Gesso é um produto em pó de coloração branca obtido a partir da calcinação da rocha gipsita. Ele é usado para a criação de revestimentos, divisórias, forros e até mesmo decoração. A massa de gesso também pode ser usada para reboco ou substituindo a massa corrida.
Forros de gesso são utilizados para valorizar a iluminação do ambiente e criam vários efeitos interessantes. Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar quais são os tipos de gesso e como eles podem ser usados no forro. Boa leitura!
Veja também: O Que é Planta de Forro? Veja Como Fazer de um Jeito Fácil
O que é gesso?
Gesso é um produto em pó de coloração branca obtido a partir da calcinação da rocha gipsita. Ele é usado para a criação de revestimentos, divisórias, forros e até mesmo decoração. A massa de gesso também pode ser usada para reboco ou substituindo a massa corrida.
O Brasil tem muitas reservas dessa rocha e, por isso, o material é facilmente encontrado em lojas de construção.
Agora que você já sabe o que é gesso, vamos mostrar suas aplicações em forros.
Tipos de gesso: em qual ambiente posso usar?
O gesso é um material versátil que tem várias aplicações na construção civil. Ele pode ser usado em todos os ambientes, seja no forro, em divisórias ou até mesmo na decoração.
Uma dúvida comum é: todos os tipos de gesso podem ser usados em áreas úmidas (banheiro, cozinha, entre outras?) A resposta é não. Como trata-se de ambientes que correm o risco de mofar ou amarelar, recomenda-se o uso de placas de gesso acartonado verde, conhecido como RU.
Essas placas apresentam em sua composição silicone e componentes fungicidas, que garantem sua resistência à umidade.
Veja também: O Que é Pé Direito? Inspire-se com 31 Ambientes Sensacionais
Quais são os tipos de gesso?
Quando falamos sobre tipos de gesso, existem basicamente 4 formatos que são usados para diferentes funções. Veja um resumo sobre eles:
Gesso acartonado
O gesso acartonado é um dos tipos de gesso mais usados em obras que exigem rapidez e praticidade. Comercializado em formato de placas revestidas com papel cartão, ele é constituído por gesso e aditivos. Esse material é indicado para a construção de sancas, forros, paredes, divisórias e até mesmo móveis.
Muitas pessoas chamam esse tipo de gesso de drywall, mas trata-se de duas coisas diferentes. Na verdade, o drywall é um sistema de construção a seco que utiliza as placas de gesso acartonado em conjunto com uma estrutura metálica.
Quer saber mais sobre o assunto? Explicamos tudo neste post: O que é Drywall? Confira os Mitos e Verdades e Veja Como Funciona
Em relação ao forro, a aplicação do gesso acartonado é feita principalmente para o rebaixamento de teto, ajudando a criar efeitos de iluminação no ambiente.
Já o uso do gesso acartonado estruturado é interessante para edificações com telhado e ausência de laje.
Gesso em pó
Você sabia que os tipos de gesso não são só usados para vedação e forro? O gesso em pó tem uma outra finalidade: substituir cimento ou massa corrida.
Ele pode ser usado em superfícies planas para fazer acabamento ou até mesmo em detalhes decorativos. É só misturá-lo com água para obter uma massa de fácil manuseio e limpeza.
Gesso em blocos
Os blocos de gesso surgiram como uma alternativa mais econômica para quem está planejando uma obra de alvenaria estrutural. Ele pode substituir os famosos blocos de concreto ou cerâmicos.
Segundo a NBR 16494, bloco de gesso é definido como sendo componentes fabricados industrialmente compostos basicamente de gesso, com formato de paralelepípedo, podendo ser maciço ou vazado, possuindo duas faces planas e lisas, com encaixes macho e fêmea em lados opostos.
O bloco de gesso é bastante resistente e apresenta um bom desempenho térmico e acústico. Devido a sua superfície lisa, ele dispensa a necessidade de reboco ou chapisco para acabamento.
Veja também: Tijolo de Gesso – Vantagens, Onde Usar, Como Fazer +21 Projetos
Quais são os tipos de forro de gesso?
Forro de Gesso Liso com Moldura
Quando falamos sobre tipos de gesso, o forro de gesso liso com moldura é um dos mais usados. Ele traz um acabamento charmoso e, ao mesmo tempo, clean.
Veja também: O Que é Rodateto? Conheça as Vantagens, Tipos e Use no Seu Projeto
Forro Liso com Tabica
O forro liso tabicado é constituído por uma parte que se chama tabica, por isso esse nome. Ela parece uma canaleta e faz com que o forro fique rebaixado, dando um efeito diferenciado para o ambiente.
Forro com Sanca Fechada
Sanca fechada é quando o forro é rebaixado apenas no encontro da parede com o teto, e não em toda a área. Ela é utilizada em projetos que buscam aspecto clean e iluminação direta, feita geralmente com spots. A sanca fechada pode ter, ou não, moldura.
Forro com Sanca Aberta
Os tipos de forro de gesso com sanca fechada e aberta são bem parecidos, a única diferença está no efeito de iluminação. No caso da sanca aberta, a iluminação é indireta, trazendo um efeito mais suave para o ambiente.
Veja também: Sanca Com LED – Inspire-se com 11 Exemplos de Cair o Queixo
Forro de Gesso com Sanca Invertida
Uma das coisas mais legais sobre tipos de forro de gesso é a variedade de opções, não é mesmo? Vamos falar agora do forro de gesso com sanca invertida, que tem a iluminação instalada na parte de dentro e reflete a luz para o teto ou em direção à parede. Esse efeito de iluminação deixa o ambiente mais acolhedor e elegante.
Gostou de aprender mais sobre os tipos de gesso? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!