A sanca com LED cria uma iluminação agradável, é de fácil instalação e valoriza o ambiente. Ela é usada em espaços com estilo contemporâneo e pode ter diversas cores e tamanhos.
Para instalar a sanca com LED com segurança e evitar erros, é necessário estar atento(a) a alguns pontos. Quer descobrir quais são? No post de hoje, vamos explicar com mais detalhes o que é sanca com LED, como instalar fita de LED na sanca e mostrar 11 exemplos perfeitos. Confira!
O que é Sanca?
Sanca é um elemento decorativo que fica entre a parede e o teto do ambiente. Feita de gesso ou drywall, trata-se de um método de modelagem que permite criar uma iluminação diferenciada no ambiente.
Quando falamos de sanca com LED, há um leque de possibilidades na decoração.
Nesses casos, a sanca aberta com LED é a indicada, pois ela permite encaixar a fita de LED perfeitamente. A sanca pode ter moldura ou não, tudo vai depender do gosto do cliente e espaço disponível no forro.
Uma sanca com fita de LED também pode ser dos seguintes tipos:
- Sanca dupla aberta
- Sanca dupla fechada
- Sanca invertida aberta
- Sanca rasgo de luz
Além de trazer uma iluminação mais aconchegante para o ambiente, a sanca com LED ajuda a esconder fiações e tubulações que, à princípio, ficariam expostas.
Agora que você já sabe o que é uma sanca com LED, veja quando usá-la em projetos.
Veja também: Entenda a diferença entre luz quente e luz fria e crie a iluminação perfeita!
Quando usar sanca aberta com LED em um projeto?
A sanca com LED é ideal para clientes que buscam uma iluminação que valoriza o ambiente e deixa o espaço acolhedor. Ela pode ser usada na sala de estar, sala de jantar, quarto, cozinha e até mesmo no banheiro.
No projeto abaixo, a sanca com LED valorizou o ambiente clean deixando o espaço ainda mais sofisticado.
Trata-se de uma solução que deixa o ambiente iluminado na medida e harmoniza com vários estilos de decoração. Para quem busca uma estética moderna e não abre mão da praticidade, sem dúvida, a sanca com LED é uma opção incrível.
Neste outro projeto, a sanca com LED aberta compôs a iluminação do ambiente com o lustre de cristal.
Vale destacar que a sanca com LED pode ficar ainda mais interessante quando usada com um dimmer. Esse dispositivo é utilizado para controlar a variação de luz em um ambiente. E como ele funciona na prática?
Se o cliente quer receber vários amigos na sala de estar, por exemplo, ele pode intensificar a iluminação. Já se o encontro é mais intimista, as luzes podem ficar mais suaves.
Outra vantagem da sanca com LED é que é possível escolher várias cores ou até mesmo variar os tipos de luz mais comuns (branca, média ou amarela).
Veja também: O Que é Design de Interiores? Seja um Expert no Assunto!
Confira em nosso canal no YouTube mais dicas de Sanca com LED
Sanca com LED: quais cuidados devo tomar no projeto?
Se o seu imóvel tem um teto com 2,30 metros de altura – muito comum nos apartamentos mais modernos – não abuse de sancas com LED muito predominantes.
Lembre-se: quanto maior a área da sanca, mais achatado se tornará o visual do ambiente. Nesse caso, há o risco de criar uma sensação de sufocamento.
Outro ponto de atenção no uso de sanca com LED é em relação às molduras. É preciso tomar cuidado com o estilo dos elementos para que a combinação não fique poluída demais.
Também vale destacar que, como a sanca de LED oferece uma iluminação mais suave, o recomendado é usar outras fontes de luz no ambiente, como plafons.
Agora que você já sabe quais são os cuidados necessários, veja como instalar fita de LED na sanca.
Veja também: Sanca Fechada – Veja Quando é Indicada + Exemplos Modernos
Como instalar fita de LED na sanca?
Antes de falarmos sobre como instalar fita de LED na sanca, é importante destacar que existem dois tipos de fita de LED: uma que é só a fita e pode ser instalada sem a necessidade de uma ligação elétrica e outra que necessita de uma fonte.
Essa espécie de caixinha é a responsável por fazer a interligação da energia elétrica com a fita de LED. Nesse caso, é necessário pensar onde será colocada a fonte.
Diante desse contexto, é recomendado o uso da fita de LED que não exige uma instalação elétrica, pois sua execução é mais fácil e não há a necessidade de esconder a fonte no gesso. Mas de acordo com o tamanho da sanca e o efeito desejado para o projeto, a fita de LED com fonte é a melhor opção.
Se não for possível colar a fita de LED diretamente no gesso, é possível fixá-la em um perfil de LED. Trata-se de um material feito com alumínio e acabamento acrílico que deixa a iluminação mais difusa e protege a fita de LED da sujeira.
Veja também: 7 Ideias Criativas Para Projetar e Decorar Quarto com LED
Veja também: O Que é Pé Direito? Inspire-se com 31 Ambientes Sensacionais
Veja +5 projetos com sanca de LED inspiradores
Gostou de aprender mais sobre sanca com LED? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!