O movimento das Tiny Houses, popularizado nos Estados Unidos em 2008, está desafiando a maneira convencional de morar, se apresentando como uma solução inovadora e sustentável para um estilo de vida mais minimalista e equilibrado.
Tiny Houses vão muito além de uma morada reduzida — a filosofia por trás do modelo tem viés social, econômico e filosófico e pode ser vista de perto na CASACOR São Paulo 2023.
A seguir, destacamos 3 ambientes criados pelos arquitetos da 36.ª edição da mostra paulistana que aplicam o modelo das Tiny Houses. Confira!
Entenda o que são as Tiny Houses
O movimento Tiny House começou em 1998, quando o escritor Jay Shafer decidiu viver de forma mais simples e construir um microlar. Seu projeto inovador ganhou um prêmio em 1999, o que o incentivou a escrever um livro e a abrir uma empresa especializada na construção desse tipo de moradia.
Quando os EUA enfrentaram uma crise financeira em 2008, as Tiny Houses se popularizaram, tornando-se uma opção acessível e sustentável para quem havia perdido a casa.
Esses microlares possuem no máximo 40 m² e são projetados de forma a maximizar cada centímetro. Isso pode incluir tetos altos, espaços multiuso e móveis embutidos.
Esses espaços são cuidadosamente planejados para atender a todas as necessidades básicas de seus habitantes — um lugar para dormir, preparar refeições, se banhar e relaxar.
A filosofia das Tiny Houses é baseada no minimalismo, favorecendo um estilo de vida que privilegia a qualidade de vida. A ideia central é simplificar a rotina ao viver em um espaço menor, mas ainda confortável e funcional.
É um movimento que representa mais do que apenas uma tendência arquitetônica, mas uma mudança filosófica em direção a um estilo de vida mais consciente e sustentável.
Confira 3 projetos de Tiny Houses na CASACOR SP 2023
A 36.ª edição da CASACOR São Paulo foi palco de projetos incríveis de Tiny Houses. A seguir estão três exemplos. Acompanhe!
-
Morada da Alma por Quintino Facci
Com 49 m², a “Morada da Alm”, desenvolvida pelo arquiteto Quintino Facci, utiliza a relação entre o corpo humano e a arquitetura para proporcionar equilíbrio físico e mental. Materiais como madeira e tecido, além de uma iluminação indireta bem planejada, trazem conforto aos sentidos.
-
Casa Almar por Rafa Zampini
O projeto de Rafa Zampini, a “Casa Almar”, é uma Tiny House de 36 m², que resulta de anos de pesquisa. Com estrutura de alumínio revestida de madeira de reuso, a casa abraça conceitos como wabi-sabi e minimalismo, criando um ambiente leve, descomplicado e voltado ao bem-estar.
-
Cabana Ri.To por Ricardo Caminada e Tota Penteado
Com 44 m², a “Cabana Ri.To” é um convite para relaxar e recobrar as energias. Os arquitetos imaginaram um espaço que facilita a renovação de conexões afetivas, com tons naturais e objetos que carregam marcas do tempo.
Tiny Houses são muito mais do que microcasas — são um estilo de vida que destaca o minimalismo, a sustentabilidade e a simplicidade. Elas nos fazem repensar nossas verdadeiras necessidades para um viver confortável e satisfatório onde menos é mais.
Que tal conferir esses projetos de perto? Garanta seu ingresso para a CASACOR SP 2023 até 6 de agosto.