Como será a casa do futuro? Segundo estudo da Dexco com a Spark:off, as tendências do futuro morar estão evoluindo rapidamente, transformando nossos lares em espaços multifuncionais onde buscamos felicidade e conexão.
A pesquisa analisou as tendências ao redor do mundo e levou em conta o que as pessoas querem para seus lares. Para isso, foram considerados comportamentos dos indivíduos e opiniões de especialistas do setor de arquitetura, design, bem-estar e áreas correlatas.
Nesse contexto, 5 tendências do morar se destacaram como principais influenciadoras na maneira como concebemos e interagimos com nossas casas. Confira, a seguir, quais são!
-
Networked Home
Com a popularização do trabalho remoto, as moradias precisarão ser projetadas para acomodar tanto a vida pessoal quanto a profissional. É aqui que entra o conceito de Networked Home, uma das tendências do morar que está transformando nossos lares em espaços integrados e interligados.
Nesta configuração, todos os dispositivos, incluindo computadores, tablets e sistemas de automação residencial, estão interligados à internet.
“A casa do futuro vai ser uma casa racional, onde teremos automação e baixa manutenção. A água de chuva cada vez mais vai ser reutilizada”, explica Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Dexco.
-
Homejoy
As casas do futuro serão locais de entretenimento e diversão. Elas serão arquitetadas para receber amigos e familiares, proporcionando um espaço para relaxamento e descontração.
O estudo revela que 54% das pessoas valorizam a capacidade de relaxar e celebrar em seus lares. Por isso, é essencial criar ambientes que promovam o convívio entre todos os moradores, mas que ainda respeitem seus universos particulares, equilibrando espaços sociais e privados.
-
Bem-estar em casa
A busca por ambientes tranquilos e que promovam bem-estar também é uma tendência do futuro do morar. Cores que estimulam o humor e texturas terrosas podem ser grandes aliadas nesse processo, ajudando a nos reconectar com a natureza. Além disso, elementos como iluminação natural e plantas contribuem para um local relaxante e aconchegante.
-
Biofilia Radical
Levar a natureza para dentro de casa, incorporando elementos naturais no design de interiores, proporciona um ambiente mais saudável e relaxante que funciona como um refúgio tranquilo do mundo exterior.
A abordagem, conhecida como Biofilia Radical, não só melhora a estética do lar, mas também beneficia a saúde mental. A ciência já mostrou que estabelecer uma conexão mais profunda com a natureza pode reduzir o estresse e aumentar a produtividade.
-
Vivendo com fluidez
As casas do futuro serão adaptáveis e multifuncionais, com móveis versáteis e modulares para atender a diferentes necessidades e estilos de vida.
As Tiny Houses, com seus designs compactos e eficientes, são um exemplo dessa tendência, demonstrando como é possível ter adaptabilidade e multifuncionalidade mesmo em cômodos reduzidos.
“Precisamos ampliar o olhar para as novas necessidades, atendendo gerações com diferentes gêneros, estilos e demandas, em diferentes estágios de vida. No morar solo, com apartamentos ou casas menores, é preciso pensar em produtos e soluções de construção que correspondam a essa necessidade”, completa Mateus Silveira, head do Design Office da Dexco e responsável pela condução da pesquisa.
Com essas tendências do futuro morar, a casa promete ser um espaço adaptável, conectado e acolhedor, que atende às necessidades individuais e promove bem-estar. É a evolução do lar, refletindo as mudanças em nosso estilo de vida e aspirações.
Gostou do post? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam as tendências do futuro do morar.