Veja dicas de especialistas sobre como montar o quartinho dos sonhos de maneira atemporal, e que, de quebra, gere mais economia e menos trabalho com mudanças
Um dos desafios para quem tem filhos é adequar a casa e a decoração para cada fase de vida dos herdeiros. Além de trabalhoso, mudar sempre a decoração pode ser oneroso. Em especial, quando se trata do quarto das meninas, em quem geralmente, a família e as próprias usuárias gostam de investir mais em personalização. Contudo, segundo especialistas, é possível investir em conceitos e peças atemporais que garantam conforto, aconchego e beleza aos ambientes íntimos e que podem ser aproveitados por mais tempo. Ou seja, com algumas adequações, é possível ter um quarto durável e que se adeque às expectativas das meninas ao longo de um período maior, envolvendo desde a infância até a adolescência.
Neste mês em que se celebra o Dia Internacional das Meninas, comemorado em 11 de outubro, fizemos uma seleção de quartos decorados por arquitetos renomados para servir de inspiração e ainda selecionamos dicas para que você possa montar um quarto belo e durável.
A arquiteta Luísa Azevedo é uma das arquitetas adeptas do estilo atemporal. Segundo ela, para começar, é importante ter em mente a importância de investir em móveis de qualidade e peças resistentes e de fácil limpeza e manutenção. Além disso, investir em cores mais neutras e que gerem harmonia no espaço, fazem a diferença. “Se usarmos a mesma base do restante do apartamento, que é a base neutra, mais aconchegante, mais clean, conseguimos trabalhar com elementos decorativos que podem acompanhar uma infância para uma adolescência, mudando apenas alguns pontos como, por exemplo, o papel de parede. Ou podemos mudar as almofadas, o jogo de cama, os enfeites, um mural de quadros, coisas pontuais que a gente consegue tirar e repor facilmente, adaptando ao gosto da menina”, destaca ela.
Luísa Azevedo orienta que, para conseguir utilizar esse espaço durante muito tempo, ele realmente tem que ser um quarto muito bem pensado, com os móveis instalados já de uma forma que possam ser adaptados para todas as etapas. Então, “uma mesa ou uma cama, por exemplo, podemos prever várias alturas, começando a usar com um tamanho mais baixo e ir aumentando com o tempo”, sugere ela.
Veja inspirações:
Alt 65 Home – Lúdico, singelo e harmonioso
A arquiteta Adriana Mundim, do escritório MundimGalvão, assina o apartamento decorado do Alt 65 Home, um residencial que está sendo construído pela Toctao Soluções em Engenharia, em Goiânia. A arquiteta lança mão de técnicas para quem deseja ampliar visualmente os espaços, gerando equilíbrio e fluidez ao local, deixando o apartamento “bem resolvido”. Esses elementos são usados no quarto da menina para valorizar o espaço tornando-o harmonioso. Ela adota cores claras tanto no piso quanto nas paredes. Um detalhe que chama a atenção é o revestimento aplicado na parede lateral da cama que cria um cenário de céu, levemente colorido, que se funde ao teto e pode ser visto com mais destaque com a iluminação noturna.
Na marcenaria, tons de madeira clara, harmonizam com o off da bancada de estudos e com o tom rosado da base da cama e da mesa de cabeceira. A fluidez dos elementos aparece nas formas curvas do espelho do quarto, que forma um arco sobre a bancada; no espelho do banheiro, que tem um formato de nuvem; e na própria mesa de cabeceira, que tem a base arredondada. Toda a composição apresenta o lúdico de maneira singela e as linhas curvas trazem a personalização e aconchego para o ambiente que pode abrigar meninas maiores e adolescentes.
Parque Noronha – Detalhes que fazem a diferença
O arquiteto William Hanna, assina o projeto do apartamento decorado do Parque Noronha, em Goiânia, um empreendimento da Euro Incorporações, integrante do complexo Europark. O arquiteto desenvolveu um modelo de quarto de menina para o apartamento de 121 m², destacando a leveza e o lúdico de forma simples. Ele adotou cama box em madeira de tom natural, contrastando com os armários e mesa de estudo em tom branco, que predomina nas paredes e outros elementos como a cortina. Os destaques com ponto de cor ficaram por conta de almofadas, bolas de tecido trançadas e animais feitos em tecido de veludo. Além de trazer cor ao ambiente, eles tornam o quarto mais divertido e aconchegante. Para aqueles que querem adaptar o quarto à medida em que a filha crescer, os móveis podem ser mantidos e uma troca dos elementos de destaque, almofadas, bolas de tecido trançadas e animais de pelúcia, já traria um novo ar ao local.
El Retiro – Doçura e suavidade
A arquiteta Luísa Azevedo é responsável pelo quarto da menina no apartamento decorado do mais recente lançamento da Euro Incorporações, o Parque El Retiro. “Um quarto doce, meigo, suave e atemporal”, descreve ela. No local, ela pensou em uma menina já adolescente, que poderá usar o quarto ainda na fase adulta e já inseriu uma cama de casal.
No ambiente, a madeira em tom natural contrasta com a parede em tom de rosa seco e com uma iluminação indireta que realça os elementos decorativos, como o espelho sobre a bancada e o ripado instalado na parede lateral. Um dos destaques do quarto é o armário com nichos em que podem ser colocadas peças que harmonizem com os gostos e personalidade da usuária. Neste modelo, a arquiteta inseriu, por exemplo, vasos de cerâmica diversos, alguns com flores, escultura em madeira e a representação de uma moça se divertindo, feita em cerâmica. “A ideia do armário com nichos é justamente de que a moça possa trocar os elementos à medida em que os gostos dela mudam e novas experiências forem acontecendo, como viagens, por exemplo. Itens que lembram esses momentos podem ser inseridos e trocados com o passar do tempo”, enfatiza ela.
Se inspire em projetos de profissionais cadastrados no Viva Decora Pro.
Confira também nosso marketplace Viva Decora Shop.
Não há comentários em "Quarto de menina: como criar um espaço que acompanhe o crescimento, da infância à adolescência"