Coloque seu cliente dentro dos seus projetos com a realidade virtual na arquitetura

Realidade virtual é uma tecnologia que permite que o usuário substitua a realidade física por uma gerada por computador, videogame, smartphone e programas com tecnologia 3D. O objetivo é fazer com que o cérebro acredite que a imagem observada é real.

A realidade virtual vai te ajudar a inovar na apresentação daquele projeto importante e deixar o seu cliente sem palavras.

Se você quer produzir esse efeito “boca aberta” nele, o uso da realidade virtual na arquitetura pode ser uma excelente opção.

A realidade virtual na arquitetura é um recurso que permite a visualização de ambientes prontos, antes de os projetos saírem efetivamente do papel. É como se alguém fizesse uma visita aos cômodos de uma casa antes de a construção sequer começar.

Ao usar a realidade virtual, clientes e colegas de escritório também podem compartilhar a ideia de como ficaria um edifício, uma sala ou qualquer cômodo de um trabalho em andamento antes da finalização e durante a concepção de um projeto.

Por incrível que pareça, a tecnologia foi inventada no século XIX, com a criação de estereoscópios, mas desde a década de 50 é utilizada e aperfeiçoada até chegar ao nível de perfeição que conhecemos hoje.

Um dos melhores exemplos do uso prático de realidade virtual na arquitetura são óculos 3D, disponíveis em diversos modelos, alguns até com armações de papelão onde se acopla um smartphone.

Nesta postagem, separamos diversas dicas para que você saiba tudo que é preciso para criar uma apresentação de realidade virtual para arquitetura.

Informação sobre tecnologia na arquitetura nunca é demais! Confira em nosso blog:

Os 3 pilares da realidade virtual na arquitetura

As ferramentas de RV (Realidade Virtual) consistem em 3 pilares:

  • Conteúdo em 3D (projeto em si em 360º, renderizada em alta definição)
  • Óculos de realidade virtual
  • Software ou aplicativo dedicado a realidade virtual
Realidade virtual na arquitetura: cidade

Realidade virtual na arquitetura: cidade

Com essa tríade, uma equipe pode, por exemplo, ter acesso de forma colaborativa ao mesmo projeto de realidade virtual, podendo acompanhar seu desenvolvimento, fazer revisões e tornar a experiência mais integrada, antes e enquanto este projeto estiver sendo feito.

O primeiro passo para usar a realidade virtual é construir o projeto em 360º. Depois disso, é necessário usar uma plataforma, software ou aplicativo que lerá este arquivo para que o arquiteto possa apresentá-lo a um cliente ou à equipe.

Vamos conhecer uma lista de 5 softwares dedicados a realidade virtual:

  1. SentioVR
  2. Iris Prospect
  3. Augment
  4. Visidraft
  5. SmartReality

Softwares e aplicativos de realidade virtual na arquitetura

Os programas de realidade virtual são responsáveis por ler o projeto e apresentá-lo virtualmente.

Da mesma forma que o Photoshop abre uma imagem, um programa dedicado a realidade virtual de arquitetura será capaz de visualizar corretamente o arquivo criado em 360º e gerar o impacto que o cliente espera na apresentação.

Os arquivos com os desenhos dos projetos podem ser feitos em softwares de arquitetura como Sketchup, 3D Studio Max, Revit, Promob, Rhino, Lumion, Maia e AutoCad, que fazem parte da rotina de qualquer profissional de arquitetura.

Aqui estão programas e aplicativos para realidade virtual na arquitetura:

1 – SentioVR

É uma plataforma dedicada a apresentações de projetos em 360º, que podem ser lidos pela realidade virtual. O aplicativo SentioVR roda no navegador e é um dos mais conhecidos para fazer apresentações de profissionais de arquitetura em realidade virtual.

Realidade virtual na arquitetura: Sentiovr

Realidade virtual na arquitetura: Sentiovr

Realidade Virtual na arquitetura: simulação de cozinha no SentioVR

Realidade Virtual na arquitetura: simulação de cozinha no SentioVR

2 – Iris Prospect

O programa converte plantas e modelos 3D em realidade virtual. O Iris Prospect pode ser usado sozinho e também como plugin de softwares como de Revit e Sketchup.

Realidade virtual na arquitetura: Iris Prospect

Realidade virtual na arquitetura: Iris Prospect

3 – Augment

A partir do upload de plantas em 3D, Augment oferece realidade virtual dos projetos e plugins para programa de arquitetura como Sketchup, Revit, 3DS Max e SolidWorks. A câmera do dispositivo escaneia os projetos e eles tomam vida na tela.

O aplicativo está disponível para iOS e Android.

Realidade virtual na arquitetura: Augment

Realidade virtual na arquitetura: Augment

Realidade Virtual na arquitetura: Augment

Realidade Virtual na arquitetura: Augment

4 – Visidraft

Mais modesto, o aplicativo permite visualização de objetos em 3D produzindo realidade virtual ao apontar a câmera para o item do ambiente.

O Visidraft tem compatibilidade com os softwares AutoCAD e Revit, 3DS Max Platforms, SketchUp da Trimble, Nemetschek Vectorworks e ArchiCAD. Disponível para iOS.

Realidade virtual na arquitetura: Visidraft

Realidade virtual na arquitetura: Visidraft

5 – SmartReality

O SmartReality funciona com programas em 3D, como o Revit, do mesmo modo que os demais. Ao escanear uma planta, em 2D ou 3D, o aplicativo converte para a realidade virtual, deixando o usuário acompanhar o ambiente, como caminhar por cômodos, por exemplo.

Realidade Virtual na arquitetura: smartreality

Realidade Virtual na arquitetura: smartreality

Realidade virtual na arquitetura: SmartReality

Realidade virtual na arquitetura: SmartReality

Óculos de realidade virtual para arquitetura

As opções de óculos virtuais na arquitetura não são fartas. Com tecnologia cara e muitas vezes pouco acessíveis ao Brasil, os dispositivos não atendem a alta demanda que é condicionada à oferta de aparelhos.

Os óculos mais utilizados em realidade virtual são estes:

HoloLens

Desenvolvido pela Microsoft em 2013 e lançado só em 2016, o par de óculos HoloLens deixa o usuário visualizar um ambiente na realidade virtual como se estivesse dentro dele.

O aparelho vem com um carregador de cabo Micro-USB 2.0, tecido de microfibra, uma bolsa para transporte e ainda o clicker, acessório equivalente ao mouse, que serve para que o arquiteto mantenha a interação do conteúdo manualmente.

Realidade virtual na arquitetura: Hololens

Realidade virtual na arquitetura: Hololens

Oculus Rift

O aparelho permite imersão completa em ambientes, dando a impressão real de estar visitando cômodos e podendo inclusive interagir com eles. O arquiteto pode fazer edições em tempo real, mudando pisos, cores, teto e objetos para agradar e impressionar o cliente com a realidade virtual.

O par de óculos vem com um controle remoto que permite ao usuário visitar um ambiente de cada vez, deixando o cliente por dentro de partes individuais de um projeto.

Realidade Virtual na arquitetura: Oculus Fift

Realidade Virtual na arquitetura: Oculus Fift

Como fazer apresentação de realidade virtual com o SentioVR

O SentioVR, que comentamos mais acima, é uma plataforma para fazer uma apresentação de realidade virtual na arquitetura. Permite visualização de projetos por meio do computador, tablet ou smartphone apenas ao carregar o arquivo 360º para a plataforma.

Depois de fazer o upload para a plataforma, o arquiteto poderá levar o cliente a dar um passeio pelos ambientes com a realidade virtual. Neste caso, não é preciso ter óculos de realidade virtual para visualizar os projetos.

Ao entrar no programa e fazer o upload, basta clicar na opção Cardboard para que o desenho entre no modo realidade virtual.

E aí, empolgado para usar a realidade virtual para impressionar seus clientes?

Não esqueça de providenciar um notebook que aguente o tranco: Confira nosso post sobre notebooks para arquitetos.

Comentários

Não há comentários em "Coloque seu cliente dentro dos seus projetos com a realidade virtual na arquitetura"