Como fazer um projeto de paisagismo e quais os melhores softwares para isso? Se essas são as suas perguntas, parece que você foi fortemente atraído por este segmento tão inspirador do mundo da arquitetura.
O paisagismo estuda a composição de paisagens e é parte importante em um projeto de arquitetura. Com um software de paisagismo, o profissional consegue ornamentar ambientes externos de construções a fim de equilibrar a harmonia das edificações com as áreas verdes e abertas.
Para quem está começando agora na profissão ou mesmo para quem pensa em seguir esse caminho para dar um novo foco ao seu negócio e ganhar mais com a arquitetura, aqui vai uma lista com os 5 melhores programas de paisagismo.
Mais adiante, há um passo a passo que ensina como fazer um projeto de paisagismo de forma bem didática, tendo como referência um software para paisagismo muito fácil de ser utilizado.
Se o paisagismo é sua paixão, confira estes posts de nosso blog:
- 4 paisagistas brasileiros em destaque: inspire-se em suas obras
- Roberto Burle Marx: o jovem pintor que se tornou paisagista
Veja o que vem por aí:
Os 5 melhores softwares de paisagismo
- Edificius-LAND
- 3D Garden Composer
- DynaSCAPE
- AuE AutoLANDSCAPE
- Photolandscape
Software de paisagismo: 5 opções para realizar seus projetos com realismo e praticidade
1 – Edificius-LAND
É um programa de paisagismo avançado para desenhos em 2D e 3D. Desenvolve ambientes externos, como parques, jardins, áreas verdes inteiras e projetos completos.
Traz o sistema BIM, conceito que permite compartilhamento e atualizações no projeto em tempo real e idealizado de forma colaborativa, por mais de um usuário.
Ao desenhar na plataforma, o usuário terá objetos específicos disponíveis para implementar no desenho e fazer modelagem. Entre os recursos que podem agilizar a criação estão a inserção de ruas, praças, telheiros, rampas e muitos outros itens pertinentes ao desenho de paisagens.
Além disso, é possível fazer a modelagem do terreno e a renderização em tempo real. As imagens ficam bastante realistas na tela, entregando um ótima apresentação visual para impressionar clientes com um trabalho perfeito.
Acesse o programa neste link: Edifficius-LAND
Saiba mais sobre a Tecnologia BIM: faça mais projetos, em menos tempo e com mais qualidade usando o Revit
2 – DynaSCAPE
Software para desenhos em 2D e 3D, com vasto banco de dados de plantas, temas, paletas de cores e imagens em boa resolução para elaboração de projetos de paisagismo.
O sistema é integrado entre computador, site e aplicativo, permitindo que o arquiteto apresente seus projetos em multiplataformas.
Acesse o programa neste link: DynaSCAPE
Veja também: Como criar hortas urbanas? Veja 16 exemplos que deram certo
3 – AuE AutoLANDSCAPE
Focado em paisagismo e arborização, o programa é na verdade um plug-in do AutoCAD e IntelliCA que automatiza processos em projetos de paisagismo e permite visualização em 3D.
Possui um banco de dados vasto com diversos tipos de plantas, inclusive do Brasil, além de exibir o nome das espécies.
O programa traz recursos como quantificação e criação do memorial botânico, permite fazer orçamentos, calcular insumos e gerar relatórios do projeto para serem apresentados aos clientes.
Ou seja, é possível já saber o custo do projeto enquanto está sendo idealizado, evitando descobrir que algo ficou fora do orçamento do cliente quando já está tudo pronto.
Acesse o programa neste link: AuE AutoLANDSCAPE
Quer saber mais sobre o que é AutoCad e outros programas de arquitetura? Confira esta postagem de nosso blog: Os 12 melhores programas para arquitetura: crie projetos fantásticos para encantar seus clientes
4 – Garden Composer 3D
Software de paisagismo para criação de desenhos em 3D e visualização virtual. O destaque do programa vai para o recurso automático que permite ver os ambientes em cada estação do ano, deixando a apresentação mais realista e convincente.
O banco de dados traz catálogo com 12 mil plantas, imagens dessas plantas em alta resolução e um guia sobre jardinagem, além de mobiliários e equipamentos diversos para o jardim.
Há ainda 30 projetos diferentes de jardins totalmente prontos para inspirar desenhos próprios.
Acesse o programa neste link: Garden Composer 3D
Veja também: Como funciona a arborização urbana? Confira 15 árvores ideais para grandes cidades
5 – PhotoLANDSCAPE
O PhotoLANDSCAPE é um software de paisagismo e arquitetura que produz desenhos em 3D e realiza projetos baseados em fotomontagem.
Possui um vasto catálogo de imagens para dar ares de realidade a um projeto, além de integrar um banco de imagens de plantas em grande dimensão, com descrição de espécies.
Assim como o AutoLANDSCAPE, o programa também é capaz de gerar orçamentos baseados em referências de fornecedores específicos. Uma das vantagens do programa é a sua interface com versão totalmente em português.
O software de paisagismo é um dos mais práticos da lista, por isso o usaremos como exemplo para um tutorial de como fazer um projeto de paisagismo usando o PhotoLANDSCAPE.
Acesse o programa neste link: PhotoLANDSCAPE
TUTORIAL: Como fazer projeto de paisagismo com o PhotoLANDSCAPE
- Abra o programa e clique em “Criar arquivo novo”;
- Na coluna “Paisagismo”, localizada à direita, na parte superior da tela, está o catálogo para acesso de tipos de plantas e imagens, que podem ser arrastadas para a tela branca e assim adicionadas ao projeto;
- Na aba “Arquivo” estão os temas a serem adicionados;
- Em “Inserir”, é possível buscar fotos do terreno. A imagem pode ser ajustada à tela conforme a necessidade;
- Do lado esquerdo da tela, há a paleta de opções para filtros e ferramentas de desenho. Ao clicar no ícone do polígono, o usuário poderá delimitar uma área com o objetivo de personalizar o piso. Basta clicar na região com o botão direito do mouse para que a área seja selecionada e fique pronta para ganhar um novo piso (grama, concreto, etc);
- Vá em “Paisagismo” para escolher o tipo de grama e clique na imagem para que ela seja adicionada ao projeto;
- Para edições na foto, como ajustar o brilho ou contraste, vá em “Formatação” para escolher a melhor iluminação para o projeto;
- Para inserir árvores e outros itens como pedras e muros, basta ir em “Paisagismo”, escolher o tipo de item e procurá-lo no filtro de busca, por nome ou por código (disponível no catálogo acessível dentro do programa);
- Para alguns objetos, é preciso ir em “Ferramentas” para adequar o item na perspectiva correta dentro da imagem. Com a imagem na tela, é possível redimensioná-la clicando sempre nas extremidades da seleção;
- Após inserir todos os objetos para o projeto, é possível adequar a foto sob mais de um tipo de iluminação. Basta selecionar a foto inteira, acessando o botão retângulo, e depois clicando na aba Formatação > Efeitos > Noite. Em seguida, escolha a aba Início > Noturno ou Diurno, para escurecer ou clarear toda a área dando impressão de dia ou noite;
- Com o projeto já finalizado, caso queira exportar a imagem do software de paisagismo, basta clicar em “Exportar” e escolher a extensão do arquivo (jpeg ou png). A imagem ficará disponível em uma pasta do computador.
Veja o vídeo de demonstração do PhotoLANDSCAPE:
Preparado para iniciar seu projetos de paisagismo com um desses programas? Confira mais algumas dicas de software e tecnologia para arquitetos: