Soleira de porta é uma peça que marca a transição entre ambientes e é instalada geralmente no batente de portas. Ela pode ser feita de diversos materiais e traz acabamento para o piso.
Trata-se de um detalhe que faz toda a diferença na estética do projeto. Não existe regras em relação a cor da soleira ou o tipo do material, a escolha vai depender da proposta da decoração.
Mas é claro que sempre surgem algumas dúvidas na hora de fazer a melhor escolha, não é mesmo? Se esse é o seu caso, não se preocupe! No post de hoje, vamos explicar quais são os materiais usados em soleira e dar dicas para acertar na decoração. Boa leitura!
Qual é a função da soleira?
Soleira é uma peça, feita geralmente de mármore ou granito, colocada no piso das portas. Ela tem o formato de uma faixa e a largura tende a ser a mesma do batente.
A soleira de porta tem como objetivo destacar a divisão entre os cômodos.
Outra função da soleira é marcar os desníveis entre os ambientes, fazendo um acabamento bonito e facilitando a limpeza e locomoção dos moradores.
Essa peça também é usada na porta de entrada das casas como forma de valorizar o espaço.
A soleira deve sempre estar alinhada ao piso de nível mais alto e ter o acabamento polido voltado para o ambiente com o piso de nível mais baixo.
Veja também: Como fazer instalação elétrica? Confira o passo a passo completo!
Algumas pessoas confundem peitoril com soleira. Mas o primeiro é um apoio instalado em janelas com o objetivo de proteger paredes e muros da umidade.
Já a soleira tem uma função estética e é incluída apenas no piso.
Sou obrigado(a) a incluir soleira de porta no piso?
Uma dúvida comum é se existe a obrigatoriedade de incluir soleira de porta no piso.
Alguns clientes preferem um piso único em mais de um ambiente, o que na teoria dispensa o uso da soleira, já que ela serve para separar ambientes com revestimentos diferentes.
Mas deixar a soleira de lado em um projeto não é uma decisão tão simples quanto parece, já que ela influencia diretamente na paginação do piso.
Imagine a seguinte situação: o revestimento escolhido para o piso foi o porcelanato e a paginação é alinhada.
Se você escolher a sala para o começo da paginação, por exemplo, o desenho vai começar aí e partir para o restante dos ambientes, certo?
Dependendo de onde começam os outros ambientes, essa paginação pode ser cortada de um jeito que prejudica a estética do piso.
Por isso, o uso da soleira é recomendado sempre que houver a mudança de ambiente. Dessa forma, uma nova paginação começa sem o risco de deixar cortes feios.
Uma solução para manter a uniformidade do piso é utilizar o mesmo material do revestimento na soleira.
No exemplo abaixo, a soleira de porcelanato combina com o restante do piso. Essa estratégia traz uma sensação de plenitude para o espaço.
Veja também: Como utilizar cerâmica para transformar ambientes? Descubra já!
A cor da soleira precisa combinar com a cor do piso?
Conforme explicamos no começo do texto, não existe regras em relação a cor da soleira. Tudo depende dos gostos do cliente e das cores dos materiais disponíveis.
Se a proposta do piso é dar a sensação de amplitude para o espaço, o indicado é usar a soleira de porta com um tom próximo do revestimento do piso.
Mas também é possível setorizar os ambientes usando uma soleira de porta com cor diferente do piso. Um exemplo clássico é o piso branco com a soleira de granito preto.
Vale lembrar que também não existe uma regra que obrigue que a soleira combine com as bancadas do banheiro, da cozinha ou com o peitoril. Mais uma vez, tudo depende do contexto e da proposta da decoração.
Veja também: Como escolher porcelanato para cozinha? Veja o passo a passo completo!
Quais são os materiais usados para criar soleira de porta?
Soleira de Granito
A soleira de granito é uma das mais utilizadas do mercado. Sua principal vantagem é o preço – é muito fácil encontrar esse material em grandes lojas de construção.
Além disso, a soleira de granito tem uma vasta gama de cores, o que traz facilidade na hora de fazer combinações com o piso.
A soleira de granito também é bastante resistente, já que o material absorve pouca água e é difícil de manchar.
Essas características fazem com que a soleira de granito seja bastante indicada para ambientes externos.
Veja também: Porcelanato Técnico – O Que é, Onde Usar + Exemplos Lindos
Soleira de Mármore
A ideia é trazer mais sofisticação para o piso? Então, a soleira de mármore é a mais indicada para o projeto.
Ela costuma ser um pouco mais cara do que a soleira de granito. O mármore branco, por ser um tom neutro, é o mais utilizado em soleira de porta.
A desvantagem da soleira de mármore é que ela não é indicada para áreas externas ou com muita umidade, como banheiro e cozinha.
Devido a sua alta porosidade, ela mancha com facilidade, além de ser mais escorregadia.
Soleira de Porcelanato
A soleira de porcelanato é uma opção prática que traz beleza para o piso e tem sido muito pedida pelos clientes.
A escolha do porcelanato vai depender do tamanho da peça, afinal ela tem que ter a largura do batente da porta.
Ela pode ser feita com a sobra do material usado para revestir as paredes ambiente, por exemplo.
Soleira de Pastilha
A soleira de pastilha tem o visual marcante, por isso é recomendada para projetos que buscam dar atenção ao piso.
Caso a soleira de pastilha seja usada em um ambiente que já tem pastilha nos revestimentos, a dica é que as cores sejam próximas para manter a harmonia do espaço.
Agora que você já aprendeu mais sobre soleira, que tal colocar o conhecimento em prática em um novo projeto? Conheça o Ciclo do Encantamento, material criado exclusivamente para arquitetos que querem dar um UP na carreira: