Tapeçaria é uma técnica manual de tecelagem que produz o tecido por meio do entrelaçamento de fios obtidos de fibras flexíveis, como lã ou algodão. O uso de fios coloridos e várias técnicas de entrelaçamento permite a criação de figuras.
Nos últimos anos a tapeçaria voltou a ser objeto de desejo de clientes e está presente em muitos projetos contemporâneos. Além da tapeçaria clássica, é possível utilizar peças que utilizam outras técnicas, como o macramê, o looping, entre outras.
Quer descobrir como usar a tapeçaria na decoração e encantar o cliente? No post de hoje, vamos mostrar tudo sobre essa técnica incrível e 13 exemplos de ambientes encantadores. Acompanhe!
O que é tapeçaria?
Tapeçaria é uma técnica manual de tecelagem que produz o tecido por meio do entrelaçamento de fios obtidos de fibras flexíveis, como lã ou algodão. O uso de fios coloridos e várias técnicas de entrelaçamento permite a criação de figuras.
Veja também: 12 Castelos No Brasil Que Você Precisa Conhecer e Visitar
Qual a origem da tapeçaria?
A origem da tapeçaria não é definida com exatidão, pois a técnica surgiu em vários locais do mundo aproximadamente no mesmo período.
Seus registros mais evidentes na antiguidade vêm do Egito, mas sabe-se que povos que habitaram a Mesopotâmia, Grécia, Roma, Pérsia, Índia e China também praticavam a tapeçaria.
Durante a Idade Média, a tapeçaria assumiu grande importância como elemento decorativo de igrejas e castelos medievais. Além disso, a tapeçaria também ajudava no conforto térmico desses locais.
Outra função da tapeçaria na Idade Média era, por meio dos desenhos, “narrar” cenas históricas ou bíblicas.
Um dos exemplos mais famosos é a tapeçaria chamada “A Conquista da Inglaterra pelos Normandos”, conhecida também como “Tapeçaria de Bayeux” ou “Tapeçaria da Rainha Matilda”. Datada do final do século XI, trata-se de uma peça com 68 centímetros de altura e 70 metros de comprimento.
Veja também: Encante-se com toda a grandeza e poder da arquitetura medieval
A partir do século XIV, a tapeçaria bordada cede lugar para a tecida. Já no final do século XV, com as mudanças estéticas promovidas pelo Renascimento, a pintura começa a exercer mais influência sobre a tapeçaria.
Foram criadas manufaturas de tapeçaria, dedicadas a produção exclusiva para a nobreza. Nesse período, a tapeçaria francesa ganha destaque no mundo, principalmente por causa da famosa manufatura dos Gobelins.
No século XX os ateliês tradicionais de tapeçaria começaram a produzir peças criadas por artistas como Raoul Dufy (1877 – 1953), Georges Braque (1882 – 1963), Pablo Picasso (1881 – 1973), Joán Miró (1893 – 1983) e Henri Matisse (1869 – 1954).
É possível notar como a tapeçaria é uma arte que evoluiu ao longo do tempo, sempre renovando-se de acordo com os estilos e técnicas vigentes em cada período da história.
Veja também: A charmosa arquitetura francesa e sua importância para o Brasil
Quais são os tipos de tapeçaria na decoração?
Quando falamos de tipos de tapeçaria na decoração, essa técnica pode ser utilizada para adornar diversos objetos decorativos, pisos e paredes.
De modo geral, as técnicas de tapeçaria usadas para decorar ambientes são:
- looping
- feltragem
- esmirna
- crochê
- tufado
- franjas
- macramê
Peças de tapeçaria ficam perfeitas em decoração com estilo rústico ou praiano. Também é possível usar a tapeçaria para criar um ambiente mais aconchegante. O macramê, por exemplo, costuma aparecer em decorações de inverno.
Outro uso bastante atual da tapeçaria é na decoração boho. Trata-se de um estilo que tem inspiração no começo do século 20, mais especificamente no life style boêmio dos artistas da época.
Ele é uma mistura de folk, hippie, country, étnico e combina estampas e cores de um jeito harmonioso.
Veja alguns exemplos incríveis de tapeçaria usada na decoração:
-
Tapeçaria no piso
-
Tapeçaria em almofadas
-
Tapeçaria em luminária
-
Tapeçaria em cortinas
Veja também: Artesanato Brasileiro – 17 Peças Maravilhosas Que Vão Encantar Seus Clientes
Como fazer tapeçaria? Veja o passo a passo
Conforme mostramos no tópico anterior, existem várias técnicas de tapeçaria que podem ser usadas para decoração.
Vamos mostrar resumidamente como fazer tapeçaria utilizando o Tear de Prego. Trata-se de um equipamento que permite fazer tecelagem, ou manufatura de tecidos, de espessuras diversas, voltados para os mais diferentes fins.
Veja o passo a passo de como fazer tapeçaria com tear de pregos:
1- O primeiro passo é escolher os barbantes e o tear da sua preferência.
2- Em seguida, amarre os barbantes no prego e estique até a outra extremidade, fazendo o movimento de ir e voltar no tear.
3- Agora é a hora de criar o design da tapeçaria, incluindo outros barbantes sobre a base usando uma agulha com a linha. Passe a agulha por cima e por baixo sobre as linhas que já estão na base, alternando os dois movimentos.
4- É possível criar vários desenhos, veja alguns exemplos:
Veja também: Aprenda a fazer mistura de cores e crie projetos incríveis
Tapeçaria de parede: Inspire-se com 13 exemplos maravilhosos
Agora que você já sabe como fazer tapeçaria e quais são os tipos usados na decoração, inspire-se com 13 exemplos impecáveis de tapeçaria de parede.
Veja também: Pegboard – O Que É, Como Montar +17 Ideias Criativas de Uso
Sem dúvida, a tapeçaria traz muita personalidade para a decoração e valoriza o trabalho artesanal. Você já utilizou a peça em algum projeto? Compartilhe com a gente nos comentários!