Conheça os 10 Tipos de Buchas Mais Usados e Suas Aplicações

Você sabia que existem diferentes tipos de buchas no mercado? Pois, é! Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, as buchas podem exercem funções diferentes no ambiente, a depender do seu material, tamanho e formato.

Seja para fixar um quadro, uma prateleira ou até um móvel planejado, os diferentes tipos de buchas devem ser escolhidos com atenção para que o objeto fixado permaneça no local de forma segura. No entanto, em meio a tantos modelos é natural que as pessoas fiquem com dúvidas sobre quais tipos de buchas de parede que devem ser usados no ambiente. Pensando nisso, separamos abaixo os 10 tipos de bucha para parede mais usados e suas aplicações. Confira!

 Como escolher a bucha certa?

Existem diferentes tipos de bucha para parafuso no mercado feitos com materiais, tamanhos e formatos distintos. Não é à toa que muitas pessoas ficam em dúvida sobre quais tipos de buchas comprar. Dessa forma, para que você seja mais assertivo na escolha é fundamental levar em consideração ao menos 3 fatores, sendo eles:

  • local de fixação;
  • carga máxima suportada;
  • tamanho do parafuso escolhido.

Esses 3 fatores irão determinar qual o material, o tamanho e o formato da bucha necessária para a fixação do objeto. Vale mencionar que os principais locais de fixação dos diferentes tipos de buchas são bloco de concreto, tijolo maciço, tijolo oco, drywall, tipos de forro de gesso, superfícies metálicas e divisórias em geral.

Existem diferentes tipos de bucha para parafuso no mercado. Fonte: Magazine Luiza

1. Existem diferentes tipos de bucha para parafuso no mercado. Fonte: Magazine Luiza

Conheça os tipos de buchas mais usados e suas aplicações

Bucha S

A bucha S é um dos tipos de buchas mais usadas já que possui uma base de ancoragem versátil. A estrutura desses tipos de buchas podem ser encontradas com abas ou sem e conta com linguetas que permitem aderência no orifício instalado, fazendo com que a peça se agarre na superfície e não se movimente durante o rosqueamento do parafuso.

Esses tipos de buchas podem ser aplicadas em diversos materiais e tipos de parede como paredes de tijolo, alvenaria e concreto. Para a instalação, basta fazer um furo na parede, de acordo com o tamanho e a espessura da peça escolhida, depois insira a bucha, rosqueie o parafuso e, em seguida, posicione a peça que se deseja instalar.

A bucha S é um dos tipos de buchas mais usadas já que possui uma base de ancoragem versátil. Fonte: GypCenter

2. A bucha S é um dos tipos de bucha para parede mais usadas já que possui uma base de ancoragem versátil. Fonte: GypCenter

Bucha FU

Assim como os tipos de buchas S, as buchas Fu também são bastante versáteis já que podem ser aplicadas tanto na superfície de materiais maciços quanto ocos. No entanto, a principal diferença de ambas está no peso suportado por cada uma.

Enquanto os tipos de buchas S são feitas de plástico e podem ser usadas em superfícies mais finas, os tipos de buchas Fu são feitas de nylon e usadas normalmente em placas de gesso e materiais com mais de 6mm de espessura. Vale mencionar que tanto os tipos de buchas S quanto os tipos de buchas Fu suportam carga até 15 kg, tornando-se perfeitas para a fixação de trilhos de cortinas, quadros, esculturas, espelhos e pequenas prateleiras.

Veja também: Pegboard: O Que É, Como Montar +17 Ideias Criativas de Uso

Os tipos de buchas de parede Fu são feitas de nylon. Fonte: Web Instalar

3. Os tipos de buchas de parede Fu são feitas de nylon. Fonte: Web Instalar

Bucha TAB (bucha basculante)

Se a ideia é fixar objetos mais pesados na parede, a dica é apostar no uso de tipos de buchas TAB, também conhecida como bucha basculante. Esses tipos de buchas apresentam corpo metálico e tiras plásticas que permitem suportar altas cargas.

O uso da bucha TAB é indicado para paredes de cimento, drywall e OSB (placa composta por tiras de madeira prensadas dispostas na mesma direção) e sua estrutura pode suportar a carga de estantes, mãos-francesas e móveis planejados.

Veja também: Cama Multifuncional: Use Móveis Inteligentes e Otimize Espaço no Projeto

Bucha basculante bucha TAB. Fonte: Mercado Livre

4. Bucha basculante bucha TAB. Fonte: Mercado Livre

Bucha convencional A (bucha de nylon)

Fabricada em nylon, a bucha convencional A também é um dos tipos de buchas mais usadas pelo público devido sua alta durabilidade, ou seja, dificilmente esses tipos de buchas ressecam ou quebram com o passar do tempo. A bucha convencional A é perfeita para instalações mais leves e para a fixação em superfícies de concreto ou alvenaria maciça.

Veja também: Marcenaria Criativa: Inspire-se com 17 Ideias Geniais

Bucha convencional A. Fonte: Decorlux

5. Bucha convencional A. Fonte: Decorlux

Bucha KT (buchas para drywall e expansão)

Os tipos de buchas KT também são confeccionadas em nylon, porém contam com abas para painéis. Por conta dessa estruturas, esses tipos de buchas são indicadas para divisórias e forros de gesso acartonado, também conhecido como drywall. A bucha KT ajuda na fixação de quadros, espelhos, acessórios de banheiro, luminárias e arandelas.

Tipos de buchas de parede: modelo de Bucha KT. Fonte: Armazém do Gesso

6. Tipos de buchas de parede: modelo de Bucha KT. Fonte: Armazém do Gesso

Bucha BKF (GK)

Fabricado também em nylon, a bucha BKF também é um dos tipos de buchas indicados para drywall. Sua estrutura apresenta cabeça fina o que permite uma instalação bem rápida. Durante a instalação é preciso fixar a bucha na ponta da furadeira e fazer o furo na superfície. Assim que o furo for finalizado a bucha já ficará presa na base. Depois, é só soltar da furadeira, inserir o parafuso e apertá-lo.

Esses tipos de buchas são indicados para fixação de espelhos, quadros, esculturas, luminárias e demais objetos decorativos.

Tipos de bucha para parede: modelo de Bucha BKF. Fonte: Leroy Merlin

7. Tipos de bucha para parede: modelo de Bucha BKF. Fonte: Leroy Merlin

Bucha OCO

Fabricado em polietileno, a bucha OCO pode ser usada tanto em materiais ocos como em materiais maciços, ous eja, sua aplicação pode ser feita em placas cimentícias, placas de gesso, blocos ocos, blocos de concreto, compensados e materiais que apresentam mais de 6 mm de espessura. No mercado esses tipos de buchas podem ser encontrados nos tamanhos de nº 6, nº 8 e nº 10.

Utilize os diferentes tipos de buchas de parede OCO. Fonte: Nichele

9. Utilize os diferentes tipos de buchas de parede OCO. Fonte: Nichele

Bucha BUR

Fabricada em nylon, a bucha BUR também é uma opção para paredes de drywall. Esses tipos de buchas além de serem resistentes à tração, são facilmente aplicáveis, não quebram e nem ressecam com o passar do tempo. A instalação desses tipos de buchas ocorre de forma parecida à da bucha BKF. Vale mencionar, que a bucha BUR é indicada para instalações mais leves como espelhos, quadros, esculturas e demais objetos decorativos. 

Tipos de buchas de parede: modelo de Bucha BUR. Fonte: A Mega Loja

10. Tipos de buchas de parede: modelo de bucha BUR. Fonte: A Mega Loja

Bucha metálica expansiva

As buchas metálicas expansivas são mais indicadas para aplicação em divisórias e placas drywall. No entanto, elas também podem ser usadas em madeira aglomerada, placas maciças de lã vegetal, chapa em arco, placas de fibras prensadas e teto de gesso. Esses tipos de buchas auxiliam na fixação de objetos suspensos em forros e lajes ocas da construção.

Veja também: Móveis Multifuncionais: Inspire-se Com 21 Ideias Fáceis e Criativas

Tipos de buchas: modelo de bucha metálica expansiva. Fonte: Blog Madareli

11. Tipos de buchas: modelo de bucha metálica expansiva. Fonte: Blog Madareli

Bucha universal Ux

A bucha universal Ux, como o próprio nome já diz, é indicada para qualquer tipo de material base. Produzida em poliamida de alta qualidade que permite resistência contra o envelhecimento, oxidação e demais influências climáticas, a bucha universal Ux auxilia na fixação de prateleiras, espelhos, trilhos de cortinas, rodapés, armários de parede e etc.

Tipos de buchas: modelo de bucha universal Ux. Fonte: Ferramentas Kennedy

12. Tipos de buchas: modelo de bucha universal Ux. Fonte: Ferramentas Kennedy

Agora que você já sabe quais os diferentes tipos de buchas, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Tipos de Chave: 9 Tipos Mais Usados e Suas Funções” e descubra quais são os modelos mais adequados para compor um kit de ferramentas básico.

Comentários

Não há comentários em "Conheça os 10 Tipos de Buchas Mais Usados e Suas Aplicações"