Você sabe o que é SketchUp e como fazer projetos com este programa de arquitetura?
Como arquiteto ou designer de interiores, você provavelmente já teve alguma dificuldade em demonstrar aos seus clientes suas ideias.
Por este motivo, será que por meio de novos softwares podemos revolucionar nossa forma de desenvolvimento e apresentação de nossos projetos?
Hoje o mercado exige uma atualização por parte dos profissionais e isso pode ser mais acessível do que imaginamos, e por tal motivo, iremos descrever um software que vem se popularizando cada vez mais entre nós arquitetos: o SketchUp.
O SketchUp surgiu em 2000 e trouxe com ele uma forma mais dinâmica e eficiente ao desenvolver e apresentar projetos. Vamos saber um pouco mais sobre o SketchUp além de dicas de como usar?
Mas antes de começarmos, conheça 6 programas de arquitetura online para usar sem pagar absolutamente nada!
O que é SketchUp?
Se você não sabe o que é SketchUp, lá vai: O SketchUp é um modelador 3D desenvolvido por uma pequena empresa do Colorado (EUA) chamada At Last Software e que, posteriormente, foi comprado pela Google e atualmente pertencente a Trimble Navigation.
O SketchUp trouxe em seu meio uma maneira diferente e muito mais intuitiva comparada aos softwares de arquitetura anteriores com o mesmo propósito. Por este motivo, ganhou rapidamente abertura aos diferentes profissionais que buscavam eficiência em suas modelagens.
De forma clara e simples, com ferramentas bem definidas e desenvolvidas, e a biblioteca 3D do SketchUp, o software possibilita uma incrível resposta aos comandos. E com isso conseguimos assim facilmente elaborar diferentes formas e volumes.
Assim como a maquete física, sempre utilizada na arquitetura, a modelagem 3D nos permite avançar em questão de tempo e precisão. Com materialidade e espacialidade que nenhum desenho bidimensional permitiria.
Extremamente prático, o programa de arquitetura SketchUp auxilia ao profissional em seu desenvolvimento de projeto em todas as escalas possíveis, desde um encaixe de uma marcenaria de um mobiliário, uma reforma de um apartamento até num planejamento urbano de uma cidade.
Você sabia que com o Sketchup é possível fazer uma maquete eletrônica? Saiba mais sobre este item importante para dar aquela turbinada em seu projeto.
Como fazer projetos no SketchUp pode ajudar você
Agora que você entendeu melhor o que é SketchUp, veja dicas de como usar e se beneficiar desse programa de arquitetura.
A arquitetura sempre teve como uma de suas premissas a busca por novas tecnologias. De alguma forma elas nos auxiliam em diversas etapas ao longo do processo criativo e de execução de nossos projetos.
Através da modelagem 3D utilizando o SketchUp, podemos criar ambientes em questão de poucas horas e ampliar nossa percepção espacial dos projetos. Esta percepção é naturalmente refletida num aprimoramento profissional.
Projetos com topografias mais complexas também podem ser melhor compreendidos com a modelagem dos terrenos no SketchUp. A implantação, por sua vez, pode ser mais adequada e repensada de forma prática.
Outro fator que pode ser considerado é a facilidade na escolha de materiais. No SketchUp temos um leque infinito de aplicações.
Os materiais podem ser facilmente substituídos no SketchUp, que também oferece possibilidades de cálculo de área para orçamentos de pintura e revestimentos em geral.
Por fim, temos como contabilizar todos os itens de um projeto no SketchUp. Desde parafusos até mesmo numa estrutura metálica ou pré-fabricada. Com esta função o controle do projeto passa da modelagem 3D e se reflete na execução.
Há diversos atalhos no teclado para agilizar o seu trabalho no SketchUp:
Com tantas funções, é preciso ter um um bom notebook para arquitetos para evitar que o programa trave e você perca todo o seu trabalho. Confira nossa lista com as melhores configurações.
Quais as vantagens de fazer projetos no SketchUp?
Afinal, quais são as vantagens do SketchUp?
Possuindo diversos diferenciais, como até mesmo uma ferramenta patenteada (push/pull) que possibilita o fácil redimensionamento das faces do modelo, o programa de arquitetura SketchUp se destaca.
Essa ferramenta possibilita uma dinâmica de modelagem 3D impressionante com a alteração de medidas e volumes.
Uma das funções mais impressionantes do SketchUp é a geolocalização do arquivo.
Com ela podemos posicionar o projeto exatamente em suas latitudes e longitudes e elaborar estudos de insolação fiéis ao existente.
Podemos, então, antes mesmo de iniciar um projeto, ter como premissa áreas que tomarão sol ou não e procurar soluções que de fato se adequem a estes fatores.
A gigantesca biblioteca online 3D do SketchUp é a maior de todas. O Warehouse é um enorme portal onde fornecedores e modeladores disponibilizam seus objetos gratuitamente.
Através desta biblioteca, podemos otimizar nosso tempo adicionando estes objetos existentes que vão desde utensílios de cozinha, veículos diversos e até estádios de futebol em nosso projetos.
Como usar o SketchUp: dicas práticas
Através do SketchUp, o modelo poderá ser futuramente renderizado (aplicação das propriedades físicas aos materiais e de luz) trazendo assim mais realidade ao projeto. No render podemos nos aproximar ainda mais do cliente dando a segurança de um projeto muito próximo da execução.
No caso de perspectivas externas, conseguimos ambientar o projeto utilizando o Photoshop. Buscando um entorno mais fiel ao existente podemos facilitar justificativas de projeto em diversos fatores.
A pós-produção no Photoshop também inclui inúmeros efeitos para perspectivas internas, adicionando elementos como escala humana e vegetações.
Como maximizar o uso do SketchUp: dicas de plugins
Se você acha que já sabe o que é SketchUp, não viu nada ainda, na verdade! Confira seus plugins:
FUR SketchUp Plugin
O FUR SketchUp Plugin é usado por muitos usuários do SketchUp na criação de grama, vegetação, tapete e de muitas outras formas criativas.
1001 bit Tools
O plugin 1001 bit Tools agrupa 39 tipos diferentes de ferramentas que são úteis para um usuário do SketchUp. A dica é que você consegue desenhar superfícies, molduras em janela, telhados etc.
Component Array
Esse plugin, chamado aqui de Component Array, apesar de ser chamado de “matriz” no AutoCAD, é bem mais completo do que o que existe no CAD. Tome cuidado para não confundir os dois, pois no CAD ele é bem limitado.
V-Ray
O V-ray é um plugin de renderização, que funciona muito bem com o SketchUp. É mais utilizado para obtenção de perspectivas em fotorrealismo, pois apresenta técnicas avançadas de iluminação global e de mapeamento.
Bim.bon
O bim.bon é um plugin que orça seu projeto de maneira rápida e descomplicada. Funciona direto na Internet ou a partir do modelo 3D no SketchUp. Você fica conectado a um banco de dados completo de materiais e mão de obra, com modelos 3D e preços atualizados.
Além destes, temos muito mais plugins para SketchUp que você precisa conhecer!
Esse post foi escrito por Dimitri Iurassek, formado em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie, pós-graduado pela Escola da Cidade, sócio-proprietário do Laboratório de Ideias e fundador do portal Arquivo Arq.