O tijolo vazado, diferente de outros tipos de tijolos, não tem função estrutural. Seu objetivo é contribuir com a ventilação e incidência de luz solar no ambiente, além de servir como elemento decorativo. Diante desse contexto, podemos afirmar que o tijolo vazado é um material que traz vários benefícios para o projeto, mas existem algumas características que podem desagradar o cliente.
Quer descobrir quais são?
No post de hoje, vamos mostrar com mais detalhes as características do tijolo vazado, suas vantagens e desvantagens e mostrar 14 inspirações charmosas para seu projeto. Boa leitura!
Veja também: 6 tipos de tijolos que todo arquiteto precisa conhecer
Qual o nome do tijolo vazado?
O tijolo vazado é um tipo de cobogó, um dos elementos construtivos mais simples e charmosos da arquitetura. Na maioria das vezes ele é feito de forma artesanal, mas também pode ser encontrado nas grandes lojas de construção civil em várias cores e formatos.
Quais são as características do tijolo vazado?
O tijolo vazado pode ser fabricado com cimento, argila, cerâmica ou até mesmo vidro. Em relação ao acabamento, o concreto ou cerâmica aparentes fazem bastante sucesso em projetos com paleta mais clean.
Outra opção é o acabamento com pintura esmaltada, que traz brilho e modernidade para o tijolo vazado. Para quem quer usar alguma cor específica, existe uma infinidade de opções como branco, preto, rosa, amarelo, verde, entre outras.
Os desenhos do tijolo vazado dão o destaque para a peça, não é mesmo? É possível encontrar desenhos em formato de xadrez, círculo, folha, flor, coração, estrela e ainda outros mais modernos.
Vamos falar sobre os tamanhos do tijolo vazado? Existem diversos formatos e desenhos e as medidas variam de 18x18x7cm até 30x30x8,5cm. O tijolo vazado diagonal é um dos modelos mais utilizados, sua medida é de 25x18x7cm.
Veja também: Tijolos Por Metro Quadrado – Veja Como Calcular do Jeito Certo
Por que usar o tijolo vazado em um ambiente?
O tijolo vazado é um material que traz conforto térmico, beleza e funcionalidade para o projeto. Devido a sua variedade de formatos e cores, ele pode ser usado em ambientes de vários estilos como minimalista, contemporâneo, moderno, entre outros.
Trata-se de uma opção muito usada principalmente em regiões mais quentes, que necessitam de uma ventilação maior. Ele serve como entrada de ar e também de iluminação natural, sem perder a privacidade dos espaços.
Além disso, o tijolo vazado faz sucesso em projetos que buscam uma estética diferenciada, harmonizando os desenhos da peça com outros elementos da decoração.
Onde usar tijolo vazado?
O tijolo vazado é perfeito para criar fachadas, muros, divisórias de ambientes, box de banheiro, áreas de piscina e entradas de varanda. Além de permitir a passagem de ar e luz, ele mantém a privacidade do ambiente e traz valor estético para o espaço. Vamos ver alguns exemplos incríveis?
No projeto abaixo, o tijolo vazado de cimento aparente foi usado como divisória entre o quarto e a sala de estar.
Nesse outro exemplo, a parede de tijolo vazado na cozinha traz charme para o ambiente e ainda ajuda a manter o espaço ventilado.
Quando falamos de tijolos vazados para muros, as peças trazem vida para a fachada e valorizam o imóvel.
Outra ideia interessante é o uso do tijolo vazado para o box. Fica muito charmoso!
Qual o preço do tijolo vazado?
O preço do tijolo vazado varia entre R$ 3,00 a R$ 110,00. O valor vai depender do tamanho da peça, do material e do acabamento.
Quais são as vantagens e desvantagens do tijolo vazado?
Vantagens
Conforto térmico
O tijolo vazado traz ventilação para o ambiente e, consequentemente, contribui para a economia de energia. Ele é uma ótima opção para regiões mais quentes, pois traz conforto térmico de forma prática e acessível.
Iluminação natural
Um ambiente com iluminação natural contribui com o bem-estar dos moradores e também reduz a necessidade de fontes artificiais de luz. Quando posicionado de forma estratégica, o cobogó também funciona como uma barreira contra raios solares que podem incomodar a visão dos moradores.
Estética
Não tem como falar de tijolo vazado sem destacar que ele valoriza a decoração do ambiente, não é mesmo? Sua diversas cores e desenhos permitem combinações incríveis. Trata-se de um toque simples que traz beleza e elegância para qualquer projeto.
Desvantagens
Acúmulo de poeira
O tijolo vazado acumula poeira em seus orifícios e, dependendo do desenho, a limpeza pode ser mais trabalhosa.
Falta de isolamento acústico
Se o cliente busca mais isolamento acústico, o tijolo vazado pode não ser a melhor ideia, pois não há vedação suficiente para absorver o som.
Veja +8 exemplos de ambientes valorizados pelo tijolo vazado
Gostou de ver estas inspirações com tijolo vazado? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!