Responsável por grandes contribuições para a arquitetura moderna internacional, Richard Neutra é, sem dúvidas, um dos maiores nomes do estilo.
Ele ajudou a retirar o “rótulo artístico” da profissão voltando-a para o seu embrião, que sempre foi projetar espaços para serem habitados.
Conheça um pouco de sua história e entenda como o design austríaco foi parar nos Estados Unidos.
- Aproveite e confira tudo sobre a Arquitetura Moderna, o estilo que mais influencia arquitetos no mundo.
- Descubra quem são os 8 maiores nomes da arquitetura mundial.
- Saiba tudo sobre a Arquitetura Brutalista do Pós-guerra
Richard Neutra: história
Nascido no distrito de Leopoldstadt , na Viena de 8 de abril de 1892, Richard Joseph Neutra era o mais novo entre quatro irmãos.
Filho do proprietário de uma fundição de bronze e de uma integrante da comunidade Israelita, decidiu seguir novos rumos.
Em 1910 ingressou na Universidade Técnica de Viena, onde teve aulas com Max Fabiani e Karl Mayreder.
Também estudou na escola de construção de Adolf Loos, grande ídolo e igualmente fã das obras de Frank Lloyd Wright.
Dessa parceria se intensificou o gosto pela arquitetura moderna dos Estados Unidos e tudo o que ela vinha a representar.
A Primeira Guerra Mundial chegou e Neutra teve que dar um tempo nos estudos.
Convocado como tenente de reserva na artilharia, foi ali que desenvolveu seu primeiro projeto. Era uma casa de reuniões e descanso para altos oficiais do exército austríaco, que já antecipava alguns elementos de sua arquitetura de pavilhão: as vigas e pilares delgados.
Foi nessa época que também contraiu malária e tuberculose.
A Guerra acabou e no verão de 1918 Richard Neutra recebeu seu diploma de arquiteto.
Ainda fragilizado pela doença, tratou-se na Suíça em 1919, mesma época em que conheceu sua esposa, Dione Niedermann.
Ainda em território estrangeiro, trabalhou com o arquiteto paisagista e jardineiro Gustav Ammann. Seria esse o começo da valorização da área verde em seus projetos?
Tempos depois, Richard Neutra muda-se para Berlim e inicia seu trabalho com o arquiteto alemão Erich Mendelsohn. Juntos, ganharam um prêmio em 1923 em um concurso de projeto urbanístico para a Haifa, Palestina. O projeto nunca foi executado.
A estadia em Berlim foi breve, e no mesmo ano da premiação mudou-se para os Estados Unidos. Passou por Chicago e logo ingressou no escritório de seu ídolo, Frank Lloyd Wright, onde trabalhou por alguns meses.
Richard Neutra: projetos
Hollyhock House, Los Angeles
Finalizada em 1921, a Hollyhock foi um dos poucos projetos de Neutra com Wright e Rudolph Schindler. Inspirada nos maias, ela possui dois pontos altos projetados exclusivamente pelo nosso protagonista: um pergolado e a piscina.
Curiosidade: a admiração por Frank Lloyd era tão grande, que Neutra batizou seu primogênito nascido em 1924 como Frank Neutra.
Mas a empolgação não durou muito e logo Frank e sua família se mudaram para a Califórnia.
Em 1926 nasce o segundo filho de Neutra, Dion, e o arquiteto decide abrir seu próprio escritório. É aí que começa a grande linhagem de Richard Neutra: projetos icônicos que marcaram uma época.
Jardinette Apartments
Finalizado em 1927, o Jardinette Apartments foi a primeira grande encomenda na América. O pequeno prédio em Hollywood possui os critérios do inovador Estilo Internacional e é considerado um dos primeiros edifícios modernistas da América.
Pra completar, ele também foi chamado de “primeiro prédio multi-familiar” e foi designado como marco histórico-cultural para a cidade de Los Angeles.
Lovell House, Los Angeles
Finalizada em 1929, a Lovell House é um dos projetos mais icônicos de Richard Neutra. Com extensões de vidro e varandas suspensas por cabos, a construção levou ao solo norte-americano uma estética similar à que Le Corbusier e Mies Van der Rohe já difundiam na Europa.
Nela, Neutra também pôde aplicar técnicas de construção de arranha-céus vistas em Chicago e planejar um processo construtivo artesanal.
Ah! A Lovell House foi a primeira casa de estrutura metálica construída nos Estados Unidos.
Além disso, a Lovell House também traz verdadeiros marcos das obras de Richard Neutra: painéis de vidro, balcões suspensos e a pureza na forma. O teto-jardim, as teorias da Gestalt e as ideias da Bauhaus como a percepção de claro e escuro também estão muito presentes.
Não é à toa que a Lovell House é um dos grandes exemplares do Estilo Internacional de Arquitetura Moderna!
Beard House, Los Angeles
A premiada Beard House idealizada para um amigo californiano foi feita em 1929, logo após a Depressão Americana.
E o seu grande segredo está no uso de sistemas modernos montados artesanalmente: tudo foi feito especialmente para a casa.
Kaufmann Desert House e Casa Tremaine, Califórnia
A Kaufmann Desert House e a Casa Tremaine vieram logo depois da Segunda Guerra Mundial. Elegantes e repletas de funcionalidade, foram construídas entre 1946 e 1948 e também seguem o Estilo Internacional de Arquitetura Moderna.
Arquitetura social em países de clima quente
Muito se engana quem pensa que Richard Neutra não possui relações com o Brasil.
Em 1945 o arquiteto esteve aqui e estudou as características de países de clima quente em processo de desenvolvimento econômico.
Foi aí que nasceu o livro bilíngue Arquitetura social em países de clima quente. Nele, Neutra fez um estudo sobre a busca por uma arquitetura funcional que realmente atendesse as necessidades da população. Vale a leitura!
Mais maduro, Richard Neutra passou os anos 50 e projetando os mais diversos tipos de construção. Há edifícios de escritórios, prédios para universidades, projetos habitacionais e centros culturais.
Em 1966 iniciou uma parceria com o seu segundo filho, Dion, e fundou a empresa Richard Neutra e Dion Arquitetos e Associados. O escritório só marcou a união que já existia há anos. Um bom exemplo dela foi o projeto da casa da família, a VDL Research House, finalizada em 1964.
O arquiteto faleceu em 1970 e deixou outros três livros: Sobreviver através do Design (1954), Vida e Habitat Humano (1956) e “Vida e forma” (1962).
A estética de Richard Neutra
Richard Neutra é um arquiteto famoso por pensar na relação de impacto que as pessoas terão com os seus projetos. É por isso que ele fazia questão de inserir harmoniosamente suas casas em sintonia com a paisagem. Um bom exemplo disso é a escola de Corona, construída em 1935, em Bell, na Califórnia.
Para ele, o intuito não era apenas levar a sala de aula para o exterior, mas sim promover uma nova abordagem ao sistema educacional.
Não é à toa que sempre que possível suas construções possuem pátios ou varandas que fazem do ar livre, parte integrante da casa!
Essa é a chamada “dança exultante das interconexões”.
Confira outros outros projetos de Richard Neutra:
- Kronish House, 1955
- Singleton House, 1959
Richard Neutra surpreendeu a todos com suas obras, não é mesmo? Você também pode encantar seu cliente com um projeto incrível! Receba nosso material e confira dicas que vão dar um UP na sua carreira:
*Texto por Maria Luisa Issa Koester