7 dicas para fazer Instagram Stories profissionais incríveis e encantar seus seguidores

stories no instagram profissional

Você já incorporou as Stories do Instagram na sua estratégia de marketing digital? Se não, você não tem ideia do público que pode estar perdendo!

Agora, uma pergunta para quem já faz Stories: você utiliza apenas o aplicativo do Instagram para produzi-las? Se sim, vamos te apresentar um universo mágico de produção agora!

Já falamos sobre redes sociais e ferramentas capazes de explorar todo o potencial visual (como o pinterest) que áreas como a arquitetura e design de interiores têm, e, atualmente, as Stories ganharam muito espaço.

Neste artigo, mostramos 7 passos para sair da mesmice e criar Instagram Stories incríveis. Assim, você se destacará da concorrência e encantará seus seguidores.

Não sabe usar o básico? Confira este tutorial de como usar todas as funções do Instagram Stories.

Vamos lá?

Stories no instagram: qualidade profissional

 

  1. Grave apenas verticalmente

 

stories no instagram: celular

A primeira dica pode até parecer um pouco óbvia para quem já produz esse tipo de conteúdo, mas é sempre bom lembrar que as Stories são consumidas verticalmente. A proporção padrão é de 9×16, ou seja, um ângulo de 90° perfeito em relação ao vídeo widescreen normal.

Essa é uma informação importante no momento de pensar a criação do seu conteúdo.

  1.  Faça cortes 15 segundos ou grave um curto vídeo único

 

Quando começar a pensar no formato da sua produção, você pode optar entre gravar vídeos curtos, respeitando o limite de 15 segundos da plataforma, ou gravar um take mais longo e, durante a edição, cortá-lo em vários vídeos de 15 segundos, criando uma sequência de Stories.

Essa última opção é indicada para mostrar algum tipo de passo a passo a seus seguidores, já que o seu conteúdo poderá ser encurtado em vídeos de 15 segundos, enquanto interage com os próximos vídeos.

  1. Grave com o seu celular

 

Se você deseja um jeito bem fácil de dar uma cara mais profissional para as suas Stories, experimente gravar seus vídeos fora do Instagram, usando o aplicativo nativo da câmera do seu celular ou outro específico para a gravação de vídeos. Em geral, esses vídeos permitem que você tenha um controle maior sobre a exposição, foco e outros elementos durante a produção.

Ponto bônus se o aplicativo que você escolheu permite que você corte o seu vídeo gravado, para que ele se encaixe nos 15 segundos, antes de publicá-lo no Instagram. Assim, você pode gravar inúmeros takes, sem se preocupar em acertar de primeira.

Você ainda pode criar Stories mais avançadas usando efeitos como câmera lenta ou timelapse, também disponíveis em aplicativos do gênero.

Tem poucos seguidores? Existem ferramentas, como o Bume, para aumentar a quantidade de seguidores engajados.

  1. Gravando com o celular + acessórios

 

Assim que você dominar a gravação de Stories com o seu celular, pode começar a experimentar a introduzir alguns acessórios na sua produção. Você possui algum tipo de tripé, luz ou equipamentos de som? Faça questão de usá-los!

Insira o seu celular no tripé, posicione algumas luzes e conecte um microfone externo para aprimorar (e muito!) a qualidade do seu vídeo. A partir daí, será muito mais fácil cortá-lo e publicá-lo.

  1. Grave com uma câmera profissional

 

Agora, se você realmente quer aumentar o nível das suas Stories, experimente usar uma câmera profissional DSLR, caso você já tenha. Pode parecer um pouco exagerado gravar Stories do Instagram com uma câmera de verdade, sabendo que ela desaparecerá em 24 horas, mas o processo todo é bem curto e fácil, na verdade.

Pense bem: se você já utiliza uma DSLR na produção de seus conteúdos para redes sociais, por que você não aplicaria a mesma técnica para deixar suas Stories mais requintadas? Seus seguidores com certeza verão a diferença.

Além disso, o Instagram liberou um recurso recente que permite que você destaque suas histórias favoritas no seu perfil. Ou seja, mais uma razão para gravar vídeos profissionais. É a oportunidade perfeita de destacar o que você quiser de uma forma criativa e atraente.

E, como já dissemos, a orientação da sua câmera deve seguir a do celular: vertical! Você pode optar por gravar em tripés que permitem que essa rotação seja mais fácil.

A partir disso, o céu é o limite: você pode usar equipamentos de áudio profissional, ainda mais luz, monopé, estabilizadores… Use a sua criatividade!

O importante é que seus vídeos consigam captar a beleza dos seus projetos de maneira que seduza seus público.

  1. Edite para o Instagram Stories

 

Se você já produz conteúdo em vídeo e conhece a rotina de edição, esse tópico tem quase nenhuma novidade. A edição para as Stories funciona como para qualquer outro tipo de vídeo, atentando para o detalhe da orientação do vídeo: vertical!

Crie uma sequência 9:16 no seu programa de edição e configure as suas dimensões para 1080×1920. Lembre-se de verificar se cada um dos seus vídeos está nas configurações adequadas.

Você pode inserir textos, efeitos e editar o seu video do jeito que mais desejar.

Você já usa o Instagram em sua estratégia? Receba nosso guia e conquiste mais clientes:

Bônus: aplicativos para edição de vídeo no seu celular

 

stories no instagram profissional: apps edição

Se você deseja gravar os seus vídeos no celular, saiba que já existem ferramentas avançadas (e gratuitas!) que permitem que você nem precise passar seus arquivos para um computador para editá-los de maneira profissional. Confira:

Confira também outras ferramentas para Instagram.

  1. Exporte

 

stories no instagram profissional: pc

Depois de editar o seu vídeo, ou a sua sequência de vídeos, confira se todos estão dentro do limite de 15 segundos. Exporte normalmente, mas lembrando de usar a configuração 9:16.

Transfira seus vídeos para o seu celular e pronto! Agora é só fazer o upload e publicá-los.

O objetivo de todo esse trabalho é fazer Stories mais significativas e estratégicas. Você pode continuar gravando seus vídeos no aplicativo, mas se você deseja causar um grande impacto através das suas redes sociais, talvez não queira perder essa oportunidade.

As Stories possuem alcance amplo e são conteúdos fáceis de consumir e de captar a atenção dos seus seguidores no Instagram. Por isso, não fique de fora e aproveite esse formato!

Esse post foi escrito por Lucas Fonseca, CEO na agência Casa Oito Digital Intelligence, atuando há aproximadamente 10 anos em Marketing Digital, Campanhas de Mídia (PPC) e Inbound Marketing. Especialista em analisar e, efetivamente, relatar insights de dados que variam de métricas de negócio ao comportamento do usuário e desempenhos de campanhas.