a necessidade de destruí-lo completamente.
6. Martelo de forja
O martelo de forja é indicado para tarefas mais pesadas, que exigem força e uma área de contato maior. Ele é bastante usado na cutelaria e pode chegar a pesar até 9kg.
Gostou de conhecer mais sobre os diferentes tipos de martelo? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Não há comentários em "Quais São os Tipos de Martelos? Tudo Que Você Precisa Saber!"