Revestimento PVD: Conheça a Técnica Que Garante Mais Durabilidade Para Misturadores e Cubas Tramontina

Metais coloridos e tons acobreados são tendência na decoração. Antes usados em lavabos e banheiros, agora também aparecem em cozinhas e espaços gourmet, trazendo modernidade e estilo a esses ambientes.

Incorporar cores ao ambiente da cozinha, tem inspirado fabricantes a desenvolver novos produtos e soluções para dar diferentes formas, cores e brilho ao aço inoxidável, como o revestimento PVD. Neste post, explicamos mais sobre essa técnica que se consolidou ao longo dos anos como uma tecnologia especial para colorir o aço. Descubra a seguir!

Afinal, o que é revestimento PVD? 

Cuba Tramontina Design Collection Quadrum em Aço Inox com Revestimento PVD Black 70×40 cm – Foto: Tramontina

Revestimento PVD (Physical Vapor Deposition) é um processo aplicado em peças como cubas e misturadores por meio de um vapor metálico depositado sobre o produto, como se fosse uma fina camada colorida em diversos tipos de substratos.

O processo é realizado sob vácuo, onde os metais a serem depositados (tais como zircônio, titânio, cromo) são evaporados. Graças a energia cinética e ao diferencial de potencial aplicado sobre a peça a ser recoberta, os íons metálicos são atraídos para a superfície do objeto a ser recoberto, onde se condensam, juntamente com um gás de processo, formando o revestimento desejado.

O revestimento PVD, aplicado em temperaturas que variam entre 150° e 500 °C, tem normalmente uma espessura que varia entre 0,2 µ* até 2 µ e apresenta ótimas características, tanto do ponto de vista estético (elegância e modernidade) quanto pela durabilidade. 

Como a Tramontina pode validar a qualidade do revestimento PVD?

Cuba Tramontina Design Collection Quadrum em Aço Inox com Revestimento PVD Gold 70×40 cm – Foto: Tramontina

A Tramontina incorporou à sua linha de produtos de cubas Quadrum, misturadores monocomandos Angolare e acessórios, as variações com o revestimento PVD nas cores Gold, Rose Gold e Black

Por isso, a marca sujeita amostras revestidas em PVD a rigorosos testes de qualidade para garantir que o revestimento atenda às especificações, incluindo aderência, resistência à corrosão e outras propriedades relevantes.


A Tramontina apresenta os resultados dos ensaios de resistência a corrosão e de aderência, seguindo as orientações da norma internacional ASTM G48, realizados com amostras com acabamento PVD para validar a qualidade do revestimento. No teste de resistência, a amostra foi exposta a uma solução muito agressiva. Após 4 horas, houve corrosão na superfície, mas a peça teve poucos danos no revestimento PVD. Isso significa que a estrutura não foi comprometida. Nas imagens abaixo, são apresentados o comparativo de uma amostra original versus uma sujeita ao ensaio de resistência à corrosão.

As imagens acima comparam uma amostra original com outra que passou pelo teste de resistência à corrosão do revestimento PVD – Foto: Tramontina

No ensaio de aderência, a amostra foi submetida a 250 ciclos com 1,5kg de pressão. Nas imagens abaixo, notamos que a peça está intacta, sem riscos no revestimento PVD.

No ensaio da aderência, o revestimento PVD não apresentou riscos – Foto: Tramontina

Em suma, as amostras com revestimento em PVD sujeitas aos ensaios apresentaram alta resistência ao desgaste, arranhões, ataque químico e corrosão. Ou seja, a técnica prolonga a vida útil da peça, mantendo a sua aparência e funcionalidade ao longo do tempo.

Inconfundivelmente bonitas, as peças com revestimento em PVD Gold, Rose Gold e Black da Tramontina proporcionam uma combinação perfeita a cozinha, área gourmet ou copa integrada ao ambiente corporativo. 

E elas estão disponíveis na Viva Decora Shop, o melhor marketplace para criar projetos modernos e cheios de estilo. Confira agora mesmo as cubas e os misturadores em revestimento PVD da Tramontina!

* Micro é um Prefixo do Sistema Internacional de Unidades denotando um fator de 10−6 (um milionésimo). O símbolo para este é o (µ);

**Corrosão por pite é um tipo de corrosão localizada que ocorre em aços inoxidáveis.