Um projeto residencial tem como objetivo construir ou reformar imóveis de uso residencial. Ele deve ser pensado para garantir conforto, segurança e funcionalidade para os moradores.
Para otimizar seu trabalho, no post de hoje vamos mostrar quais são as 6 etapas essenciais em projetos de arquitetura residencial e 10 exemplos inspiradores. Boa leitura!
O que é um projeto de arquitetura?
Antes de mostrarmos como elaborar um projeto residencial, é importante explicarmos o que é um projeto de arquitetura. Trata-se de um conjunto de desenhos técnicos, representações gráficas e documentos elaborados com o objetivo de construir ou reformar uma obra.
Existem vários tipos de projeto de arquitetura. Eles são divididos em grupos:
Residenciais: casas e apartamentos.
Comerciais: restaurantes, clínicas, lojas, etc.
Empresariais ou corporativos: escritórios e empresas.
Institucionais: escolas, museus, hospitais, fóruns e obras governamentais no geral.
Vale destacar também que cada tipo de projeto precisa seguir normas de acordo com a sua finalidade. Quando falamos de um projeto hospitalar, por exemplo, ele deve respeitar as recomendações do Ministério da Saúde presentes na Resolução RDC Nº 50.
De modo geral, um projeto de arquitetura precisa seguir a NBR 16636 (Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos). Ela é dividida em duas partes:
Agora que você já sabe o que é um projeto de arquitetura, vamos mostrar com mais detalhes as etapas de um projeto residencial.
O que é um projeto arquitetônico residencial?
Um projeto residencial tem como objetivo construir ou reformar imóveis de uso residencial. Ele deve ser pensado para garantir conforto, segurança e funcionalidade para os moradores.
Além disso, um projeto de arquitetura residencial tem uma missão muito importante: realizar o sonho dos clientes.
Para isso, o arquiteto responsável deve seguir algumas etapas que vão garantir que as condições do local, os desejos do cliente e o orçamento disponível se alinhem para garantir o melhor resultado.
O projeto de interiores também faz parte de um projeto residencial. Ele diz respeito a todos os elementos que compõem um espaço interno como paredes, piso, forro, instalações elétricas e hidráulicas, mobiliário e decoração.
Agora que você já sabe o que é um projeto residencial, vamos mostrar com detalhes as suas etapas.
Como elaborar projetos de arquitetura residencial?
Um projeto de arquitetura residencial pode ter mais ou menos etapas de acordo com as necessidades do cliente. De modo geral, ele é composto de 6 passos, confira quais são:
1. Programa de necessidades
O programa de necessidades (ou briefing) é criado nas primeiras conversas com o cliente. Nessa etapa do projeto residencial, o arquiteto precisa reunir o maior número de informações possível sobre os objetivos do contratante.
Por exemplo: é necessário saber o número de cômodos, o tamanho aproximado de cada ambiente, a quantidade de moradores, quais são os planos futuros do cliente em relação ao imóvel, entre outras informações.
2. Levantamento de dados
No caso da construção de um imóvel ou edificação, o profissional deve fazer um levantamento de dados para identificar se o terreno está preparado para receber a obra.
E quais são as informações que devem ser levantadas? A metragem, os níveis, a topografia e as condições ambientais são alguns exemplos.
Durante as primeiras visitas, o profissional também pode começar a analisar a orientação solar do local para garantir o conforto térmico da obra. Em alguns casos, o arquiteto precisa solicitar um Levantamento Topográfico Planialtimétrico.
3. Estudo preliminar
É nessa etapa do projeto residencial que o arquiteto começa a trabalhar o conceito de acordo com as necessidades do cliente. São criadas as primeiras plantas baixas, maquetes 3D e outras representações gráficas do projeto.
Para isso, são utilizados alguns programas de arquitetura, como o SketchUP e o Archicad.
4. Anteprojeto
O anteprojeto é uma etapa de aprofundamento do estudo do projeto residencial. É nesse momento que o arquiteto define aspectos mais técnicos da obra para garantir um bom projeto executivo.
5. Projeto legal
Trata-se do projeto de aprovação enviado à Prefeitura do município para que a construção seja autorizada.
Cada cidade tem suas exigências e normas específicas, mas, de modo geral, o arquiteto precisa entregar todos os documentos que explicam o projeto, ou seja: o programa de necessidades, os levantamentos feitos no local da obra, o estudo preliminar e o anteprojeto.
Com esse material, o arquiteto da Prefeitura responsável pela avaliação poderá checar se tudo está de acordo com as normas do município.
6. Projeto executivo
Trata-se de um conjunto de especificações e documentos necessários para que a obra do projeto residencial possa ser iniciada. Explicando de forma mais simples, o projeto executivo são as plantas que vão para a obra.
É nele que o arquiteto específica os materiais que serão utilizados (revestimentos, torneiras, cubas, móveis), as dimensões dos elementos construtivos, tipologias, instalação hidráulica e de iluminação, entre outros tipos de detalhamento.
Veja 10 exemplos de projetos residenciais incríveis
Quais desses projetos de arquitetura residencial chamou mais a sua atenção? Compartilhe com a gente 🙂
Não há comentários em "Projeto Residencial: Como Elaborar, Etapas + 10 Exemplos"