O tapume de obra é uma proteção provisória que delimita todo o entorno da construção, trazendo segurança e evitando a possível entrada de animais e pessoas não autorizadas no canteiro de obras.
E para quem acredita que esse item de obra é desnecessário e sem importância, saiba que a NR 18 define a obrigatoriedade de uso de tapumes em todos os canteiro de obra. Confira agora os principias tipos de tapume de obra existentes no mercado e avalie qual o modelo se enquadra no seu projeto.
O que é um tapume de obra?
O tapume de obra é uma proteção provisória que delimita todo o entorno da construção, trazendo segurança e evitando a possível entrada de animais e pessoas não autorizadas no canteiro de obras.
A NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção estabelece a obrigatoriedade de uso de tapumes em todos os canteiros de obras para que não haja acesso de animais e pessoas estranhas aos serviços e dependências da construção em andamento.
Essa norma regulamentadora também impõe que os tapumes devem ser resistentes e apresentar uma altura mínima de 2,20 metros em relação ao nível do terreno. Além disso, a NR 18 aponta que quando a distância da demolição ao alinhamento do terreno for inferior a 3,00m (três metros), deve ser feito um tapume no alinhamento do terreno.
Para que serve o tapume de obra?
Como dito anteriormente, o tapume de obra é usado para delimitar todo o entorno do canteiro de obras e serve como proteção provisória para evitar o acesso de animais e pessoas não autorizadas nos serviços e dependências da construção. A NR 18 define a sua obrigatoriedade em todos os canteiros de obras.
Quais os tipos de tapumes?
Qual o melhor tapume para obras? Conheça os principais tipos de tapume para fechamento de obra e escolha o modelo mais adequado para o seu projeto.
1. Tapume de obra de madeira
O tapume de obra de madeira é o mais comum na construção civil devido ao seu baixo custo de aquisição. No entanto, o tapume de obra de madeira é indicado para projetos pequenos e de curta duração, já que sua estrutura exposta ao tempo é menos durável em relação aos outros materiais.
As placas de tapume de obra de madeira são normalmente fabricadas em dois tipos de madeira industrializada, sendo elas: tapume de obra de madeira OSB e tapume de obra de madeira compensada.
O tapume de OSB é a versão mais durável dos tapumes de obra de madeira e são fabricados a partir de tiras de madeira dispostas em uma mesma direção. Já o tapume de madeira compensada, também chamado de madeirite, é fabricado por meio de lâminas prensadas em alta pressão, o que torna o material ainda mais barato, contudo, menos durável.
2. Tapume de obra de metal
O tapume de obra de metal é feito normalmente com chapas de aço galvanizado – material de fácil manuseio e altamente resistente e durável. Em decorrência das suas características, o tapume de obra de metal apresenta um custo mais alto do que os modelos de madeira. Vale ainda comentar, que eles podem ser chamados também de tapumes de obra usados, já que quando manuseados de forma correta podem ser reaproveitados em vários outros projetos.
3. Tapume de obra ecológico
Em se tratando de sustentabilidade na construção civil, é possível ainda encontrar no mercado modelos de tapume de obra fabricados com resíduos reciclados como plástico, madeira, celulose, entre outros materiais. Em sua maioria, esses tapumes além de ecológicos também são muito resistentes às intempéries.
Um exemplo bacana que tem se destacado no mercado é o tapume de obra feito a partir de caixinhas de leite. Essas chapas são compostas basicamente por alumínio, Pet, Polietileno e Polinylon. Dentre as vantagens observadas desse material, pode-se destacar: alta resistência a flexão, material imune a mofo e fungos, aceita pregos, parafusos e rebites e pode receber pintura acrílica.
Veja também: Casa Sustentável: Veja Quais Materiais Usar + 6 Ideias Perfeitas
4. Tapume de obra interativo
O tapume de obra interativo marca cada vez mais presença nos canteiros de obras. Isso porque, sua estrutura além de servir como proteção provisória para a projeto em andamento ele ao mesmo tempo oferece uma série de utilidades para a população que frequenta o entorno da obra. Além da pintura mais descolada, muitas vezes com frases motivacionais e desenhos, a própria estrutura do tapume de obra dispõe de bancos, cobertura metálica, área para pets (bebedouros para animais), bicicletário de chão e assim por diante. Tornando-se uma ótima opção caso o projeto esteja sendo construído em áreas próximas as praças e parques urbanos, por exemplo.
5. Tapume de obra de cerquite
Outro modelo de tapume de obra que merece nossa atenção especial são os cerquites.
O cerquite é um tipo de tapume de obra feito a partir de polipropileno ou outro material plástico. Esse modelo de tapume para fechamento de obra além de auxiliar no isolamento de áreas da construção em andamento, também funciona como uma sinalização de segurança para que os passantes e até alguns funcionários da obra saibam que se trata de uma área ainda mais restrita. Não é à toa que o cerquite é vendido em cores de alta visibilidade como verde e laranja neon.
O tapume de obra de cerquite faz parte da lista de equipamentos de proteção coletiva (EPC) e portanto seu uso no canteiro de obras é necessário para que o projeto esteja de acordo com a NR 18.
Veja também: Descarte de Entulho: Veja Como fazer o Descarte de Maneira Correta
Qual o tapume de obra mais barato?
Afinal, qual o tapume de obra mais barato? Avaliando as opções do mercado pode-se dizer que são os modelos de tapume de obra de madeira, feitos normalmente em OSB e madeira compensada. No entanto, ambos são indicados para obras de pouca duração, já que sua durabilidade é menor quando comparada a outras opções do mercado.
Quanto custa um tapume de obra?
O tapume de obra preço apresenta variações no mercado, a depender do modelo, material, quantidade e tamanho escolhido. Segundo pesquisas realizadas, a faixa de preço para tapume de obra de madeira, por exemplo, apresenta uma variação de R$ 25 a R$ 85.
E aí, gostou do nosso post sobre tapume de obras? Sim?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto”O Que é Espuma Acústica? Para Que Serve + Tipos Mais Usados” e descubra para que serve esse material e quais são os principais tipos usados no mercado.