O Que é Setorização? Entenda Como Criar Em Projetos de Arquitetura

O que é setorização na arquitetura foto Arq Daniel Nani

Setorização na arquitetura é a distribuição dos ambientes buscando a melhor integração entre eles. A organização dos setores tem como objetivo garantir a privacidade, facilitar a circulação das pessoas e otimizar o uso dos espaços.

O trabalho de setorização faz parte da primeira fase do projeto e deve seguir o programa de necessidades definido em conjunto com o cliente. Cada tipo de projeto demanda uma setorização específica, mas quando falamos de projetos residenciais existem 3 setores básicos presentes praticamente em todo imóvel. Quer descobrir mais sobre eles?

No post de hoje, vamos mostrar com mais detalhes o que é setorização e como aplicá-la em um projeto residencial. Acompanhe!

O que é setorização na arquitetura?

Setorização na arquitetura é a distribuição dos ambientes buscando a melhor integração entre eles. A organização dos setores tem como objetivo garantir a privacidade, facilitar a circulação das pessoas e otimizar o uso dos espaços.

Como fazer setorização: Apartamento Luz – Laclau + Borelli Arquitectos Associados (foto: ArchiDaily)

Esse planejamento do ambiente é feito em projetos comerciais, residenciais, entre outros. De acordo com o tamanho e finalidade da obra, a setorização torna-se mais desafiadora.

No caso de casas e apartamentos, essa etapa é relativamente rápida. O imóvel é dividido basicamente em 3 setores que devem ser organizados para facilitar o fluxo dos moradores e visitantes (falaremos mais sobre eles ao longo do texto).

Já quando falamos de setorização hospitalar, por exemplo, existe um estudo que demanda mais tempo, análises e aprofundamento nas informações. É preciso fazer um agrupamento de espaço buscando otimizar o trabalho dos profissionais e oferecer mais conforto aos pacientes. Preparamos um post especial sobre o assunto, confira: Arquitetura Hospitalar – Aprenda Como Projetar Ambientes Ergonômicos e Seguros!

Veja também: Automação Residencial – Entenda Como Usar e Encantar o Cliente!

Qual a importância da setorização?

A setorização garante que o projeto faça sentido, diminui problemas de circulação pelo ambiente e facilita o uso do espaço. Trata-se de uma ferramenta poderosa e indispensável, principalmente em projetos com programas de necessidades complexos ou com mais de um pavimento.

Agora que você já sabe o que é setorização e sua importância, confira em qual momento do projeto você deve começar esse estudo.

Em qual etapa do projeto a setorização deve ser feita?

A setorização aparece logo no início do projeto, quando o arquiteto tem o primeiro contato com as necessidades do cliente. Durante o briefing, o profissional precisa entender como é a rotina do cliente, se ele recebe muitas visitas, entre outros detalhes sobre o uso do espaço. Esses dados são valiosos para compreender qual a melhor setorização para o projeto.

Setorização: quais são os 3 setores principais de uma casa?

 

Setor íntimo

Setor íntimo é aquele onde o acesso é restrito para os moradores da casa, como o quarto, por exemplo. É lá que as pessoas deixam seus objetos pessoais e buscam privacidade.

Setorização: setor íntimo – quarto (foto: Batistelli Arquitetura e Design)

Setor social

Trata-se dos locais da casa destinados a receber visitas, como a sala (que pode ser de estar, jantar ou TV), área de piscina, área gourmet, entre outras. É nesse local que o morador pode receber visitantes sem perder a privacidade.

Ao criar a setorização, é importante que esse espaço seja confortável e permita a interação entre as pessoas. Outro ponto de atenção é a necessidade de um banheiro externo ou lavabo, que evita a circulação das visitas pelo setor íntimo.

Setorização: setor social – sala de estar (foto: Meu Projeto Paralelo)

Setor de serviços

O setor de serviços é a área de cuidados com a casa. É o espaço onde guardamos o lixo, lavamos roupa, deixamos os produtos de limpeza e outros itens relacionados. A cozinha também faz parte do setor de serviços, mas esse ambiente é um caso à parte quando falamos de setorização.

Com a popularização das cozinhas gourmet, ela tornou-se também um setor social. As pessoas que gostam de cozinhar, muitas vezes, preferem reunir as visitas nesse espaço. Por isso, ao criar a setorização, é fundamental entender qual é o uso que o cliente quer dar para cada ambiente.

De modo geral, o setor de serviços é um espaço mais reservado, já que é uma área usada em momentos pontuais e não recebe visitas.

Setorização: setor de serviços – área de serviços (foto: Dicas Decor)

Como fazer setorização de uma casa ou apartamento?

O primeiro passo para fazer uma setorização eficiente é entender quais são as necessidades do cliente e como ele quer utilizar cada espaço da casa. De acordo com essas informações, é possível criar um fluxo de circulação dos habitantes e visitantes.

Além disso, as medidas do imóvel influenciam diretamente na forma como a setorização será feita. Em apartamentos do tipo loft, por exemplo, não existe uma divisão entre os ambientes. Diante desse contexto, a setorização pode ser feita com mobiliário ou até mesmo com uma pintura setorizada.

Quando falamos sobre setorização, também é importante pensar na orientação solar do terreno, pois isso influencia no conforto térmico dos ambientes.

Como fazer setorização: orientação solar (foto: blog A&C arquitetura)

Gostou de aprender mais sobre setorização? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!