O Salone del Mobile Milano é o evento de design de móveis mais importante do mundo. Realizado em Milão, ele apresenta os últimos lançamentos e novidades desse universo tão apaixonante. Comemorando a sua 60º edição, a feira aconteceu na primeira semana de junho e teve como tema principal a sustentabilidade e consciência ambiental na produção de móveis.
Tive a oportunidade de visitar o evento e trouxe com exclusividade para os leitores do blog Viva Decora PRO as tendências que se destacaram. Acompanhe comigo 🙂
Milão vem colorida esse ano, porém as tonalidades neutras permanecem presentes misturadas com as cores fortes. Os principais tons nos mobiliários são verdes, azuis, amarelos e laranjas. A paleta de cores que mais se destacou traz desde tons terrosos até o marsala, além dos azuis, verdes, amarelo ouro, beges e cinzas.
A sala de estar torna-se mais democrática, mais descolada e menos rígida com a presença dos puffs, e não somente cadeiras e sofás, trazendo a participação desse móvel nos ambientes sociais e sempre acompanhado de cores neutras e fortes.
Um tecido que está super em alta e aparece principalmente nos acabamentos dos sofás é o boucle. Sendo assim, temos o tato como um sentido a mais no ambiente.
Os móveis em formato arredondado permanecem ainda mais fortes como tendência, levando o sentido de convivência e abraço para o mobiliário. As pedras surgem como elemento predominante no cenário das salas. Elas aparecem em todas as cores, das mais simples para as mais sofisticadas, está em todos os estilos de mesas, seja para a mesa de jantar, mesa de almoço, mesa lateral ou de centro.
Um detalhe interessante é o sistema de marcenaria, você pode aumentar ou diminuir a quantidade de pessoas que vai receber em sua mesa.
Esse ano aconteceu a Eurococina (pavilhões da feira voltados para todos os itens de cozinha), intercalada com a Euroluce (pavilhões da feira voltados para todos os itens de iluminação). Observei algumas tendências bem interessantes para mobiliário de cozinha, confira:
- Mobiliários com portas fechadas, porém com nichos centrais que embelezam e trazem leveza para a cozinha.
- Os LEDs de iluminação dentro dos armários com portas de vidro passaram para as laterais, iluminando com mais beleza a parte interna dos armários, e não mais à frente.
- As despensas passaram a fazer parte da cozinha – acho que isso é um movimento associado à valorização da organização da casa. Vale lembrar que nunca falamos tanto sobre a necessidade de um personal organizer, fato que também pode ter influenciado o surgimento dessa nova tendência.
- As mesas e bancadas são móveis e aumentam ou diminuem a quantidade de pessoas em volta da ilha na cozinha.
- Nichos abertos e com portas com respiros passam a integrar o espaço embaixo das ilhas.
- Marcenaria em cores lisas aparecem tanto em acabamentos brilhantes como foscos.
Gostou de conhecer as principais tendências da Feira de Milão 2022? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.